O governo de Rondônia realizou, em Vilhena, a entrega de kits profissionais a 51 concluintes de três cursos do programa Vencer e equipamentos de proteção individual (EPIs) a catadores de materiais recicláveis. A ação ocorreu por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
Os participantes do Vencer receberam kits referentes aos cursos de manicure e pedicure, cabeleireiro e montador de móveis, com investimento estadual de R$ 60.297,68 apenas na aquisição dos equipamentos. Além do kit, os alunos recebem material didático e auxílio financeiro mensal de R$ 200 durante um ano. Para se inscrever, é necessário estar no Cadastro Único (CadÚnico), ter mais de 16 anos e residir em Rondônia.
O governador Marcos Rocha destacou que o programa capacita profissionais gratuitamente em regiões com maior demanda do mercado de trabalho. “Os participantes do programa saem prontos para atuar como empregados ou empreendedores, pois recebem o conhecimento teórico e as ferramentas necessárias para iniciar suas atividades”, afirmou.
Na primeira etapa do programa, iniciada no ano passado, 6.910 pessoas se inscreveram, 2.906 tiveram matrícula confirmada e 1.903 concluíram o curso. Destes, 1.609 já receberam o kit para atuar profissionalmente. Para 2025, foram abertas 3 mil vagas em 32 cursos nas áreas de energia, alimentos e bebidas, vestuário, tecnologia da informação, automotiva, refrigeração e climatização, gestão, comércio, turismo, gastronomia, moda e beleza.
Equipamentos de proteção
Na mesma data, a secretária da Seas, Luana Rocha, participou da entrega de kits de EPIs a 23 catadores de Vilhena, ação que integra o projeto Rondônia Recicla. O objetivo é promover inclusão social, aumentar a produtividade e garantir a segurança desses trabalhadores, muitos dos quais atuavam anteriormente sem proteção adequada.
Em Cerejeiras, outros 22 catadores receberam kits de proteção, totalizando 157 beneficiados em todo o estado. A Seas prevê atender 2 mil trabalhadores com os EPIs, que incluem:
-
6 máscaras respiratórias
-
1 avental de PVC forrado
-
1 abafador de ruído
-
1 protetor auricular tipo concha
-
2 óculos de segurança
-
2 calças brim leve com faixa refletiva
-
1 colete sinalizador fluorescente
-
1 camiseta manga longa
-
1 botina de segurança
-
2 luvas anticorte
-
1 chapéu árabe com protetor de pescoço
Os interessados em receber os EPIs devem realizar cadastro até 30 de setembro, pelo Portal do Governo de Rondônia.