Para garantir a segurança do público no tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, equipes do Distrito Federal e do governo federal atuarão em conjunto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A ação envolve a Polícia Militar e a Polícia Civil do DF, além do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Ministério da Defesa, em um esforço para proteger a população e as autoridades.
O esquema especial de segurança foi reforçado devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus, que respondem por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). O desfile deste ano terá como tema “Brasil Soberano”, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades.
Acesso, interdições e regras para o público
O acesso do público será aberto a partir das 6h da manhã deste domingo, com pontos de revista na via S1, ao lado da Catedral, e nas escadarias dos ministérios. O transporte público será gratuito, e o metrô funcionará das 5h30 às 19h.
Para garantir a segurança, diversos itens estão proibidos no evento, como armas, objetos cortantes, sprays, substâncias inflamáveis e recipientes de vidro. Também não será permitida a entrada de mochilas grandes, mastros, barracas ou drones sem autorização. É permitido levar lanches, biscoitos, frutas e bebidas em recipientes que não sejam de vidro.
A Esplanada dos Ministérios já começou a ser interditada para o trânsito de veículos no sábado, com bloqueios em diversas vias. As arquibancadas terão capacidade controlada e espaço adaptado para pessoas com deficiência.
Celebração e temas do desfile
Além da segurança, o desfile contará com a programação tradicional das Forças Armadas. As apresentações incluirão desfiles motorizados, da cavalaria, a pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça. O tema “Brasil Soberano” será abordado em três eixos, incluindo o Brasil dos Brasileiros, o Brasil do Futuro e a relação do país com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a COP30.
Em comemoração à data, projeções especiais sobre o Dia da Independência estão sendo exibidas em prédios públicos de Brasília desde o início da semana.