QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Professora de Cabixi (RO) tem projeto apoiado pelo Sicredi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Rondônia

Iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa A União Faz a Vida promoveu igualdade racial na escola e na comunidade, ganhando destaque estadual.

Por Soma Comunicação - 30

Publicado em 

O trabalho da professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, no município de Cabixi (RO), foi reconhecido oficialmente pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) com a entrega de um Voto de Louvor, concedido em Sessão Solene realizada nesta quarta-feira (09), no auditório da ALE-RO. A homenagem foi resultado de uma indicação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR/RO), em razão das ações de impacto social e educativo promovidas por meio do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de educação do Sicredi.

A proposta nasceu no início do ano letivo de 2024, quando a professora identificou entre seus alunos relatos de bullying e discriminação. “Logo me aflorou o desejo de trabalhar algo que enfrentasse essa problemática da sala de aula”, explica Kerlen. Apoiada por experiências anteriores com o PUFV, ela estruturou um projeto com o tema: “Diversidade Cultural: a importância das comunidades quilombolas e indígenas nos dias atuais”, que passou a guiar as atividades pedagógicas ao longo de todo o ano.

Por meio do projeto, os estudantes desenvolveram habilidades socioemocionais como empatia, respeito às diferenças, aceitação e valorização da diversidade. Com apoio da comunidade escolar e de diversos parceiros – entre psicólogos, profissionais da saúde, fotógrafos, mestres de capoeira e lideranças indígenas – o projeto foi integrado ao conteúdo de todas as disciplinas e vivenciado durante todo o ano letivo. “Vivenciamos, com outras etnias, as dificuldades e a beleza de sermos diferentes culturalmente. Foi uma verdadeira construção coletiva de saberes”, conta a educadora.

Ela também fez questão de agradecer. “É uma honra representar o município de Cabixi. Agradeço especialmente ao Sicredi, ao município, e a todos os parceiros que fizeram parte desse caminho. Esse projeto não foi feito em um dia, tivemos altos e baixos, mas ele foi trabalhado em todas as disciplinas e por toda a comunidade escolar”.

Presente no evento, o gerente do Sicredi em Porto Velho, Michel Alisson, destacou os esforços da cooperativa com a educação com o Programa A União Faz a Vida que completa 30 anos em 2025. “O PUFV chegou a Rondônia em 2020 com o objetivo de formar educadores para multiplicar conhecimento. Estamos presentes em cinco municípios do estado com esse programa, e Cabixi está sendo reconhecido por uma atuação inspiradora. Para nós, é uma grande satisfação mostrar a força do Sicredi e o quanto estamos inseridos na comunidade através dessas iniciativas”, disse o gerente.

A entrega do Voto de Louvor foi intermediada pelo defensor público e presidente do CEPIR/RO, Fábio Roberto de Oliveira Santos, que destacou o valor simbólico da homenagem. “O projeto da professora Kerlen reflete o poder transformador da educação pública. Ele mostra como uma atividade pedagógica, conectada a parceiros e feita com dedicação, pode construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, com mais amor e respeito. Essa iniciativa traz um exemplo vivo do que é possível quando educadores e instituições como o Sicredi, a Defensoria Pública e os conselhos municipais se unem por um propósito comum” afirmou.

Sobre o PUFV

Criado pelo Sicredi há 30 anos, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio da metodologia da aprendizagem baseada em projetos. Presente em mais de 780 municípios brasileiros, o programa já impactou mais de 5,3 milhões de estudantes e cerca de 250 mil educadores.

Sobre a Cooperativa

A cooperativa Sicredi Univales MT RO atua no estado de Rondônia e região noroeste de Mato Grosso e conta com mais de 130 mil associados e quase 680 colaboradores. Ao longo de 32 anos vem contribuindo para a construção de uma sociedade mais próspera, apoiando o desenvolvimento das regiões onde está inserida. Com forte participação de lideranças, são 144 coordenadores de 74 núcleos, 9 conselheiros de administração e 6 conselheiros fiscais. A cooperativa está presente em 34 municípios, sendo 14 em Mato Grosso com 17 agências, e 20 em Rondônia com 24 agências.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 253 municípios e possui 350 agências, para o atendimento a mais de 1,458 milhão de associados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

Empresa amplia cobertura e ajusta rotas para manter regularidade do serviço em bairros urbanos e distritos ribeirinhos.
L
Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Valores arrecadados com inscrições foram convertidos em cestas básicas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
L
Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho instala lixeiras pet com sacolas descartáveis em espaços públicos para reforçar limpeza urbana e cuidados com animais.
L
Rondônia registra queda histórica em crimes com políticas integradas de segurança

