QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação

Nesses primeiros dias de gestão, o município passou por uma verdadeira revolução, com ações importantes na capital e nos distritos

Por Augusto Soares / SMC / PMPV - 010

Publicado em 

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação - News Rondônia
Foto: Leandro Morais/ SMC

A infraestrutura de uma cidade é um setor primordial que tem tudo a ver com o cotidiano das pessoas, como a mobilidade urbana e o saneamento básico, entre outras políticas que impactam inclusive o setor produtivo e no fortalecimento da economia local, entre outras melhorias.

Nesses primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, o município de Porto Velho passou por uma verdadeira revolução e também fez muitas entregas na área de infraestrutura, que estão contribuindo efetivamente para uma cidade melhor e para o bem-estar da população.

“Nosso objetivo é tirar Porto Velho do atraso e projetá-la para o futuro. Temos pressa em implantar as melhorias necessárias em todos os setores para que as pessoas possam viver melhor”, destacou o prefeito Léo Moraes.

OBRAS

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação - News RondôniaSemob já realizou a limpeza de 12 quilômetros de canais

Para se ter uma ideia do volume de trabalho, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob) realizou a limpeza de 12 quilômetros de canais e abertura de valas para facilitar o escoamento das águas pluviais, reduzir os alagamentos e os transtornos à população.

A prefeitura também deu início às ações noturnas da Operação Tapa-Buracos. O reforço nas equipes de trabalho em turnos alternados é uma medida da nova gestão, que busca melhorar as condições das ruas e garantir mais segurança no trânsito para motoristas e pedestres.

“Estamos cumprindo o planejamento estratégico da gestão, conforme determinado pelo prefeito Léo Moraes. Nosso objetivo é entregar muito mais. A população merece”, comentou o titular da Semob, Geraldo Sena.

Depois de mais de um ano parada por conta de um erro técnico no projeto original, a obra da rua Capão da Canoa, na zona Leste de Porto Velho, foi finalmente retomada. A notícia trouxe alívio para os moradores do bairro Três Marias, que há muito aguardavam melhorias na infraestrutura local.

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação - News RondôniaRuas do bairro Ayton Senna recebem asfalto

As ruas Pirituba e Canindé, que iniciam no bairro Airton Senna e terminam no bairro Marcos Freire, também receberam uma série de intervenções importantes, incluindo limpeza, encascalhamento, preparação do solo, base, sub-base e pavimentação. O trabalho ainda contemplará a instalação de meio-fio e sarjeta, garantindo maior durabilidade e eficiência na drenagem das vias.

As ruas do Parque Amazônia, região que fica na zona Leste de Porto Velho, onde atualmente moram aproximadamente 3 mil famílias também estão recebendo a pavimentação. Essa obra já contava com recursos de mais de R$ 8 milhões provenientes do Governo Federal, porém estava travada por conta que imbróglios judiciais, sendo necessária uma intervenção da Prefeitura de Porto Velho que, em apenas 35 dias de gestão, conseguiu destravar o processo e dar início à contratação do serviço por empresa especializada. Além do asfalto, o serviço contempla a realização do trabalho de drenagem, construção de sarjetas e instalação de sinalização de trânsito, transformando a realidade dos moradores do Parque Amazônia. Estão incluídas na Ordem de Serviço as ruas: Eça de Queiroz, Tucupi, Palheteiro, Bakuri, Guajuvira, Freijó, Jacarandá, Seringueira e Monguba.

SEMUSB

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação - News RondôniaOperação Cidade Limpa, que vem sendo realizada desde o primeiro dia da gestão Léo Moraes

O grande destaque da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) foram as ações da Operação Cidade Limpa, que vem sendo realizada desde o primeiro dia da gestão Léo Moraes e já mudou radicalmente o visual da cidade. Como resultado de todo esforço, mais de 50 mil toneladas de lixo e entulhos foram recolhidas.

“Estamos com equipes espalhadas por diversos setores da capital e até nos distritos. Nossa cidade e as localidades mais distantes merecem ser bem cuidados. Esse é o desejo do prefeito Léo Moraes e essa é a nossa missão”, destacou o secretário Giovanni Marini, titular da Semusb.

As ações da Semusb incluem limpeza, roço, varrição manual e mecanizada, rastelagem, raspagem da terra acumulada na margem das vias, recolhimento de materiais inservíveis, desobstrução do sistema de drenagem, limpeza de cemitérios, praças, quadras esportivas e mercados públicos, entre outras ações que, além de mudarem a estética da cidade, reduzem os riscos de doenças à população.

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação - News RondôniaSemusb já instalou mais de 30 ecobueiros nas bocas de lobos que estão sendo desobstruídas

O secretário ressaltou que a limpeza de igarapés, bocas de lobo e da rede de drenagem é fundamental para garantir a eficiência de todo o sistema, evitar alagações, transtornos e doenças. Ele também destacou a importância do retorno do “Tatuzão”, que é um caminhão com equipamentos especiais para desbloquear o sistema de drenagem.

