O governo brasileiro firmou um acordo com o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, para o desenvolvimento de ações climáticas. O memorando de entendimento foi assinado em Nova York, pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e pelo governador californiano, Gavin Newson.
A parceria, firmada em meio a um cenário de oposição às políticas climáticas do governo federal dos EUA, busca impulsionar a transição energética e a adaptação das cidades. A ministra Marina Silva destacou que o acordo ajudará ambos a alcançarem as metas de neutralidade climática até 2050 e 2045, respectivamente.
Diálogos e Inovação
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o acordo deve se concretizar em forma de diálogos, intercâmbios técnicos e oficinas. O governador Gavin Newson comemorou a colaboração, afirmando que “desafios globais exigem cooperação global”.
A iniciativa prevê incentivos econômicos, investimentos em inovações e ampliação de tecnologias limpas. Os governos se comprometeram a trabalhar em um plano de ação conjunto para estruturar as ações climáticas pelos próximos cinco anos.