De 13 a 15 de agosto de 2025, a cidade de Cartagena, na Colômbia, sediará a X Reunião da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (Rede SPAA). O Brasil será representado pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, que atualmente preside a Rede.
O encontro reunirá instituições de abastecimento de 18 países da América Latina e Caribe para discutir políticas públicas voltadas ao enfrentamento da inflação dos alimentos, à dinamização das economias locais e à garantia da segurança alimentar, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade.
Participam da Rede Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Província de Buenos Aires e República Dominicana.
Parcerias e acordos internacionais
Na abertura, será assinado um novo projeto de cooperação Sul-Sul trilateral entre a FAO, o Governo do Brasil — por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e da Conab — para fortalecer políticas e programas de abastecimento e comercialização de alimentos nos países membros da Rede.
O evento contará com painéis de alto nível, apresentações de boas práticas, visitas técnicas e espaços para articulação entre governos, instituições públicas e organismos internacionais.
Contexto global
Segundo o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (SOFI 2025)”, desde 2020 a inflação global dos alimentos tem superado a inflação geral, afetando especialmente os países de baixa renda. O cenário reforça a importância da cooperação internacional para estabilizar preços e ampliar o acesso a alimentos de qualidade.
A reunião é promovida pela FAO em parceria com o Governo do Brasil — via ABC/MRE e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) — e com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia.