O Sebrae está reforçando o apoio a empreendedores e líderes em Rondônia com dois de seus principais programas: o Empretec e o Lidere. As duas iniciativas, apesar de complementares, possuem focos distintos.
O Empretec é uma metodologia da ONU, oferecida de forma exclusiva pelo Sebrae no Brasil. O programa é um seminário intensivo de seis dias que foca no desenvolvimento de comportamentos empreendedores individuais, como a inovação, a proatividade e a autoconfiança. Ele ajuda o empreendedor a aprimorar sua visão de mercado e a criar redes de contato estratégicas.
Já o Lidere tem como objetivo capacitar líderes para conduzir suas equipes de forma mais eficiente. O programa atua na mobilização de pessoas para o desenvolvimento coletivo e a superação de desafios em comunidades e negócios, fortalecendo a articulação entre os setores público, privado e o terceiro setor.
Impacto direto em empreendedores e comunidades
A empresária de Jaru, Fabiane Palmira, descreve o Empretec como um “divisor de águas” em sua vida profissional. “A gente chega no Empretec e descobre que nós, como empreendedores, somos muito imaturos. É uma virada de chave”, disse ela. Reginaldo Martins, outro empresário de Jaru, relata que o programa o ajudou a organizar sua empresa e a engajar a equipe.
O programa Lidere também tem gerado resultados positivos. A empresária Ticiane Schneider, do setor de beleza, afirma que o programa foi um “divisor de águas” em sua trajetória, proporcionando uma rede de contatos e ampliando sua visão empreendedora.
No Vale do Jamari, um grupo de líderes capacitados pelo Sebrae fundou a Agência de Desenvolvimento Territorial, que hoje atua ativamente na proposição de políticas públicas e no fomento ao empreendedorismo, mostrando o potencial de transformação desses programas.







































