O estado de Rondônia deve se preparar para chuvas de diferentes intensidades nas próximas 24 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de nível 2 para as regiões Noroeste e Sudoeste, onde são esperadas tempestades severas e organizadas, acompanhadas de trovões e raios. Recomenda-se que os moradores dessas áreas acompanhem as atualizações e tomem as precauções necessárias. Evite aproximar-se de lagos e pontes com risco de serem atingidos por trombas d’água.
Alerta-se para a previsão de tempestades severas, de caráter isolado e/ou pouco organizado, no norte de Porto Velho e no oeste, com persistência até parte da região Sudeste. Dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indica a ocorrência destas chuvas ainda hoje, e não descarta a possibilidade de persistirem até quinta-feira (25).
Imagens em tempo real dos satélites GOES 16 e 19 revelam a concentração de nuvens nas áreas sob alerta. Espera-se que estas nuvens se desenvolvam e ganhem força ao longo do dia, resultando em pancadas de chuva fortes a partir do início da tarde, que se estenderão até o final do dia. O Inmet alerta para a possibilidade de: chuva intensa, variando entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo.
Estes fenômenos climáticos aumentam o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O Inmet expandiu o alcance do alerta de perigo potencial de nível 2 para chuvas, que agora cobre uma vasta área em Rondônia, englobando quase todo o estado ainda hoje. A chuva forte persistirá em todo o território entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26).