O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou em 5 de agosto de 2025 que a Corte atua com um compromisso sólido com a Constituição. A declaração foi feita durante a abertura da sessão da Segunda Turma, da qual ele assume a presidência.
Sem mencionar os recentes ataques do governo dos Estados Unidos ao tribunal e ao ministro Alexandre de Moraes, Mendes disse que as cortes constitucionais precisam agir contra os ataques à democracia. Ele também criticou a disseminação de “narrativas” falsas nas redes sociais.
Compromisso com o Brasil e o diálogo
O ministro decano, que já havia afirmado que o STF não se intimidaria com as ameaças dos EUA, reforçou que o desafio é mostrar a verdade sobre a atuação do Supremo. Ele destacou que a Corte está comprometida com a segurança jurídica e os direitos fundamentais de todos os brasileiros.
Como presidente da Segunda Turma, Gilmar Mendes disse que vai priorizar processos relacionados ao combate à corrupção, à proteção das liberdades individuais, à defesa do devido processo legal e ao fortalecimento dos direitos fundamentais. Ele concluiu sua fala reafirmando a “disposição ao diálogo respeitoso e institucional”.