O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, que está disponível para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “quando ele quiser”. A afirmação foi feita durante uma entrevista a jornalistas em Washington, onde Trump foi questionado sobre a possibilidade de negociar a revisão das tarifas comerciais de 50% impostas a produtos brasileiros.
Apesar da abertura para o diálogo, Trump reiterou a justificativa para as medidas. Questionado sobre o motivo do elevado “tarifaço” contra o Brasil, o líder norte-americano disse que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, sem dar mais detalhes. Essa foi a primeira vez que Trump se manifestou publicamente sobre o assunto desde que assinou a ordem executiva para impor as tarifas, na última quarta-feira.
O decreto que oficializou as tarifas de 50% foi acompanhado de outra medida polêmica: sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em resposta, o presidente Lula emitiu uma nota oficial na quarta-feira, defendendo a soberania e a democracia do Brasil diante das iniciativas dos EUA contra a economia e o Judiciário do país.