A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), realizou nesta segunda-feira (25) uma programação especial em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O evento teve início com a palestra da psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social no Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Creas Mulher), Michelle Domingues, que abordou prevenção, enfrentamento da violência doméstica e os mecanismos de proteção às mulheres.
“Muitas mulheres vítimas de violência ainda não sabem que a Prefeitura oferece apoio psicossocial. É fundamental divulgar esse atendimento para que todas possam acessar ajuda”, destacou a psicóloga.
Durante a palestra, foram discutidos a Lei Maria da Penha e os diferentes tipos de violência: doméstica, física, moral e sexual. A iniciativa da Sema buscou transformar o ambiente de trabalho em um espaço de acolhimento, promovendo a conscientização e o combate à violência contra a mulher.
A diretora do Departamento de Gestão de Políticas Ambientais (Sema), Joana Oliveira, reforçou que a ação evidencia o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a promoção dos direitos das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Realizamos este encontro para sensibilizar e informar sobre a importância da denúncia, da rede de apoio e da valorização da vida de todas as mulheres”, afirmou Joana Oliveira.
Após a palestra, as participantes foram convidadas a um café da manhã especial. A Cipa é formada por representantes dos empregados e do empregador dentro de uma empresa, com funções voltadas à prevenção de acidentes e doenças, promoção da saúde e bem-estar, e ações de conscientização no ambiente de trabalho.
A Prefeitura de Porto Velho também reafirma o apoio às mulheres por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), que funciona das 8h às 18h na rua Geraldo Ferreira, 2176, Agenor de Carvalho, oferecendo acolhimento e plantão social.