ECOBUEIROS

Entre as inovações, a Semusb já instalou mais de 30 ecobueiros nas bocas de lobos que estão sendo desobstruídas, de onde são retiradas toneladas de barro e lixo. Trata-se de grades de proteção como se fossem gaiolas, as quais evitam que a sujeira arrastada pelas águas da chuva obstrua novamente a drenagem.

“É uma solução inteligente, rápida e que vai trazer um grande resultado para toda a sociedade porto-velhense”, destacou o prefeito na ocasião

NÚMEROS

Capina e varrição manual – 2.333 quilômetros lineares de ruas contempladas;
Roçagem em praças, parques, viadutos, rotatórias e canteiros – 329 metros quadrados;
Varrição Mecanizada – 105 metros lineares de sarjeta;
Limpeza de Igarapés – 7.815 metros lineares;
Limpeza de Boca de Lobo – 312 unidades;
Desobstrução de Manilhas – 175 unidades.

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação - News RondôniaSemusb ainda realizou a limpeza em espaços de Feiras Livres

A Semusb ainda realizou a limpeza de caixas de gordura, mapeou e notificou 214 terrenos com acúmulo de lixo, limpeza em espaços de Feiras Livres, notificação de 350 terrenos baldios somente nos bairros Lagoa e Lagoinha, totalizando 85 mil metros quadrados.

“Seguimos trabalhando, atentos, empenhados e identificando lacunas deixadas pelo tempo e o descaso com o erário municipal”, completou Giovanni Marini.

EMDUR

Responsável por todo sistema de iluminação pública da capital rondoniense e dos distritos, além da manutenção de espaços públicos, como é o caso do Parque da Cidade, o trabalho da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) contribui de forma efetiva para com a segurança e o lazer dos munícipes.

Trabalhando com efetividade e celeridade, em poucos dias a Emdur restabeleceu a iluminação na avenida Santos Dumont (após 60 dias na escuridão); no Residencial Vila Verde; na BR-364, entre avenida Campos Sales e o Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), nas passarelas da mesma rodovia e na ponte sobre o rio Madeira, localizada na BR-319, sentido Humaitá, no Amazonas.

Setor de infraestrutura amplia frentes de trabalho em drenagem, limpeza e iluminação - News RondôniaEmdur restabeleceu a iluminação na BR-364, entre avenida Campos Sales e o Campus da Unir

“Também reabrimos o Parque da Cidade com várias melhorias, incluindo acesso gratuito à internet, duas quadras de areia (vôlei e beach tênis), mais áreas com grama natural, espaço para pets, limpeza do lago e passeios de caiaque, proporcionando mais lazer e conforto aos frequentadores do local”, informou o presidente da Emdur, Bruno Holanda.

OUTRAS AÇÕES DA EMDUR

Modernização para iluminação LED na comunidade São Sebastião;
Reativação e modernização de LED no Residencial Sevilha (BR-364);
Restabelecimento da iluminação do Ecoparque Pirarucu;
Revitalização, ornamentação e ampliação do sistema de iluminação pública na praça do Residencial Morar Melhor;
Manutenção completa na infraestrutura do local e revitalização da iluminação do Parque da Cidade;
Revitalização da iluminação pública no Poliesportivo Embratel.

“Por determinação do prefeito Léo Moraes, as praças Bagdá, Francisco Holanda e Vitor Emanuel passaram por uma revitalização completa, inclusive com melhorias na infraestrutura e segurança. Estamos proporcionando aos moradores dos bairros Panair, São João Bosco e Cidade Nova, espaços adequados para o lazer, convivência e prática de atividades ao ar livre para adultos e crianças”, finalizou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defesa Civil Municipal participa da 3ª Feira de Conscientização e Prevenção às Queimadas

Queimadas deixam sequelas, seja no meio ambiente ou na saúde do povo, principalmente crianças e idosos, e a conscientização é fundamental
L

Ações integradas garantem mais segurança no transporte escolar em Rondônia

Durante as ações, são verificados documentos do veículo e do condutor, além das condições estruturais dos automóveis
L

Fiscalização em empresas de vistoria veicular reforça a segurança dos motoristas em Rondônia

A Portaria 2.599/2015 estabelece as diretrizes das instalações físicas das empresas credenciadas para ofertar serviço de vistoria veicular
L

José Tiago Zanini Marques: inovação, tradição e cuidado no setor funerário

Representante da Angelos Prever destaca a importância do planejamento e o uso da tecnologia para garantir uma despedida digna e tranquila
L

Renato Silva Júnior: liderança, paixão por vendas e visão de futuro no comércio rondoniense

