QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

Inteligência Artificial: máquina planejou chantagear cientista para não ser desligada

Veja também: Crise financeira da Azul piora. Adivinhem quem vai ser mais prejudicado?

Por Sérgio Pires - 30

Publicado em 

A ficção começa a se tornar realidade. As máquinas já conseguem, através da Inteligência Artificial, tomar decisões humanas, como por exemplo, chantagear um cientista. É real, não Fake News. O fato aconteceu agora, neste mês de maio, quando a empresa (Antropic) que criou a IA Claude Opus 4. Os engenheiros da Antropic fizeram um teste, simulando que a máquina seria desligada e substituída por um sistema mais moderno. Entre os dados fictícios enviados à Claude Opus, estava o caso (obviamente inventado) do engenheiro responsável pela mudança, que estaria envolvido num caso extraconjugal. Qual não foi a surpresa de todos da equipe da Antropic quando Claude ameaçou divulgar a traição sexual do engenheiro, caso houvesse mesmo a tentativa de desligá-la. Ou seja, a IA decidiu, por ela mesma, usar a chantagem para garantir sua sobrevivência. Dos 100 por cento dos testes, em 84 por cento a IA tomou decisões que extrapolavam sua função e, no mesmo percentual, ela anunciou que revelaria o (falso) segredo do cientista, caso ele tentasse desligá-la.

Para se ter ideia do sentimento quase humano da máquina, ela ignorou as informações que seria substituída por equipamento mais moderno, sem que Claude Opus 4 perdesse os dados que já tinha computado. Nem assim, a máquina aceitou dar seu lugar a outra máquina. O equipamento da Inteligência Artificial também tomou outras decisões que não tinham nada de orientação humana: fez backups das suas informações, registrou suas próprias decisões éticas, tudo sozinha. Outra surpresa: os cientistas e técnicos colocaram dois modelos Claude Opus para conversar. Decidiram, ambos, falar em linguagem inacessível à imensa maioria das pessoas. Primeiro, em sânscrito, embora uma língua morta, ainda é um dos 23 idiomas da Índia. Depois partiram para divagações filosóficas e religiosas, até que pararam de responder aos questionamentos. Por decisão própria.

Num outro teste, Claude Opus recebeu dados sobre uma indústria farmacêutica, cujo nome é mantido em sigilo. Ao analisar os dados, a Inteligência Artificial descobriu fraude nos testes clínicos que haviam sido feitos com medicamentos. Sem ser solicitado, a IA produziu documentos, realizando uma conclusão com denúncias. Denunciou a órgãos de saúde e à imprensa. Tudo por decisão própria. Também demonstrou especialidades no desenvolvimento de armas biológicas e outras, mortais para os humanos. Quem sempre foi fã de ficção científica e dos filmes da máquina que parecia humana, interpretada com grande talento por Arnoldo Schwazenegger, pode ter certeza: a IA está trazendo tudo isso para a realidade.

NO PLANETA DA POLÍTICA, NADA É O QUE PARECE. OS BASTIDORES FERVEM E POUCO HÁ DE DECISÕES DEFINITIVAS

Enquanto o mundo gira, no Planeta da política as coisas fervilham. Lá, nada é o que parece. A cada dia que passa, surge uma nova versão, uma nova conversa, um novo acordo, um novo desacordo. Nos lados palacianos, o governador Marcos Rocha não só comanda a reestruturação em várias secretarias, adaptando-as também aos seus planos para 2026, como se prepara para sua candidatura ao Senado, a partir de abril do ano que vem, quando deve deixar o Governo. Numa situação normal, ele sairia e, até o fim do mandato, em 31 de dezembro, assumiria seu vice e candidato à reeleição, Sérgio Gonçalves. Ocorre que nada no mundo da política pode-se considerar como “situação normal!”. Ou seja, as questões que envolvem o comando do governo ainda estão sendo analisadas. Pode ser que Gonçalves assuma e concorra à reeleição e pode ser que surja outra alternativa, que estaria sendo analisada pelos lados do Palácio Rio Madeira/CPA.

Se a gente fosse dar ouvidos a tudo o que se ouve nos bastidores, certamente o destino final seria a Clínica Pinel ou, no mínimo, consultórios de psiquiatras renomados. Todos os dias as coisas mudam, como mudam as nuvens do céu da política. Marcos Rocha é candidatíssimo ao Senado. A primeira dama, Luana Rocha, vai lutar por uma cadeira na Câmara Federal. Estas duas decisões são as únicas que parecem imutáveis. No restante, tudo vai depender ainda de muita conversa, muita negociação, porque há enormes interesses em jogo. Rocha e Sérgio Gonçalves terão que encontrar uma saída que envolva os projetos de ambos. Neste momento, um depende do outro, em relação a 2026.  Veremos os próximos passos.

