A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025, o terceiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sete aliados, réus por tentativa de golpe de Estado. O placar da votação está em 2 a 0 pela condenação, e o resultado final será definido após os votos dos três ministros restantes.
O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, foi o primeiro a votar e a se manifestar pela condenação de todos os réus. Em seguida, foi a vez de Flávio Dino.
Os votos pela condenação
O ministro Alexandre de Moraes apresentou 13 “atos executórios” para comprovar o envolvimento dos réus com a trama golpista. Ele afirmou que não há dúvidas de que houve uma tentativa de golpe de Estado, com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
O ministro Flávio Dino detalhou a participação de cada um dos acusados. Ele sinalizou que vai propor penas maiores para Bolsonaro e para o general Braga Netto, por entender que ambos tiveram um papel de liderança no processo. Por outro lado, Dino adiantou que votará por penas menores para Alexandre Ramagem e os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio.
A sessão foi suspensa e será retomada nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, com os votos dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. As penas podem chegar a 30 anos de prisão.