SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

Professora de Cabixi (RO) tem projeto apoiado pelo Sicredi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Rondônia

Iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa A União Faz a Vida promoveu igualdade racial na escola e na comunidade, ganhando destaque estadual.

Por Soma Comunicação - 30

Publicado em 

O trabalho da professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, no município de Cabixi (RO), foi reconhecido oficialmente pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) com a entrega de um Voto de Louvor, concedido em Sessão Solene realizada nesta quarta-feira (09), no auditório da ALE-RO. A homenagem foi resultado de uma indicação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR/RO), em razão das ações de impacto social e educativo promovidas por meio do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de educação do Sicredi.

A proposta nasceu no início do ano letivo de 2024, quando a professora identificou entre seus alunos relatos de bullying e discriminação. “Logo me aflorou o desejo de trabalhar algo que enfrentasse essa problemática da sala de aula”, explica Kerlen. Apoiada por experiências anteriores com o PUFV, ela estruturou um projeto com o tema: “Diversidade Cultural: a importância das comunidades quilombolas e indígenas nos dias atuais”, que passou a guiar as atividades pedagógicas ao longo de todo o ano.

Por meio do projeto, os estudantes desenvolveram habilidades socioemocionais como empatia, respeito às diferenças, aceitação e valorização da diversidade. Com apoio da comunidade escolar e de diversos parceiros – entre psicólogos, profissionais da saúde, fotógrafos, mestres de capoeira e lideranças indígenas – o projeto foi integrado ao conteúdo de todas as disciplinas e vivenciado durante todo o ano letivo. “Vivenciamos, com outras etnias, as dificuldades e a beleza de sermos diferentes culturalmente. Foi uma verdadeira construção coletiva de saberes”, conta a educadora.

Ela também fez questão de agradecer. “É uma honra representar o município de Cabixi. Agradeço especialmente ao Sicredi, ao município, e a todos os parceiros que fizeram parte desse caminho. Esse projeto não foi feito em um dia, tivemos altos e baixos, mas ele foi trabalhado em todas as disciplinas e por toda a comunidade escolar”.

Presente no evento, o gerente do Sicredi em Porto Velho, Michel Alisson, destacou os esforços da cooperativa com a educação com o Programa A União Faz a Vida que completa 30 anos em 2025. “O PUFV chegou a Rondônia em 2020 com o objetivo de formar educadores para multiplicar conhecimento. Estamos presentes em cinco municípios do estado com esse programa, e Cabixi está sendo reconhecido por uma atuação inspiradora. Para nós, é uma grande satisfação mostrar a força do Sicredi e o quanto estamos inseridos na comunidade através dessas iniciativas”, disse o gerente.

A entrega do Voto de Louvor foi intermediada pelo defensor público e presidente do CEPIR/RO, Fábio Roberto de Oliveira Santos, que destacou o valor simbólico da homenagem. “O projeto da professora Kerlen reflete o poder transformador da educação pública. Ele mostra como uma atividade pedagógica, conectada a parceiros e feita com dedicação, pode construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, com mais amor e respeito. Essa iniciativa traz um exemplo vivo do que é possível quando educadores e instituições como o Sicredi, a Defensoria Pública e os conselhos municipais se unem por um propósito comum” afirmou.

Sobre o PUFV

Criado pelo Sicredi há 30 anos, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio da metodologia da aprendizagem baseada em projetos. Presente em mais de 780 municípios brasileiros, o programa já impactou mais de 5,3 milhões de estudantes e cerca de 250 mil educadores.

Sobre a Cooperativa

A cooperativa Sicredi Univales MT RO atua no estado de Rondônia e região noroeste de Mato Grosso e conta com mais de 130 mil associados e quase 680 colaboradores. Ao longo de 32 anos vem contribuindo para a construção de uma sociedade mais próspera, apoiando o desenvolvimento das regiões onde está inserida. Com forte participação de lideranças, são 144 coordenadores de 74 núcleos, 9 conselheiros de administração e 6 conselheiros fiscais. A cooperativa está presente em 34 municípios, sendo 14 em Mato Grosso com 17 agências, e 20 em Rondônia com 24 agências.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 253 municípios e possui 350 agências, para o atendimento a mais de 1,458 milhão de associados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo para desconto máximo da anuidade da OAB RO termina nesta sexta

Prazo para desconto máximo da anuidade da OAB RO termina nesta sexta

Advogados e advogadas têm até 30 de janeiro para quitar a anuidade 2026 à vista e garantir o maior abatimento oferecido pela Seccional de Rondônia.
L
Agricultores familiares recebem benefícios em mutirão do governo de RO

Agricultores familiares recebem benefícios em mutirão do governo de RO

Ação integrada facilita acesso a políticas públicas e atende cerca de 100 pessoas em Porto Velho e região.
L
Projeto da Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho

