A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última segunda-feira (07) uma ação em alusão ao Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase. O evento reuniu profissionais de saúde de Jaru, Theobroma e Governador Jorge Teixeira no auditório da FIMCA – Jaru.
Com participação de cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários, a programação incluiu palestras educativas, testes rápidos e baciloscopia, visando fortalecer a detecção precoce e o tratamento da doença.
A secretária de saúde, Jaíne Barboza, reforçou a importância de estar atento aos sinais. “Detectar a hanseníase é fundamental para um tratamento eficaz e para quebrar a cadeia de transmissão. Manchas na pele com alteração de sensibilidade, formigamento ou caroços devem ser investigados por um médico”, destacou.
A iniciativa reforça a importância da capacitação técnica e da vigilância ativa como ferramentas essenciais para reduzir os índices da hanseníase e garantir atendimento humanizado aos pacientes.