Os moradores de Porto Velho já podem consultar os créditos gerados pelas Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e) no Portal de Serviços da Secretaria Municipal de Economia (Semec). Os valores poderão ser indicados para imóveis e usados para reduzir até 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de outubro.
Como funcionam os créditos
Os créditos são vinculados ao CPF do consumidor informado no momento da emissão da NFS-e, considerando despesas com saúde, educação, lazer, oficinas mecânicas, salões de beleza e outros setores que recolhem ISS ao município.
Para utilizar os créditos, o contribuinte deve realizar o cadastro ou login no Portal de Serviços da Semec. Apenas os valores classificados como “créditos disponíveis” poderão ser usados na indicação para os imóveis.
Passo a passo para acessar os créditos
-
Acesse o site da Semfaz: www.portovelho.ro.gov.br/semfaz
-
Clique no banner sobre o benefício ou em “Serviços”
-
Selecione “Todos os Serviços”
-
Escolha a opção “Indicação de Créditos para o IPTU”
-
Clique em “Acesso ao Portal de Créditos”
-
Faça o login ou cadastro com seu CPF
Atenção: alguns navegadores, especialmente em dispositivos IOS, podem apresentar restrições de acesso. Caso isso ocorra, recomenda-se utilizar outro navegador ou realizar o procedimento em computador, notebook ou tablet.
Em outubro, o contribuinte deverá indicar o imóvel que receberá os créditos para abatimento no IPTU, garantindo o aproveitamento do benefício.