A brasileira Rosana Maciel Gomes, condenada pelos atos golpistas de 8 de janeiro, foi presa na noite de quarta-feira (27) no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Ela estava foragida nos Estados Unidos e foi detida pela Polícia Federal ao desembarcar de um voo fretado pelo governo norte-americano para deportados que tentaram entrar ilegalmente no país.
Rosana foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos e seis meses de prisão. Ela respondia ao processo em liberdade, mas fugiu do Brasil em janeiro de 2024, passando pelo Peru antes de ser detida ao tentar entrar nos Estados Unidos.
Após a prisão, a mulher foi encaminhada ao Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, onde ficará à disposição da Justiça. Uma audiência de custódia está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.