A 12ª edição da Festa Às Nações terminou no domingo (14) com balanço positivo: quase 60 mil visitantes participaram do evento realizado no Parque da Cidade, em Porto Velho. O festival teve início na quinta-feira (11) e foi estendido em um dia devido à grande procura.
Celebração da diversidade
Com o objetivo de valorizar culturas, tradições e gastronomias de diferentes povos, a festa contou com apresentações culturais e praça de alimentação representando 12 países, além da culinária ribeirinha da Amazônia.
O pastor Fábio Ramos, líder da Igreja Às Nações e organizador do evento, destacou:
“A festa tem como finalidade valorizar a diversidade cultural e mostrar a riqueza das culturas do mundo, incentivando o respeito às diferenças e aproximando pessoas de diferentes origens.”
Gastronomia e solidariedade
As barracas ofereceram pratos típicos da França, Itália, Japão, México, Alemanha, Argentina, Arábia, Portugal, Suíça, Estados Unidos, África e também de Rondônia. Parte da arrecadação será destinada a causas sociais apoiadas pela comunidade.
O visitante Pedro Soares elogiou a experiência:
“Estou muito feliz em participar. O evento está organizado, com cardápio variado, e trouxe minha família para aproveitar. Parabéns à igreja e à Prefeitura.”
Apoio da Prefeitura
O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Emdur e da Semtel. O presidente da Emdur, Bruno Holanda, ressaltou:
“Essa foi a maior edição de todas, com público recorde e arrecadação histórica. Podemos dizer que este é o maior evento gastronômico de Rondônia.”
Já o secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, reforçou o impacto positivo:
“A expectativa foi superada, e pela primeira vez a Prefeitura participou diretamente com a estrutura do Parque da Cidade. Eventos como este fortalecem o turismo, a economia e o lazer da capital.”
Mobilização comunitária
A festa contou com a colaboração de mais de 500 voluntários, que garantiram a organização e o atendimento ao público durante os quatro dias de programação.