O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Connect 60+: um aplicativo educacional adaptativo para a terceira idade”, desenvolvido pelo acadêmico Ismael R. L. Gonçalves, do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. O projeto recebeu nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC).
Orientado pelas professoras Mariela Tamada e Ivanilse Calderon, o aplicativo foi criado para facilitar o acesso de idosos a vídeos educativos sobre tecnologias do dia a dia, como softwares, manipulação de arquivos, funções de smartphones, Smart TVs e navegação na internet.
O Connect 60+ se destaca por seu design acessível, sistema de busca por palavras-chave, gamificação com indicadores de progresso e avaliação individual para cada curso. A versão funcional já está disponível para dispositivos móveis e passou por testes de usabilidade com idosos, garantindo melhorias práticas para o público-alvo.
Ismael destacou a importância do projeto: “Enfrentamos desafios desde compreender as reais necessidades dos idosos até encontrar soluções tecnológicas que promovam sua autonomia. Ver o resultado final foi extremamente gratificante”.
Para a professora Mariela Tamada, a iniciativa ultrapassa objetivos acadêmicos e possui potencial de aplicação no mercado: “O Ismael integrou diferentes conhecimentos do curso e criou uma ferramenta com aplicabilidade real, que continuará em desenvolvimento para atender ainda melhor a terceira idade”.
A banca avaliadora, composta pelo coordenador do curso, Alan Araújo, e pelos docentes Renato de Oliveira e Samuel dos Santos Júnior, elogiou a proposta e recomendou sua submissão a editais de fomento, destacando o Connect 60+ como uma tecnologia social que promove inclusão digital, autonomia e qualidade de vida.