O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, assegurou nesta sexta-feira, 1° de agosto de 2025, que as ações penais sobre a trama golpista no governo de Jair Bolsonaro serão julgadas ainda este ano. A declaração foi feita durante a sessão de abertura da Corte. Moraes disse que o tribunal julgará todos os responsáveis, “absolvendo aqueles onde não houver prova de responsabilidade, condenando aqueles onde houver prova”.
Julgamento e o Fim dos Interrogatórios
O ministro reforçou que o trabalho da Corte continuará, sem ceder a ameaças de dentro ou fora do país. A etapa de interrogatórios de 31 réus foi concluída em 28 de julho. Com o fim dessa fase, o STF encerrou a instrução dos núcleos 1, 2, 3 e 4 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). O processo apura a tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022.
Críticas a Sanções e “Pseudopatriotas”
No mesmo discurso, Alexandre de Moraes criticou as recentes sanções financeiras aplicadas pelo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, tanto contra ele quanto contra o Brasil. Ele comparou a atuação de “pseudopatriotas” que articulam sanções no exterior, referindo-se ao deputado Eduardo Bolsonaro, à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Moraes afirmou que o “modus operandi golpista é o mesmo”.