Projeto da Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho

Aprovação técnica pela Caixa libera licitação e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres no município.
L
Nota de falecimento: Morre projetista João Campos Prestes aos 65 anos

Nota de falecimento: Morre projetista João Campos Prestes aos 65 anos

Profissional da arquitetura faleceu no domingo (25) e será velado e sepultado em Porto Velho.
L
CadÚnico itinerante: Semias leva atendimento ao Baixo Madeira

CadÚnico itinerante: Semias leva atendimento ao Baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho realizará ação do Cadastro Único em comunidades ribeirinhas para garantir acesso a programas sociais e atualizar dados de famílias em situação de vulnerabilidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Calendário segue o número final do cartão de benefício e os depósitos para quem recebe acima de um salário mínimo iniciam na próxima semana.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

O processo seletivo para o primeiro semestre oferece bolsas de estudo em instituições privadas e exige que os candidatos tenham participado das edições recentes do Enem.
L
Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

A identidade visual do Mundial une referências à bandeira do Brasil e ao empoderamento feminino, com o slogan GO EPIC marcando o início da contagem regressiva no Rio.
L
Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 6

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 6

O cronograma de pagamentos do programa atende beneficiários nesta segunda-feira com um valor médio de R$ 697,77 incluindo os adicionais para crianças, gestantes e nutrizes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Deputada estadual destacou diálogo com lideranças locais e conheceu projetos voltados à proteção de mulheres e à inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte.
L
Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Deputado promove pit stop de conscientização sobre saúde mental e reforça a importância do cuidado emocional, do diálogo e da prevenção junto à população.
L
Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Em visita ao distrito de Candeias do Jamari, deputada ouviu moradores e produtores rurais, reforçando a defesa por melhorias em infraestrutura, serviços básicos e fortalecimento da produção local.
L
Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Deputada estadual apresentou indicação ao Governo de Rondônia para implantação de um Centro de Diagnóstico de Imagem, ampliando exames do SUS e reduzindo filas no município.
L
Ieda Chaves: Corumbiara recebe R$ 2,4 milhões em investimentos

Ieda Chaves: Corumbiara recebe R$ 2,4 milhões em investimentos

Deputada estadual cumpriu agenda no município, acompanhou entrega de implementos agrícolas, dialogou com a comunidade e recebeu reconhecimento por ações no setor produtivo e no esporte.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

O cadáver foi localizado no final da Rua Santos Dumont, em Ji-Paraná, em uma área de difícil acesso; a Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.
18
Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

A intervenção rápida de uma guarnição em Ji-Paraná evitou que um homem disparasse contra a própria cabeça neste domingo; ele foi conduzido à delegacia por posse ilegal de arma.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pirelli lança terceira geração do Scorpion para SUVs

Pirelli lança terceira geração do Scorpion para SUVs

Projeto utiliza novos compostos, processos virtuais e foco em desempenho em diferentes condições
L

Requerimento da Licença Ambiental: VALE COMPANY ARIQUEMES LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Rondônia intensifica a vigilância contra a hanseníase, supera metas nacionais e lança webdocumentário inédito que resgata a história da doença e combate o estigma no estado.
L
Dragon Ball Super retorna com novo anime: Galactic Patrol

Dragon Ball Super retorna com novo anime: Galactic Patrol

Após oito anos em hiato, Toei Animation confirma a continuação de Dragon Ball Super com adaptação do arco Galactic Patrol, que apresenta o vilão Moro e novas aventuras de Goku e Vegeta.
L
PATAMO recaptura foragido da Justiça após saída de ponto de tráfico no Setor 7

PATAMO recaptura foragido da Justiça após saída de ponto de tráfico no Setor 7

O homem, que inicialmente forneceu um nome falso aos policiais, confessou possuir passagens por furto e receptação na comarca de Cacoal antes de ser levado ao presídio de Jaru.
10
WhatsApp prepara assinatura para usar o app sem anúncios; entenda

WhatsApp prepara assinatura para usar o app sem anúncios; entenda

Indícios encontrados no código do mensageiro sugerem que a Meta estuda um plano pago para uso do WhatsApp sem anúncios na aba Atualizações, mas ainda não há anúncio oficial.
L
PATAMO prende homem e recupera objeto furtado antes de denúncia do dono

PATAMO prende homem e recupera objeto furtado antes de denúncia do dono

O suspeito foi flagrado durante patrulhamento na madrugada de domingo carregando uma lavadora de alta pressão; ele confessou ter retirado o equipamento de uma oficina.
14
Dois amigos morrem eletrocutados em rede clandestina em Rondônia

Dois amigos morrem eletrocutados em rede clandestina em Rondônia

As vítimas realizavam manutenção em uma fiação irregular na zona rural quando sofreram a descarga elétrica fatal; o caso ocorreu no quilômetro 14 da RO-010.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.