Rondônia registra queda histórica em crimes com políticas integradas de segurança

Governador Marcos Rocha destaca investimentos em tecnologia, operações e capacitação das forças de segurança em 2025.
L
Volvo Cars anuncia retorno de Thomas Ingenlath ao comando de design

Volvo Cars anuncia retorno de Thomas Ingenlath ao comando de design

Executivo retorna para liderar a organização global de design
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Primeiro imóvel em Rondônia: o que avaliar antes de comprar

Comprar o primeiro imóvel exige planejamento financeiro, análise da localização e atenção à documentação. Veja o que considerar em Rondônia.
L
Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Proprietários devem observar o último dígito da placa para evitar multas e irregularidades
L
Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas intensas, alagamentos e ventanias na capital
L
Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Novo abatimento médio de 11,8% na tarifa de energia já está em vigor para inscritos no CadÚnico e amplia a inclusão energética no Brasil.
L
Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Agência identificou larvas e fragmentos de insetos em lote do produto e proibiu fabricação, venda e consumo após comunicação de irregularidades pela empresa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Ex-presidente fará tomografia e ressonância magnética do crânio por determinação do STF.
L
OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

Conselho Permanente se divide entre apoio e críticas à ação militar dos EUA na Venezuela, expondo polarização diplomática no continente.
L
Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Requerimento cobra ampliação imediata de vagas e convocação da 2ª turma da Acadepol para enfrentar déficit histórico e reforçar a segurança em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Recurso destinado pela deputada Dra. Taíssa Sousa fortalece a saúde municipal em Seringueiras, garantindo renovação de materiais e melhor estrutura de atendimento à população.
L
Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa destina R$ 70 mil para novos equipamentos hospitalares na UBS do distrito, ampliando acesso à saúde e atendimento local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente ocorreu em cruzamento; vítima foi socorrida e encaminhada a unidade de saúde.
12
Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Mulher foi atingida ao tentar pegar cachorro; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Subtítulo: Colisão ocorreu durante manobra de ultrapassagem; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Colisão ocorreu quando veículo saia de oficina; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
14
Filho é preso após ameaçar e xingar própria mãe na zona leste de Porto Velho

Filho é preso após ameaçar e xingar própria mãe na zona leste de Porto Velho

Homem de 46 anos descumpriu medida protetiva e foi detido pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO-ELETIVA: FEDERAÇÃO DE PETECA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Escola Padre Mario Castagna – Av. Campos Sales nº 395 – bairro Areal – Porto Velho/RO
L
I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

Festival literário em Porto Velho destaca a literatura amazônica e reconhece autores, ilustradores e instituições culturais.
L
Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Instalações científicas, incluindo o Centro de Matemática, foram afetadas por ataques durante operação militar dos EUA.
L
Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Brasileiros enfrentam adversários do top 10 mundial nesta quinta-feira no Catar; partidas terão transmissão ao vivo.
L

Hospitais inteligentes do SUS: Lula anuncia rede nacional

Com investimento de R$ 4,8 bilhões, governo cria rede de hospitais e UTIs inteligentes no SUS, com uso de inteligência artificial, telemedicina e foco no acesso da população mais vulnerável.
L

Requerimento da Licença Ambiental: WENIS PESSOA ALVES

LICENÇA AMBIENTAL  PRÉVIA E A LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAPP)
L
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Cidade Alta

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Cidade Alta

Acidente ocorreu na Avenida 25 de Agosto; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
12
Polícia Militar prende traficante que tentou descartar maconha em Vilhena

Polícia Militar prende traficante que tentou descartar maconha em Vilhena

Abordagem a usuário de drogas levou à descoberta de ponto de tráfico no bairro Cristo Rei; homem não falou à polícia.
16
Idoso é encontrado morto em casa na zona rural de Vilhena; suspeita é de infarto

Idoso é encontrado morto em casa na zona rural de Vilhena; suspeita é de infarto

Carlos Alberto Matavelli, de 60 anos, vivia sozinho e foi localizado por vizinho; corpo não apresentava sinais de violência.
18
Ladrão é preso em Vilhena após furtar fiação para pagar dívida a receptador

Ladrão é preso em Vilhena após furtar fiação para pagar dívida a receptador

Suspeito de 22 anos tentou fugir da polícia com bicicleta elétrica, mas acabou detido; receptador segue foragido.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.