CRISE FINANCEIRA DA AZUL PIORA O SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO. ADIVINHEM QUEM VAI SER MAIS PREJUDICADO?

Era ruim. Vai ficar muito pior. Com a situação da Azul, que pediu recuperação judicial, sua primeira decisão foi de cortar até 35 por cento das suas rotas. Ninguém precisa ser Mãe Dinah para saber onde o corte foi chegar ao máximo. Rondônia tem sido tratada como uma espécie de pária pelas companhias aéreas, que nos impõem poucos voos e os preços mais exorbitantes do país. Pagamos caro por muito pouco. Afora isso, as decisões judiciais, que antes beneficiavam as vítimas, ou seja, aqueles que foram prejudicados, mudaram de lado. Agora, são raras aquelas que ainda se mantém ao lado do consumidor. Dias atrás, aliás, um magistrado da Justiça Federal não só não aceitou dar uma liminar protegendo os rondonienses das aéreas, como ainda determinou que o caso passe pelo Ministério Público Federal, alegando que o tema é complexo e precisa ser muito melhor analisado.

Nos últimos anos, o aeroporto internacional de Porto Velho foi remodelado (finalmente deixou de parecer uma rodoviária do interior), mas foi só. O número de voos continua ridículo; todos os voos saem e chegam sempre lotados e o valor da tarifa é inacreditável. Os acreanos, nossos vizinhos, que ficam mais distante dos grandes centros de onde saem os voos, pagam bem menos do que nós, como se fôssemos o filho bastardo, mesmo sempre muito maior, com maior população e mais desenvolvido economicamente. Enquanto isso a ANAC, agência que deveria controlar o sistema aeroviário e proteger os passageiros, lava as mães. E, ao que parece, a Justiça Federal também! Vamos recorrer ao Chapolin Colorado: “quem poderá nos proteger?”

É UMA INJUSTIÇA CORRIGIDA E OUTRA IMPOSTA: RAFAEL FERA ASSUME NA CÂMARA FEDERAL NO LUGAR DE LEBRÃO

De um lado, corrige-se uma injustiça. De outro, causa-se outra. O TSE deu 30 dias para que o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia dê posse ao ex-vereadora de Ariquemes, Rafael Fera, como deputado federal. Justo. Rafael, comais de 24 mil votos, ficou fora da Câmara por questões de coligações, mais uma jabuticaba inventada pela política brasileira, para tirar do poder quem tem mais voto e dar espaço a muita gente que, numa condição de justiça eleitoral, não chegaria a lugar nenhum. Rafael vai sentar na cadeira que foi ocupada, desde a posse, em janeiro de 2024, pelo deputado José Eurípedes Lebrão, que, mesmo com a metade dos votos de Fera, foi eleito e empossado na Câmara Federal. Outra injustiça, no país onde não se sabe mais quando as leis valem ou  não valem. Ora, se Lebrão foi declarado eleito e empossado, como tirá-lo ( e a outra meia dúzia em situação igual a ele) no meio do mandato? Que segurança jurídica é esta, em que, no meio do jogo, já chegando perto do final do segundo tempo, muda-se a regra do jogo em uma canetada?

Como se tornou normal os tribunais superiores decidirem sobre a vida do país, os congressistas que se calam também são culpados por estas e muitas outras injustiças. Ora, se antes do jogo havia uma regra clara e ela valeu para a posse dos atuais mandatos, não seria correto fazer as mudanças a partir da próxima eleição? O problema é que o lógico e o correto, agora, dependem de decisões dos altos magistrados, que “traduzem” a Constituição e as leis eleitorais de acordo com suas interpretações pessoais. Como disse o sempre respeitado Aldo Rebelo, não temos uma Constituição, mas sim onze Constituições ambulantes, cada um interpretando as leis ao seu bel prazer. Isso também vale para as leis eleitorais. Portanto, em breve cai fora Lebrão e estreia Fera, como novo membro da nossa bancada federal.