Gerente comercial da MS Comercial compartilha sua trajetória e aponta caminhos para o crescimento no setor
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Rede BNI Rondônia lança segundo grupo em Porto Velho no dia 1º de julho

Lançamento do BNI Mamoré acontece no Restaurante Maré e marca um novo capítulo para o networking empresarial em Rondônia.
L
Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Com relatório do Coronel Chrisóstomo Congresso derruba aumento do IOF e impede alta de imposto sobre crédito, câmbio e investimentos

Em votação expressiva, parlamentares reagem à medida do governo e evitam impacto no bolso da população; Chrisóstomo teve papel de destaque na articulação.
L

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial – Amigos

Encontro de elegância e amizade no Chá Colonial do Lions Clube Cacoal Centro reúne personalidades em tarde inesquecível no Catuaí Hotel
L

Paraíso Natural: Praia do Madeiro, um refúgio encantador em Pipa (RN)

Beleza natural, golfinhos e charme rústico fazem da Praia do Madeiro um refúgio imperdível no litoral do Rio Grande do Norte
L

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Projeto de lei complementar segue para a Câmara e redistribui vagas com base no Censo de 2022, sem retirada de assentos de nenhum estado
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves entrega certificados durante execução de cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Cursos foram realizados com estudantes da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho.
L

Eyder Brasil busca em Manaus aliança para fortalecer segurança nas fronteiras

Como presidente da Comissão de Segurança, deputado participou de sessão na Assembleia do Amazonas para debater integração contra o crime organizado na divisa dos estados
L
Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto cria identificação provisória para moradias em áreas irregulares e garante acesso a serviços essenciais, promovendo dignidade e inclusão social.
L
Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

É mais um ano que o recurso da parlamentar é destinado para a instituição.
L

Agricultura familiar em Machadinho do Oeste é fortalecida com investimentos da deputada Cláudia de Jesus

Com o valor total de aproximadamente R$ 140 mil, duas associações rurais foram beneficiadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a tiros em prédio abandonado na região central de Porto Velho

O Samu foi acionado e confirmou o óbito.
18

Motociclista tenta fugir de abordagem e polícia apreende mais de 59 quilos de drogas em Nova Mutum

Diante da fundada suspeita, a equipe emitiu ordem de parada ao condutor, utilizando sinais luminosos e sonoros.
12

URGENTE: Equipe do sgt Machado prende vendedor condenado ha 14 anos por estupr0 de vulnerável

De acordo com as primeiras informações, a equipe recebeu determinação judicial, e localizou o suspeito enquanto trabalhava em uma loja na Avenida Amazonas com Mamoré, zona leste da capital
16
Carro derruba poste depois de capotar próximo de presídio em Porto Velho

URGENTE: Carro derruba poste depois de capotar próximo de presídio em Porto Velho

O grave acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), na Estrada da Penal, em frente ao presídio Aruana em Porto Velho.
10
Criança de 7 anos é atropelada por carro na frente da igreja

CRISTAL DA CALAMA: Criança de 7 anos é atropelada por carro na frente da igreja

Aconteceu na noite desta quarta-feira (25).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho adere à Prova Nacional Docente (PND), promovida pelo MEC

Ferramenta vai auxiliar na seleção de professores para a rede municipal de ensino, sem substituir concursos ou processos próprios do município
L

Prefeitura de Porto Velho fortalece escoamento da produção rural com apoio logístico

Produtores economizam com o transporte de escoamento da produção, e podem investir no crescimento da lavoura
L

Final de Semana Sustentável tem início nesta sexta-feira com programação voltada a educação ambiental

Serão realizados atendimentos ao público com serviços oferecidos pela Sedam, distribuição gratuita de mudas e materiais informativos
L

Feira do Empreendedor movimenta economia local com nova edição nesta sexta-feira (27), em Porto Velho

Com 19 edições, a feira destaca pequenos negócios e reúne produtos variados
L

Jogos Intermunicipais Socioeducativos promovem inclusão e ressocialização de adolescentes em Rondônia

Os Jogos envolvem uma série de atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais
L

Sustentabilidade em Rondônia é fortalecida durante apresentação do Programa Rural Sustentável

Em Rondônia, o projeto fortalece as cadeias produtivas do café e dos peixes redondos
L

Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior

Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos.
L

Curso de Avaliação Atuarial reforça a qualificação técnica de servidores e aprimora a gestão previdenciária em Porto Velho

Formação promovida pelo Ipam reuniu servidores efetivos nesta quarta e quinta-feira (25 e 26).
L

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem hoje parcela de R$ 200

Valores são depositados em contas abertas automaticamente na Caixa.
L

Sistema ComCard deixa de valer a partir da próxima semana; baixe o novo aplicativo

O novo sistema passa a operar a partir da próxima terça-feira (1º).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.