A escritora ítalo-brasileira Sônia Miquelin, que vive na Itália, visitou a Biblioteca Municipal Francisco Meireles em Porto Velho para doar a antologia bilíngue Libertà & Liberdade. A obra, que conta com a participação de 55 escritores de diversos países, incluindo 14 da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) de Rondônia, é um marco para a literatura rondoniense com lançamento internacional.
O diretor da biblioteca, Carlos Augusto, recebeu a obra, que também premiou o Dr. Reginaldo Trindade por seu texto sobre saúde mental. A antologia já foi lançada na Itália, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Destaque para Escritoras de Rondônia e Inclusão
A publicação ressalta o talento de escritoras rondonienses, como Nucimélia Ribeiro, Joanora Neves e Larissa Camargo, que foram premiadas na categoria Verso. A obra também valoriza a inclusão, com a participação da escritora Sebastiana Santana, que é deficiente visual. Sebastiana é uma referência na Sala Braille da biblioteca, que incentiva a leitura para pessoas com deficiência visual.
Carlos Augusto expressou orgulho em receber a obra, especialmente no ano em que a biblioteca comemora seu Jubileu de Ouro, 50 anos de existência. A doação da antologia simboliza o intercâmbio cultural entre Brasil e Itália e o reconhecimento da diversidade na literatura contemporânea brasileira.