UMA FEIRA TAMBÉM PARA OS POLÍTICOS, ONDE CAIADO FOI DESTAQUE E OS ENCONTROS SE MULTIPLICARAM

A Rondônia Rural Show é também uma espécie de Copa do Mundo para os políticos, que vão em peso para a feira, onde encontram seus amigos, seus concorrentes, os espaços abertos pela mídia e, mais que tudo, os eleitores. É um festival de autoridades de todos os naipes, do governador Marcos Rocha e seu vice, Sérgio Gonçalves, passando pelos senadores (Marcos Rogério e Jaime Bagattoli se destacaram e Confúcio Moura foi o único a não comparecer); dos deputados federais, praticamente todos e de todos os deputados estaduais até prefeitos e vereadores. Candidatos a candidatos abundaram na feira, todos procurando seu espaço, de olhos voltados para as urnas do ano que vem. O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, foi um dos destaques, quase uma onipresença em todas as principais atividades, assim como muitos deputados estaduais. A presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, candidatíssimo à Presidência da República, foi outro acontecimento especial. Ele inclusive recebeu o título de Cidadão  de Rondônia, numa sessão solene da Assembleia comandada por Redano.

Encontros não faltaram. O governador Marcos Rocha recebeu a todos, sempre com sorrisos e palavras de agradecimento pelo sucesso do evento. A ex-deputada federal Mariana Carvalho foi um dos destaques do meio político, pela forma com que foi recebida tanto por autoridades como pelos expositores e o povão. Durante o período da feira, mas fora dela, em Rolim de Moura, houve uma longa conversa entre o ex-governador Ivo Cassol e o deputado federal Fernando Máximo. O que conversaram? Por enquanto, não houve detalhes sobre se a pauta foi também a eleição de 2026, mas que ela estava na conversa, estava sim!

LÉO PREPARA PARA JUNHO A REFORMA ADMINISTRATIVA QUE ESTÁ PROJETADA DESDE O INÍCIO DO SEU GOVERNO

A Reforma Administrativa da Prefeitura vai mesmo acontecer até o final deste mês de junho. Ela, aliás, já estava prevista desde o início do governo Léo Moraes, Aprovada em janeiro passada, havia um prazo de até 180 dias para que toda a estrutura do governo municipal fosse adaptada às necessidades e planos observados nestes pouco mais de cinco meses de governo.  As mudanças não atingirão só nomes, mas também a estrutura da administração municipal. Haverá fusões de secretarias e podem ser criadas algumas novas, dependendo do que Moraes decidir até lá. Sabe-se, por exemplo, que as áreas de gastos públicos , licitações e convênios serão unificadas e virarão uma secretaria. Outras áreas, como a Semtran, poderão ser unidas a outros setores. Ainda não se sabe se a Guarda Municipal será uma secretaria ou se ficará subordinada ao Gabinete do Prefeito. A Reforma estava prevista a partir do 90º dia de governo, ou seja, dos primeiros três meses até o dia 180, mas pode começar antes.

Por enquanto não há mais detalhes sobre as mudanças que serão feitas, os nomes que ficarão e os que vão sair e, mais que isso, quais os resultados práticos que a Reforma pretende atingir. É mais que ~´obvio que o Prefeito pretende reorganizar a administração com o menor gasto possível e com melhores resultados. Neste meio de caminho, também ficará claro quem tem força política para permanecer ou quem sairá enfraquecido no contexto da política determinada pelo Prefeito. Agora é esperar. Ainda não há informação se a Reforma será feita toda de uma só vez e o será aos poucos. Agora, só resta esperar pelas decisões de Léo Moraes.

PROTESTO VALIA NOS TEMPOS EM QUE NÃO ERA O PAPAI LEI ROUANET NO PODER. AGORA, SÓ SE OUVE OS GRILOS

A culpa é da BR 319? Nos últimos três anos, a degradação da Amazônia cresceu 300 por cento. Só em 2025, nos primeiros cinco meses, 33.800 quilômetros foram derrubados. A mortandade de crianças indígenas cresceu 5 por cento desde 2023. Os números assustam: aumento de 329 por cento na degradação florestal em 2023; 34.013 em 2024 e agora os quase 34 mil atingidos. Para se ter ideia, o desmatamento na Amazônia Legal, aquela que tinha musiquinha de famosos artistas para defendê-la, durante o governo Bolsonaro, mas que agora o que se ouve é apenas o som dos grilos, porque todos eles se calam ante os recordes de destruição, cresceu 68 por cento só neste ano. Antes, quando não era Papai da Lei Roaunet no poder, era importante protestar. Agora, sob Papai Rouanet, o importante é calar. Nunca houve tantas queimadas, nunca houve tanta devastação, nunca houve tanto silêncio. E, claro, as narrativas para desviar a atenção.

