O Parque Natural de Porto Velho voltou a ser palco de um registro animador para a conservação ambiental. Depois de dois anos sem aparições, o macaco-prego-de-testa-preta foi visto novamente durante monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Com papel essencial no equilíbrio dos biomas, os primatas são dispersores de sementes e controladores de pragas, funcionando como indicadores naturais da saúde de uma floresta. O registro foi feito pela bióloga e agente de educação ambiental Elis Regina Batista, que acompanha de perto a fauna silvestre no Parque.
Para o secretário da Sema, Vinícius Miguel, a reaparição representa uma conquista importante:
“Esse retorno é um sinal importante da resiliência da natureza e reforça a relevância da conservação da fauna local. Cada reaparição deles é uma lembrança de que preservar o Parque é também garantir que futuras gerações possam conhecer de perto a riqueza da nossa biodiversidade”, afirmou.
Localizado no final da Avenida Prefeito Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira), o Parque Natural de Porto Velho funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e segue sendo um espaço de referência para educação ambiental e lazer em contato direto com a natureza.