O Ministério do Turismo (MTur) alterou as regras de check-in e check-out de hotéis no Brasil. Uma nova portaria permite que cada estabelecimento defina seus próprios horários, desde que o hóspede seja informado de forma clara e antecipada, seja pelo hotel, agência de turismo ou plataforma de reserva.
Os hotéis também podem cobrar taxas extras por check-in antecipado ou check-out tardio, desde que o hóspede seja avisado. A norma, que entrará em vigor em 15 de dezembro, fixa em três horas o tempo máximo para limpeza dos quartos entre uma hospedagem e outra.
Digitalização do registro
A portaria cria a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital. A ficha online deve ser preenchida por todos os hóspedes com as mesmas informações do modelo em papel. A digitalização tem como objetivo economizar tempo, diminuir gastos e aumentar a segurança.
Com a nova plataforma, o pré-check-in poderá ser feito por QR Code ou link. As informações coletadas ajudarão a criar estatísticas em tempo real sobre o turismo no país, identificando o perfil do turista e monitorando a taxa de ocupação hoteleira por região.