QUARTA-FEIRA, 18/02/2026

Em destaque

1ª Plenária FROMIMPE: Impulsionando o futuro dos empreendedores com o “Rondônia Tem Tudo”

Fórum busca estimular benefícios e soluções que promovam o empreendedorismo e impulsionem o crescimento econômico em Rondônia

Por Imprensa-RO - 44

Publicado em 

O governo de Rondônia, em parceria com Sebrae e diversas instituições e lideranças empresariais, realizou a 1ª plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FROMIMPE) – 2025, nessa sexta-feira (25) no Centro Político Administrativo (CPA), promovendo um espaço de diálogo e construção de políticas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios no estado.//Esse evento é parte do programa “Rondônia Tem Tudo”, que já caminha para ultrapassar mil  empreendedores cadastrados e mais de dois mil  produtos ofertados.

“É um setor importantíssimo no nosso estado, que são as micro e pequenas empresas e o FROMIMPE reúne todas as entidades representatividades das MEIs e, é um momento para a gente apresentar as políticas públicas, quais seus andamentos e ouvir o setor sobre as demandas já que 98% das empresas do estado de Rondônia são MEIs, a exemplo do Brasil que também é assim. O setor que empresa, que gera PIB muito relevante para o nosso estado. Os pequenos negócios são um grande fomentador de emprego e renda para as famílias do estado”, declarou Sérgio Gonçalves, vice-governador de Rondônia.

Para o diretor-superintendente do Sebrae, José Alberto, esse é um marco para a economia do estado de Rondônia, um primeiro para o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos empreendedores.” O Fórum é importante para o Sebrae, para o estado. O Sebrae participa como coordenador, como apoiador e, de forma unir os setores, unir a parte que a gente precisa trazer um público que realmente trabalhe as políticas públicas voltada para a micro e pequena empresa, afim de melhorar e simplificar toda burocracia que já existe, melhorar o ambiente de negócio, fortalecendo os pequenos negócios de maneira ímpar”, afirmou José Alberto.

“O FROMIMPE é um Fórum muito importante para o desenvolvimento, para as políticas públicas e, o estado de Rondônia está sendo protagonista, pois é um dos primeiros estados a implantar o Fórum. É uma preocupação de governo, de instituições, muito pertinente porque envolve toda sociedade, o sistema produtivo do estado. Além do Fórum que estamos discutindo nessa primeira plenária em Porto Velho, nos teremos o que se chama no decreto, os minis FROMIMPEs, são os comitês regionais de desenvolvimento, onde vamos inserir no projeto todos os territórios que serão organizados em oito comitês de desenvolvimento regionais “, expressou Gerson Zanato, gestor do programa Governança Empreendedora do Sebrae em Rondônia.

Camila Almeira, analista tributária da SEFIN em Rondônia, acredita que é só através da união entre as entidades e secretarias que as políticas públicas vão chegar realimente ao micro e pequeno empreendedor do estado. “A SEFIN tem um programa chamado Cidadania Empresarial que é um programa de incentivo e estimula a abertura de novas empresas e principalmente a formalização do micro e pequeno empreendedor. E, dentro desse programa a gente trabalha acolhimento, trabalha orientação. Eu como gerente do programa estou no Fórum como coordenadora do Comitê de Desenvolvimento Integrado, onde buscamos fazer várias alianças com entidades, secretarias para gente unir as forças e trabalharmos com iniciativas que já acontecem, mas agora para serem mais eficientes com a força do Fórum e de todos para que a política chegue a quem realmente precisa, que são os micros e pequenos empreendedores”, falou Camila.

“Hoje é a primeira Plenária de 2025, onde estamos reunindo vários atores das instituições pública e privada, discutindo essas políticas públicas baseada na lei complementar de 2026 que é a 123, que norteia as ações sobre o micro e pequeno empreendedor e, nessa reunião nos vamos discutir as melhorias para o micro e pequeno empreendedor, pois sabemos que mais de 90 por cento dos empreendedores no Brasil é instituído pelo micro e pequeno empreendedor. Então, precisamos rever algumas leis para que melhore a vida do nosso empreendedor que gera renda, emprego e oportunidade”, referiu Gisele Sintra, coordenadora de empreendedorismo de micro e pequenas empresas do estado.

Essa iniciativa oferece aos empresários um espaço para ampliar suas vendas e conquistar novos mercados e, tem como missão formular e propor políticas de apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, com foco em aspectos não tributários.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acesse o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero)
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Com o lema “Ele veio morar entre nós”, a CNBB lança iniciativa para debater o déficit habitacional e a habitação como porta de entrada para a cidadania.
L
Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Defesa de Paulo Henrique Costa solicitou oitiva para esclarecer pontos da acareação realizada no STF; fraude investigada pode chegar a 17 bilhões de reais.
L
Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Candidatas devem consultar local e data no site oficial para realizar exames e entrevistas da fase final antes da incorporação nas Forças Armadas.
L

Bombeiros salvam 348 de afogamento no litoral de SP

Resgates ocorreram entre sábado (14) e terça (17) no carnaval; Baixada Santista concentrou maior número de ocorrências.
L

Lula sanciona reajuste do Legislativo e veta penduricalhos

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 na Câmara, Senado e TCU, mas barra trechos que poderiam ultrapassar o teto constitucional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Instabilidade atmosférica avança sobre Rondônia com risco de chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes, mantendo o estado em atenção para acumulados elevados.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 18/02/2026: equilíbrio, ajustes e atenção às relações

Dia favorece reorganização de prioridades, decisões ponderadas e diálogo equilibrado.
L
CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

Na CLIOM – Clínica Odontológica Moderna, cada sorriso carrega uma história. E a história da própria clínica começa com coragem, propósito e vocação.
L
Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Ministro acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República que apontou falta de provas suficientes sobre suposta coação e interferência em investigações.
L
Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Solicitação ao DER prevê cascalhamento, drenagem e vistoria na RO-144 para garantir trafegabilidade, segurança viária e escoamento da produção regional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

Cenário de 2026 reúne debate sobre economia, eleições, segurança pública e embates políticos que devem marcar o pós-Carnaval em todo o país.
L
Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após sofrer diversos golpes de facão na Rua Teodora Lopes
14
Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Perseguição do batalhão de fronteira terminou com prisão em Guajará-Mirim; veículo seria enviado ilegalmente ao país vizinho.
12
Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Homem ficou gravemente ferido após acidente entre Vilhena e Juína; caso mobilizou forças policiais de Rondônia e Mato Grosso.
14
Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Dupla foi atingida a tiros enquanto trafegava de bicicleta; polícia investiga autoria e motivação do ataque.
16
PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

Operação conjunta resulta em prisão em flagrante e apreensão de arma e escavadeira usada na exploração irregular de recursos naturais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAMP, LP, LI): ANTONIO SENA LOPES

Licença Ambiental de Médio Porte –  LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L

Requerimento da Licença Ambiental: SHEVET BARUCH HASHEM SPE LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS: PREVIA e de INSTALAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: JP Jardinagem LTDA

Licença Ambiental de Operação
L
Netflix ameaça ByteDance: IA é acusada de pirataria

Netflix ameaça ByteDance: IA é acusada de pirataria

Netflix acusa a ByteDance de usar obras protegidas para treinar a IA Seedance 2.0 e dá três dias para mudanças, sob risco de processo por violação de direitos autorais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.