Com o objetivo de abastecer os estoques governamentais de milho voltados para o atendimento do Programa de Venda em Balcão (ProVB), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará novas rodadas de leilão para a compra de milho. A expectativa é adquirir 41,5 mil toneladas do cereal em operações de compra marcadas para os dias 13 e 14 de agosto e executadas pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe).
No leilão do dia 13, a Conab espera comprar 12,5 mil toneladas de agricultores familiares e suas cooperativas de produção, proporcionando acesso facilitado e condições mais justas para os pequenos produtores. Já no dia 14, o leilão de compra do grão será ofertado em caráter de ampla concorrência, ou seja, todos os produtores, cooperativas e demais fornecedores de milho poderão participar.
O milho a ser adquirido deverá ser entregue nos municípios de Irecê (BA), Imperatriz (MA), Rondonópolis (MT), Uberlândia (MG) e em Brasília (DF).
Quem pode participar e como os leilões funcionam
Podem participar dos leilões produtores rurais, cooperativas, associações e comerciantes que estejam cadastrados na Bolsa de Mercadorias, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes da Conab (Sican), e que estejam em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), além de atenderem às demais exigências dos editais.
O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Arnoldo de Campos, reforçou que o objetivo é que o grão fique em locais estrategicamente selecionados para reduzir o custo e o tempo de transporte. “Assim, além da melhor aplicação do recurso público, a Conab busca garantir aos criadores e criadoras a compra do produto na melhor janela de preços”, afirmou.
O reforço nos estoques públicos de milho vendido pela estatal vai auxiliar pequenos criadores de animais em todo o país, sobretudo aqueles localizados em áreas mais distantes dos grandes centros de produção. As operações de compra de milho estão autorizadas pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Fazenda (MF).