SEGUNDA-FEIRA, 23/06/2025

Prefeitura de Porto Velho anuncia modernização do sistema de bilhetagem com versão digital no transporte coletivo

Com a migração de sistema, será necessário a substituição dos cartões COM Card e os usuários têm até 31 de maio de 2025 para utilizar o saldo atual do cartão

Por Humberto Oliveira \SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Prefeitura de Porto Velho anuncia modernização do sistema de bilhetagem com versão digital no transporte coletivo - News Rondônia
Fotos: Leandro Morais

Focada na modernização do sistema, oferta de novos meios de pagamento e melhoria da segurança para os usuários do COM Card que utilizam o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), anuncia que o COM Card, usado para pagar a passagem, vai mudar do modelo atual (bilhetagem eletrônica) para um sistema mais moderno: a bilhetagem digital, com novos equipamentos e programas (hardware e software).

Essa mudança, que faz parte da gestão do prefeito Léo Moraes, tem como objetivo trazer mais agilidade para o usuário realizar recargas por diversas formas de pagamento, como PIX, por exemplo.

Conforme a diretora de Transportes da Semtran, Adriana Rosa de Souza, a Secretaria tem um cronograma de 90 dias que está sendo seguido.

Segundo ela, como a empresa que gerencia o novo sistema é diferente da atual, não será possível transferir o saldo de um sistema para o outro. Por isso, a orientação é não carregar o cartão com grandes valores. “Em maio e junho de 2025, será feito um recadastramento obrigatório, que poderá ser feito totalmente pela internet, sem sair de casa. Neste cadastro, será possível optar se quer o cartão físico e já vai para uma aba para agendar a retirada do cartão ou se quer o virtual, que gera na hora e já poderá passar no validador no próprio celular”, explicou.

Prefeitura de Porto Velho anuncia modernização do sistema de bilhetagem com versão digital no transporte coletivo - News RondôniaSecretaria segue um cronograma de 90 dias para a migração

A partir de 1º de julho de 2025, o novo sistema começará a funcionar. Os usuários poderão:

– Fazer recargas online;

– Pagar a passagem com Pix, que gera um QR Code na hora;

-Fazer o cadastramento de gratuidades e biometria facial on-line (sem precisar ir a um ponto de atendimento);

-Usar o cartão virtual direto no celular.

Vantagens do sistema de bilhetagem digital (chamado Sistema ABT):

– Os dados ficam seguros na nuvem e não são armazenados em aparelhos físicos, o que reduz riscos de fraudes;

– Atualizações e manutenções são feitas remotamente, sem precisar trocar equipamentos;

– É mais moderno e fácil de integrar com outros sistemas.

O secretário da Semtran, Iremar Lima, destacou o compromisso da Prefeitura em manter o transporte acessível e eficiente, priorizando a integração do sistema e o benefício econômico para os moradores da capital rondoniense. “A migração para um novo do sistema de bilhetagem visa garantir mais segurança e acessibilidade para os usuários. Certamente a modernização vai melhorar ainda mais para os usuários do transporte coletivo na capital”, disse.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Autoridades buscam alternativas para solucionar fechamentos nos cruzamentos da BR 364

Autoridades buscam alternativas para solucionar fechamentos nos cruzamentos da BR 364

A reunião teve como objetivo viabilizar medidas alternativas legais e seguras para lidar com a interdição da via.
L
Defesa de Bolsonaro pede para acompanhar acareação entre Mauro Cid e Braga Netto no STF

Defesa de Bolsonaro pede para acompanhar acareação entre Mauro Cid e Braga Netto no STF

Ambos são réus na ação penal da trama golpista
L
Fim do conflito entre Irã e Israel depende de atuação dos EUA

Fim do conflito entre Irã e Israel depende de atuação dos EUA

Declaração é do pesquisador da FGV Leonardo Paz
L
Presidente da FIERO participa da 62ª sessão da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança do clima (SB62) em Bonn

Presidente da FIERO participa da 62ª sessão da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança do clima (SB62) em Bonn

Evento em Bonn discute caminhos para o financiamento climático global, e Rondônia marca presença com representantes do setor industrial na preparação para a COP30, que ocorrerá no Brasi
L
Comida ruim, ônibus quebrado e dinheiro gasto em feira: estudantes da UNIR fazem ato contra a Reitoria

Comida ruim, ônibus quebrado e dinheiro gasto em feira: estudantes da UNIR fazem ato contra a Reitoria

Estudantes denunciam abandono do Restaurante Universitário, falta de transporte e gastos considerados incompatíveis com a crise interna, como a participação da UNIR em feira agropecuária estadual.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia

Nesta segunda, às 17h, o Jovem News conversa com Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia. Liderança juvenil, valores e protagonismo dos jovens em destaque. Não perca!
L

