A Carteira de Identidade Nacional (CIN), implantada em dezembro de 2023 em Rondônia, já soma 281.074 documentos emitidos. No entanto, 31.578 identidades continuam aguardando retirada nos postos de atendimento distribuídos pelos 52 municípios do estado.
O governo alerta sobre a importância de buscar o documento, que substitui o antigo RG e reúne em um só registro informações como CPF, título de eleitor e carteira de trabalho.
O governador Marcos Rocha destacou que a retirada garante mais praticidade e segurança.
“O novo modelo de identidade representa um avanço importante para a cidadania e a modernização dos serviços públicos. A Carteira de Identidade Nacional traz mais segurança e praticidade ao reunir diversas informações em um único documento. É essencial que todos que já solicitaram a CIN façam a retirada nos postos de atendimento, para que possam ter acesso aos benefícios que ela proporciona”, afirmou.
Municípios com maior número de documentos pendentes
-
Porto Velho: 8.713 documentos
-
Ji-Paraná: 1.897
-
Ministro Andreazza: 1.421
-
Guajará-Mirim: 1.243
-
Primavera de Rondônia: 1.213
-
Ariquemes: 1.114
-
Vilhena: 995
-
São Miguel do Guaporé: 953
-
Rolim de Moura: 955
-
Cacoal: 797
-
Nova Mamoré: 638
-
Pimenta Bueno: 608
-
Mirante da Serra: 606
Até mesmo municípios menores registram documentos esquecidos, como Vale do Paraíso (16), Rio Crespo (19), Nova União (39) e Pimenteiras do Oeste (46).
Orientação à população
O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, reforçou que os documentos já estão prontos.
“O governo de Rondônia trabalhou para garantir agilidade na emissão da CIN e ampliar o acesso da população a esse documento. Agora, é fundamental que os cidadãos façam a retirada, pois a CIN tem validade nacional e facilita a utilização de diversos serviços públicos e privados, trazendo mais eficiência e segurança para todos”, ressaltou.