O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou que 99.012 trabalhadores ainda não realizaram o saque do Abono Salarial de 2023, totalizando R$ 114,3 milhões disponíveis. Os valores podem ser retirados até 29 de dezembro de 2025.
Segundo o MTE, o processamento das informações enviadas por prefeituras dentro do prazo excepcional, encerrado em 20 de junho, permitirá que servidores públicos com pagamento em atraso recebam o benefício em 15 de outubro.
Consulta ao benefício
A partir de 5 de outubro, os trabalhadores poderão consultar o valor e a instituição bancária responsável pelo pagamento por meio da Carteira de Trabalho Digital (disponível na App Store e Google Play) ou pelo Portal GOV.BR.
Pagamentos já realizados
Neste ano, o MTE identificou 25,45 milhões de trabalhadores com direito ao Abono Salarial referentes ao ano-base 2023 e à revisão dos cinco anos anteriores. Até o momento, 24,7 milhões de beneficiários já receberam, somando R$ 29,1 bilhões pagos e alcançando uma cobertura de 97,09%.
Quem tem direito
O Abono Salarial é destinado a trabalhadores que:
-
estão cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
-
receberam, em média, até dois salários mínimos mensais no período trabalhado;
-
exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base;
-
tiveram os dados informados corretamente pelo empregador na RAIS ou no eSocial.
Como receber
-
Caixa Econômica Federal: pagamento preferencialmente em conta corrente, poupança ou Conta Digital. Quem não possui conta poderá sacar em agências, casas lotéricas, terminais de autoatendimento ou correspondentes Caixa Aqui.
-
Banco do Brasil: pagamento preferencialmente em conta bancária, com opção de TED ou PIX. Trabalhadores sem conta poderão sacar diretamente nas agências.
Onde buscar informações
Dúvidas podem ser esclarecidas nos canais de atendimento do MTE, nas Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo telefone 158. O calendário completo de pagamento está disponível no portal oficial do Ministério.