Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu uma roda de conversa sobre os impactos biopsicossociais da violência, estratégias coletivas de enfrentamento e estímulo à participação política e cidadã das mulheres. O encontro aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO).
O evento reuniu representantes de comunidades indígenas, afrodescendentes, migrantes, mulheres periféricas e profissionais do direito, que compartilharam experiências e reflexões sobre os desafios enfrentados no combate à violência doméstica.
Celebração da Lei Maria da Penha
A atividade marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçando o compromisso da gestão municipal em ampliar a rede de proteção e aprofundar o debate sobre as diversas formas de violência que afetam mulheres em Porto Velho.
Segundo o prefeito Léo Moraes, o encontro permitiu discutir não apenas os efeitos da violência, mas também suas causas.
“Não é somente sobre a violência, estamos falando de algo muito mais profundo, como as causas que a geram. Temos avançado em políticas de proteção, como a parada obrigatória dos ônibus para mulheres após as 22h, sempre focados em conter o avanço desse problema nefasto para a sociedade”, destacou.
Participação e protagonismo das mulheres
A diretora-geral do TRE/RO, Lia Maria Araújo Lopes, ressaltou o papel das instituições públicas na promoção da cidadania:
“O TRE também tem a obrigação de trabalhar causas sociais. Esse evento é valioso porque trata da inclusão da mulher em diferentes camadas sociais. A Prefeitura está de parabéns pela forma responsável como atua nessa pauta.”
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anne Cleyane, destacou o protagonismo das participantes:
“Esse momento deu oportunidade para que todas as mulheres compartilhassem suas realidades. A partir das denúncias e relatos colhidos, vamos elaborar um documento que ajudará a fortalecer nossa rede de apoio e combate à violência.”
Agosto Lilás
Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Porto Velho intensifica ações da campanha Agosto Lilás, com a expectativa de que os resultados práticos das medidas adotadas comecem a refletir na sociedade nos próximos meses.