A advogada Siça Andrade, que preside a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) e é membro ativo do Conselho Municipal de Cultura e da OAB Rondônia, participou de um projeto cultural na escola Classe A, em Porto Velho. Ela fez uma apresentação detalhada aos alunos do 7º ano sobre os 45 anos de história da Banda.
Siça destacou a importância da BVQQ para a região, chamando-a de “o maior bloco de Carnaval de rua da Amazônia”. Ela lembrou que a banda foi criada por seu pai, Manelão, junto com um grupo de amigos, e que leva alegria a cerca de 250 mil foliões anualmente, no sábado de Carnaval, pelas ruas do centro da capital rondoniense.
A participação de Siça Andrade integrou o Projeto “Narrativas, Saberes e Sabores da Amazônia“, que visa proporcionar uma imersão cultural aos estudantes.
Conexão com a Cultura e Gastronomia Regional
Ao final da apresentação, os alunos receberam a missão de pesquisar e apresentar um prato regional que represente a cultura e tradição da BVQQ. Siça Andrade, em tom de sugestão, indicou uma iguaria local. “Acredito que pode ser um prato à base do pirarucu, como o ‘pirarucu à casaca’, sugeriu.
A iniciativa dos alunos do 7º ano, orientados pelas professoras Rafaela Machado e Valéria, prepara-os para uma exposição futura sobre a obra da autora Nair Gurgel.
A programação do projeto cultural tem sido enriquecedora, contando com a presença da escritora Nair Gurgel, uma palestra com o professor Sávio (docente de História) e, em seguida, a apresentação de Siça Andrade, reconhecida especialista em cultura local.
O projeto tem a supervisão da direção da escola – Lúcia Holanda, Vinícius Holanda e Rodolfo Holanda – e a coordenação das professoras Rafaela Machado e Viviani Cunha.