O Ministério Público de Rondônia, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, obteve decisão judicial para a internação provisória de oito adolescentes envolvidos com uma organização criminosa que atua no município. A medida foi deferida pelo Juízo da Infância e Juventude, após representação apresentada pela Curadoria da Infância e Juventude.
As investigações, conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, identificaram que membros de uma facção vinham recrutando jovens para cometer crimes como tráfico de drogas, posse de arma de fogo e homicídios. O trabalho resultou na Operação Adolescência Segura, que conta com apoio da Polícia Militar.
Segundo o MPRO, parte dos adolescentes já foi apreendida e outros ainda estão sendo procurados. A ação visa interromper o aliciamento de menores, afastá-los de ambientes criminosos e garantir sua segurança.
As instituições envolvidas afirmam que as ações de combate ao crime organizado e de proteção a crianças e adolescentes continuarão de forma integrada.