Em alusão à campanha nacional Agosto Lilás, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) intensifica ações de conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e de gênero em Colorado do Oeste. Nesta semana, a iniciativa leva mensagens de prevenção às ruas e escolas do município por meio de pit stops, panfletagem e palestras educativas.
As atividades são coordenadas pela Promotoria de Justiça de Colorado do Oeste e contam com a participação do Poder Judiciário, através do Núcleo Psicossocial (NUPS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Nesta quarta-feira (27), equipes dos órgãos realizaram panfletagem na Avenida Paulo Assis, principal via da cidade. Para quinta-feira (29), estão previstas palestras em escolas do município, no âmbito do projeto Maria da Penha Vai à Escola, voltadas à conscientização de estudantes sobre prevenção e incentivo à denúncia de casos de violência.
A promotora de Justiça Camyla Figueiredo de Carvalho ressaltou que a iniciativa aproxima a sociedade da luta pelo fim da violência contra mulheres. “O objetivo é levar informação, conscientização e incentivo à denúncia, fortalecendo o papel da comunidade na prevenção da violência de gênero”, destacou.