A batata registrou queda nos preços pelo segundo mês consecutivo nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. De acordo com o 8º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (21) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a redução foi de 31,61% na média ponderada das cotações praticadas em julho.
Segundo a Conab, o movimento se deve à oferta abundante do produto, que atingiu o maior volume do ano no mês passado.
Queda também na cebola
A cebola acompanhou o comportamento da batata e apresentou redução de 25,57% na média ponderada em julho, na comparação com junho. Frente ao mesmo período de 2024, os preços ficaram quase 60% mais baixos.
Tomate, cenoura e alface
O comportamento dos preços de outras hortaliças foi mais variado.
-
Tomate: quedas em alguns mercados, como no Paraná (-16,68%), e altas em outros, como em Santa Catarina (+4,68%). No consolidado, a média foi de -5,68%.
-
Cenoura: registrou alta na oferta, mas com preços próximos da estabilidade.
-
Alface: apresentou alta de 9,93% na média ponderada, puxada pela Ceasa do Paraná.
Frutas: laranja em queda, banana e mamão em alta
Entre as frutas, a laranja apresentou queda de 9,8%, reflexo da menor demanda durante as férias escolares, da concorrência com a poncã e das temperaturas mais baixas. A maçã também recuou, embora de forma mais leve (-1,92%).
Já a melancia registrou alta de 3,92%, impulsionada pela menor oferta em regiões em entressafra.
-
Banana: aumento de 10,48%, por conta da menor oferta da variedade nanica.
-
Mamão: disparada de 21,65% na média ponderada, resultado das condições climáticas que reduziram a produção.
Exportações em alta
Nos primeiros sete meses de 2025, o volume de frutas exportado somou 641,5 mil toneladas, crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento foi de US$ 755,2 milhões (FOB), alta de 19% sobre 2024 e de 25% em comparação com 2023.
Encontro das Ceasas
O Boletim Prohort também destacou o Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento, realizado em julho em Brasília. Durante o evento, foi anunciada uma parceria entre Conab e Ceasas para a realização de um Diagnóstico Nacional e a criação de um índice nacional de preços de hortigranjeiros.