A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), coordenada pela servidora Wânia Araújo, realizou na última semana um encontro com os servidores da secretaria para abordar a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio, dentro da campanha Setembro Amarelo.
A campanha é uma iniciativa nacional voltada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, com destaque para o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A palestra foi ministrada pela psicóloga Ludney Mendes, da empresa Total Life – Assistência à Vida Ltda.
Como parte do evento, houve apresentação do Grupo de Dança IncluDança, da Escola Tancredo Neves, na zona Sul de Porto Velho. O grupo é formado por crianças com deficiência, incluindo síndrome de Down, autismo, TDAH e baixa visão, e apresentou coreografias treinadas pelo professor de dança Luper Dias. A coordenadora do grupo, professora Leidiane Silva, destacou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, com foco na inclusão, valorização e direitos das pessoas com deficiência.
A Cipa tem como objetivo prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente corporativo mais seguro e saudável. “A Cipa representa um diferencial para a manutenção de um ambiente mais produtivo e harmônico. Por meio de suas ações, a gestão promove melhorias contínuas nas condições profissionais e reduz o número de acidentes, adotando regulamentos de segurança e saúde dos servidores”, destacou Wânia Araújo.