O número de mortes por acidentes elétricos no Brasil aumentou em 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Foram 257 mortes, um aumento em relação às 250 registradas em 2023. No entanto, o total de acidentes caiu para 685, o menor registro em oito anos.
O presidente da Abradee, Marcos Madureira, afirma que a redução de ocorrências mostra avanços na prevenção. As principais causas dos acidentes incluem ligações clandestinas, manuseio inadequado de equipamentos e improvisos em instalações domésticas. O aumento de mortes, mesmo com menos acidentes, indica que os riscos da eletricidade continuam altos, muitas vezes por falta de conhecimento técnico e de equipamentos de proteção.
Campanha Agosto Vermelho alerta sobre riscos
Para mudar o cenário, Madureira ressalta a importância de campanhas educativas como o “Agosto Vermelho”. Em sua terceira edição, a campanha busca mobilizar a população sobre os riscos com a rede elétrica. O tema principal é o “Movimento Zero Acidentes”.
A Abradee informou que a campanha deste ano foca no setor da construção civil, que lidera o número de ocorrências no país. Em agosto, a associação planeja um workshop online para profissionais da área, com a participação de especialistas e influenciadores. O conteúdo estará disponível no canal da Abradee no YouTube.