Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, a Operação Shamar foi iniciada neste sábado, 2 de agosto de 2025. A ação, cujo nome significa “proteger” em hebraico, mobiliza 50 mil agentes em 2 mil municípios do Brasil e se estenderá até 4 de setembro. A iniciativa do Ministério das Mulheres também marca o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, que será celebrado em 7 de agosto.
De acordo com o Ministério das Mulheres, a operação intensificará o atendimento a mulheres em situação de violência, o cumprimento de medidas protetivas e de mandados de prisão. Além disso, as denúncias recebidas pelo Ligue 180 serão encaminhadas a pontos focais estaduais para agilizar o atendimento.
Cerca de R$ 2 milhões serão investidos para custear diárias de policiais e para a realização de ações educativas. O objetivo das atividades é fortalecer a prevenção e sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate à violência de gênero. A operação está alinhada ao Programa Mulher Viver sem Violência e busca dar visibilidade às políticas de proteção e incentivar a denúncia.
A Operação Shamar é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e conta com a participação de secretarias estaduais e diversas instituições, incluindo polícias, bombeiros, guardas municipais e o Poder Judiciário.