O programa Vencer, promovido pelo governo de Rondônia, vem transformando histórias. Entre elas está a do pedreiro Manoel Mateus, de 46 anos, e de seu filho, Cristiano Lucas, de 18, moradores de Porto Velho, que decidiram unir forças após concluírem cursos de capacitação gratuitos ofertados pela iniciativa.
Cristiano formou-se em marcenaria, enquanto Manoel concluiu o curso de mestre de obras na primeira etapa do programa. Ambos foram contemplados com kits profissionais completos, entregues pelo Estado como incentivo para o início das atividades.
A entrega dos 117 kits ocorreu nesta terça-feira (5), no auditório do Colégio Tiradentes, com a presença da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luana Rocha, e de representantes do Sine e da Sedec. O evento foi voltado para concluintes de sete cursos do programa.
“Eu vou construir e ele vai montar os móveis”, disse Manoel, empolgado com a ideia de abrir um negócio em família.
Além da capacitação e da entrega dos kits, o Vencer também oferece auxílio mensal de R$ 200 por até um ano, e acesso a linhas de crédito especiais por meio do Banco do Povo, com carência de seis meses para iniciar o pagamento.
A secretária Luana Rocha enfatizou o impacto social do programa. “O intuito do governo ao criar o Vencer foi justamente dar condições para que as pessoas tenham a vida transformada, saindo da situação de vulnerabilidade socioeconômica e se tornando independentes das ações socioassistenciais.”
O governador Marcos Rocha reforçou que a qualificação profissional amplia as oportunidades no mercado e melhora o nível dos serviços prestados pelas empresas. “O Vencer está consolidado como um programa que prepara as pessoas para o trabalho com qualidade e dignidade”, afirmou.
Cursos oferecidos e vagas
Nesta etapa, os kits foram entregues a formandos dos seguintes cursos:
-
Cabeleireiro
-
Manicure e pedicure
-
Preparador de doces e conservas
-
Eletricista de redes de distribuição de energia elétrica
-
Eletricista industrial
-
Mecânico de manutenção em sistemas de refrigeração e climatização
-
Marceneiro de móveis sob medida
A primeira fase de inscrições de 2025 foi encerrada no último dia 31, com 870 vagas em 32 cursos em 20 municípios. Nos próximos dias, será aberta uma nova fase com 2.130 vagas em 20 cursos, totalizando 3 mil oportunidades em todo o estado.
Os cursos abrangem áreas como:
-
Energia
-
Alimentos e bebidas
-
Vestuário
-
Tecnologia da informação
-
Setor automotivo
-
Refrigeração e climatização
-
Gestão, comércio e turismo
-
Gastronomia, moda e beleza
Deixe seu comentário