O programa estadual Mamãe Cheguei chegou a novas famílias da Região Central de Rondônia. No dia 9 de setembro, o governo do estado realizou, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ji-Paraná, a entrega de 33 kits para gestantes.
A ação foi organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), responsável por apoiar os primeiros instantes de vida dos bebês. Entre as contempladas, quatro mães indígenas, todas em sua primeira gestação, também receberam os kits.
O governador Marcos Rocha destacou que a iniciativa representa o compromisso do governo em apoiar as famílias desde a chegada dos filhos. “Esses kits são uma semente de cuidado e esperança para um futuro mais promissor a essas crianças”, afirmou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, ressaltou que o programa busca garantir dignidade às famílias. “O Mamãe Cheguei é um apoio para cada mãe e recém-nascido nessa fase inicial, oferecendo o básico para começar essa nova jornada com mais tranquilidade”, disse.
Requisitos para participar
O programa Mamãe Cheguei foi criado para atender gestantes em situação de vulnerabilidade econômica. Para receber o benefício, é necessário:
-
Estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico);
-
Realizar acompanhamento gestacional pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
-
Apresentar-se no CRAS mais próximo, com CPF e caderneta ou cartão da gestante.
Alcance do programa
A iniciativa faz parte do esforço do governo de Rondônia para ampliar o alcance do programa em todos os municípios. Durante a cerimônia em Ji-Paraná, a gerente regional da Seas, Juscelia Costa Dallapicola, destacou que “a chegada de um bebê traz muitos desafios, e o kit Mamãe Cheguei foi pensado para ser uma importante contribuição a cada mãe”.