A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), está promovendo capacitação de servidores para utilização do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). Ao todo, serão três turmas de 25 servidores durante o mês de setembro.
O Sibec é uma plataforma desenvolvida pelo governo federal que facilita o acesso da população a benefícios sociais, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Pronatec. Por meio do sistema, é possível cadastrar e gerenciar informações, cruzando dados de diferentes bases para garantir maior eficiência na concessão e acompanhamento dos programas.
A capacitação conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e visa aprimorar a gestão, padronizar procedimentos e reduzir erros, garantindo mais agilidade e transparência no atendimento aos cidadãos.
Segundo Clóvis Henrique, gerente do Cadastro Único de Porto Velho, a formação inclui treinamento para a emissão da Carteira de Autista nos polos de cadastramento dos distritos de Nazaré, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã. “Hoje, um cidadão precisa percorrer até 330 km ou viajar de barco para obter o documento. Com a capacitação, os servidores dos distritos estarão aptos a emitir a Carteira do Autista localmente”, explicou.
O treinamento também reforça a integração entre as esferas municipal e estadual, garantindo eficiência no cadastramento, verificação de renda e elegibilidade, e fortalecendo a rede de atendimento aos beneficiários de programas sociais.