Enquanto a Rainha das ONGs mente que o reasfaltamento da 319 vai destruir a floresta, ela nada faz para conter a destruição em curso de enorme parte da Amazônia, em áreas bem distantes da Rodovia, que milhões de amazônidas estão esperando. O importante é prestar contas às ONGs, obrigando a Polícia Federal e o Ibama destruir bens de pobres brasileiros, como estão fazendo com os garimpeiros, suas máquinas, suas balsas e dragas.  O importante é atacar o agronegócio, responsável por boa parte do PIB brasileiro, tirando os pequenos e grandes produtores de suas terras e pegando seu gado. Enquanto os verdadeiros donos da Amazônia estiverem sendo agradados, o resto que se exploda. Viver de mentiras. De números inventados. De narrativas. O importante é agradar quem manda. O resto que se dane! 

AQUI NÃO TEM MOLEZA PARA OS CRIMINOSOS: POLÍCIA CAÇA BANDIDOS QUE AMEAÇAM AUTORIDADES

A coletividade fica menos tensa, com menos medo, quando vê as autoridades combaterem o crime com força e com resultados práticos. A bandidagem, que já domina setores da sociedade, graças ao beneplácito de leis pífias que a protegem, torna-se cada vez mais ousada. Por aqui, contudo, estão se dando mal. A reação das forças policiais, tanto nas cidades quanto no campo, têm sido forte e exemplar. Nesta semana, mais uma vitória da polícia sobre o crime. Depois de longa e competente investigação, forças policiais de Rondônia, unidas às do Paraná e do Mato Grosso, começaram a desarticular uma facção criminosa que vivia (pasmem!) ameaçando autoridades, inclusive membros das nossas polícias. Imaginando que por aqui se dariam bem, como se dão em Estados onde a polícia é até proibida de agir (como no Rio de Janeiro, onde um ministro do STF não deixa policiais entrarem nas favelas, a não ser que avisem com antecedência a operação que vão realizar, o que é realmente ridículo) os criminosos abriram a guarda. Foi aí que a polícia entrou.

Segundo o site Rondoniagora, “A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, a Operação Titã, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por ameaças sistemáticas a autoridades públicas, especialmente integrantes das forças de segurança e do sistema de justiça. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO 1) e pela Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), com apoio de diversas instituições estaduais e interestaduais”. Os resultados da operação serão divulgados em breve.

MARCELO CRUZ, ZEQUINHA, ALAN, CARLOS MAGNO E PACELE SE DESTACAM EM PESQUISA PARA 2026

Pesquisas para a Assembleia Legislativa têm poucas chances de dar alguma certeza, mas os políticos que nela aparecem, sempre dizem que elas estão certas. Dependendo da região onde se concentram os pesquisadores, tudo pode mudar, porque não é uma eleição que depende de votos de todo o Estado e um nome que não aparece agora, lá na sua região arrebenta. Mas, nesta recente, do Data Continental Pesquisa, ainda pouco conhecido, garante que os números dão um retrato exato de hoje. Na pesquisa, o grande destaque é o ex-presidente da Assembleia, o deputado Marcelo Cruz. Zequinha Araújo, que pode voltar a disputar uma eleição ficou em segundo e Alan Queiroz em terceiro. São políticos realmente com bastante força, mas o trio a tem principalmente na Capital. Dezenas de outros nomes já bastante conhecidos da política e outros nem tanto, também aparecem. As lideranças regionais (Alex Redano, por exemplo, em Ariquemes e cidades próximas) e Ismael Crispim (na região central do Estado), além de Laerte Gomes, fortíssimo na região de Ji-Paraná, estão distantes dos líderes, nesta pesquisa.

Nomes como o ex-deputado e atual secretário adjunto da Casa Civil do Governo, Carlos Magno e do vereador mais votado em Porto Velho, Márcio Pacele, também se destacaram. A partir de agora, se verá muitas pesquisas, tanto na Capital quanto no interior. Elas darão um retrato reduzido do quadro estadual, exatamente por não atentarem à regionalização. Mas, são sempre indícios da situação do  momento, onde são realizadas. Quem está na frente não quer saber de muitos detalhes. Basta estar entre os primeiros. E assim segue a vida na política rondoniense. A eleição de 2026 está logo ali.

PERGUNTINHAS

Você também observou que o maior crime do século, superior a todos, a roubalheira do dinheiro dos velhinhos aposentados, praticamente sumiu da grande mídia e que, não fosse a Internet, o assunto seria substituído pelo noticiário da Seleção Brasileira e as festas juninas país afora? Dá para entender porque querem censurar as redes sociais?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L
Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Acidente: servidor de 38 anos está sem andar desde 11 de dezembro.
L
Viradão do Béra terá prévia do carnaval 2026 com atrações regionais

Viradão do Béra terá prévia do carnaval 2026 com atrações regionais

Porto Velho promove o Viradão do Béra com a Banda do Vai Quem Quer e Escola São João Batista para valorizar a cultura regional.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Confronto no terminal preocupa passageiros.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.