A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Serviço de Proteção Social Especializado no Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) e à Rede Lilás de Proteção à Mulher, promoveu na manhã desta segunda-feira (18) uma palestra sobre violência doméstica no auditório da Escola Governador Araújo Lima.
A atividade foi conduzida pela psicóloga Michelle Domingues, que conversou com estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental. “Falamos sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência previstos na Lei nº 11.340/2006, medidas protetivas e os serviços sociais, psicológicos e de acolhimento oferecidos pelo Creas. Também explicamos os sintomas psicológicos enfrentados pelas mulheres vítimas e como procurar ajuda”, destacou.
A iniciativa integra a campanha “Agosto Lilás nas Escolas”, organizada pela Semias e pela Rede Lilás de Proteção à Mulher. Durante todo o mês, serão realizadas palestras e rodas de conversa em escolas da capital, levando informação sobre prevenção e enfrentamento à violência doméstica.
A próxima atividade será no dia 20 de agosto, novamente na Escola Governador Araújo Lima, às 14h, com a participação da assistente social Danusa Pacheco, voltada para alunos do ensino médio.
“Nosso objetivo é quebrar o silêncio, orientar sobre formas de proteção, divulgar canais de denúncia como o Ligue 180 e o Disque 100, além de apresentar os serviços de apoio do município para acolher e acompanhar mulheres em situação de violência”, explicou Elesandra Lopes da Silva, coordenadora do Serviço de Atendimento à Mulher do Creas/Semias.