Entre os dias 17 e 27 de agosto de 2025, comunidades dos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema, Nova Califórnia e aldeias indígenas da região, conhecida como Ponta do Abunã, recebem uma ação social integrada promovida pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) de Porto Velho e pela Secretaria de Estado de Ação Social (Seas).
O objetivo principal da iniciativa é registrar famílias no Cadastro Único (CadÚnico) e entregar kits do programa Mamãe Cheguei, fortalecendo a divulgação do CadÚnico e informando sobre os benefícios sociais disponíveis.
“Essas ações fazem parte do projeto ‘CadÚnico + Perto de Você’, que implementa a busca ativa: em vez de os beneficiários irem até o CadÚnico, nós vamos até eles, especialmente na zona rural e nos distritos de Porto Velho”, explicou Clóvis Henrique, coordenador da Central de Cadastro Único da Semias.
A ação conta com postos móveis em pontos estratégicos de cada distrito, equipes multiprofissionais de assistentes sociais e parcerias com lideranças locais, escolas e organizações indígenas. Durante os 11 dias de atividades, serão realizados atendimentos de saúde básica, triagens, vacinação, orientações sobre nutrição e higiene, além de ações de educação em direitos sociais.
O programa Mamãe Cheguei oferece suporte às gestantes e recém-nascidos, com entrega de itens essenciais e acompanhamento de saúde materno-infantil. Já o CadÚnico permite que famílias acessem benefícios sociais, como o Bolsa Família, ampliando o alcance de políticas públicas essenciais.
“A ação integra um conjunto contínuo de iniciativas municipais e regionais, com monitoramento de resultados, atualização de cadastros e encaminhamento de casos para serviços de saúde, educação e assistência social”, acrescentou Clóvis Henrique.