Rede Sismográfica Brasileira destaca tremor de terra de 3.5 na escala Richter em Rondônia

O epicentro foi localizado nas proximidades de Ouro Preto do Oeste, mas o abalo foi sentido também em Ji-Paraná, Teixeirópolis, Jaru e Vale do Paraíso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Francisco Luis Nanci Fluminhan – Advogado

Nesta segunda-feira, dia 23, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe o advogado e professor universitário Francisco Luis Nanci Fluminhan para uma análise esclarecedora sobre o direito médico.
L

Bolívia: Andrónico Rodrigues repudia a violência política no país e afirma que os bolivianos desejam paz e emprego

Para Andrónico, sem essa estabilidade política, a Bolívia não avançará.
L

Porto-velhenses podem opinar onde creches noturnas devem ser instaladas

Formulário foi disponibilizado para compreender melhor a demanda da população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Objetivo é reconhecer cidades e estados que alcançarem metas
L
Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

JAIME BAGATTOLI: Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

Segundo o senador, os profissionais deverão iniciar os trabalhos a partir do fim de julho.
L

Deputada Dra. Taíssa reforça defesa da criação de novos municípios em Rondônia

Audiência reuniu autoridades federais, estaduais e moradores de distritos rondonienses em um marco pela busca da emancipação.
L

Deputado Alan Queiroz institui capelania escolar voluntária na rede pública de Rondônia

Lei sancionada garante apoio espiritual e emocional a estudantes e educadores, com atuação de voluntários capacitados nas escolas estaduais.
L

Cláudia de Jesus participa da entrega de carro para unidade de saúde de Alvorada do Oeste

Parlamentar autorizou a liberação de emenda no valor de R$ 100 mil para a prefeitura.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso baleado durante troca de tiros com BPTAR morre no Hospital

Criminoso baleado durante troca de tiros com BPTAR morre no Hospital

Durante a ação o suspeito acabou baleado e socorrido na própria viatura da PM ao Hospital João Paulo II, mas devido a gravidade foi a óbito.
18
Criminoso é baleado durante troca de tiros com a PM na zona leste

Criminoso é baleado durante troca de tiros com a PM na zona leste

Segundo as primeiras informações, o indivíduo estaria armado quando foi abordado pela guarnição, no entanto, teria reagido, havendo troca de tiros.
16
Polícia Civil de Rondônia prende mulher suspeita de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil de Rondônia prende mulher suspeita de tentativa de homicídio em Ariquemes

O crime ocorreu no dia 8 de junho, após um desentendimento durante uma festa em um Clube de Ariquemes.
12
Polícia Civil de Rondônia esclarece homicídio em Ariquemes e prende suspeito em flagrante

Polícia Civil de Rondônia esclarece homicídio em Ariquemes e prende suspeito em flagrante

A vítima, W.C.M., de 23 anos, foi encontrada sem vida dentro de um Fiat Fiorino, com múltiplas perfurações por disparos de arma de fogo. O veículo utilizado no crime havia sido furtado momentos antes do pátio de uma empresa local.
10
Motociclista sofre queda após perder controle em quebra-molas

Motociclista sofre queda após perder controle em quebra-molas

Com o impacto, o motociclista foi arremessado a cerca de 50 metros do ponto da queda.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Botafogo avança às oitavas da Copa do Mundo de Clubes apesar de derrota para o Atlético de Madrid

Botafogo avança às oitavas da Copa do Mundo de Clubes apesar de derrota para o Atlético de Madrid

Alvinegro sofre revés de 1 a 0 para o Atlético de Madrid
L
Seleção Brasileira Feminina de Basquete define 12 convocadas para a AmeriCupW no Chile

Seleção Brasileira Feminina de Basquete define 12 convocadas para a AmeriCupW no Chile

Estreia do Brasil será no próximo sábado (28) contra a Argentina
L
Intenção de Consumo das Famílias registra alta de 0,5% em junho, mas cautela persiste

Intenção de Consumo das Famílias registra alta de 0,5% em junho, mas cautela persiste

Na comparação com ano passado, o índice teve queda de -1,3%
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): LUCAS ARAUJO PEREIRA

OUTORGA DO DIREITO DE USO E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): AUREO RIBEIRO COSTA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga: AUREO RIBEIRO COSTA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO
L

Requerimento de Outorga: CARLOS ROBERTO DELOGO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS
L
Analistas geopolíticos debatem motivos e impactos da entrada dos EUA no conflito Irã-Israel

Analistas geopolíticos debatem motivos e impactos da entrada dos EUA no conflito Irã-Israel

Oficialmente, motivo da guerra é impedir programa nuclear iraniano
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.