A iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) reúne equipes de saúde que atuam diretamente no atendimento de pessoas privadas de liberdade, profissionais da medicina, enfermagem, serviço social, farmácia, odontologia e psicologia, promovendo o debate de temas relevantes, o alinhamento de protocolos e o reconhecimento do trabalho desses servidores, que exercem uma função essencial dentro do sistema priosonal.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a iniciativa fortalece a saúde prisional, que é essencial para a construção de um sistema penitenciário mais eficiente, capaz de cumprir seu papel na ressocialização e, consequentemente, contribuir para a melhoria da segurança pública.
PROGRAMAÇÃO
O 1º Encontro dos Servidores da Saúde Prisional contará com uma programação marcada por palestras, oficinas e rodas de conversa voltadas à qualificação, humanização e fortalecimento do cuidado em saúde dentro das unidades penais. Além da participação dos profissionais que atuam diretamente no sistema, o evento contará com a colaboração de instituições parceiras, como a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), que trarão importantes contribuições sobre políticas públicas, vigilância em saúde e estratégias de prevenção.
Segundo o secretário de estado da justiça, Marcus Rito, o objetivo é valorizar os servidores que garantem o direito à saúde mesmo em contextos desafiadores. “A saúde prisional é parte fundamental da política de ressocialização”, ressaltou.
Entre os temas em destaque estão:
-
Evolução das políticas de saúde prisional;
-
Saúde do trabalhador do sistema penitenciário;
-
Classificação de risco e triagem nas unidades;
-
Cuidados em saúde mental para pessoas privadas de liberdade;
-
Políticas voltadas às populações vulneráveis;
-
Experiências e vivências dos profissionais no interior;
-
Prevenção e vigilância em doenças como tuberculose e hanseníase;
-
Protocolos e fluxos de atendimento em saúde;
-
Capacitação contínua e valorização dos servidores;
-
Pesquisa sobre saúde mental dos trabalhadores da saúde prisional em Rondônia.