Um dos principais objetivos do gestão estadual tem sido reduzir as filas de espera e aumentar o acesso a cirurgias e exames. Nos últimos três anos, dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontam que Rondônia realizou quase 18 mil cirurgias eletivas. Em 2024, mais de 8 mil procedimentos foram realizados, um número bem superior aos 3.799 de 2022 e 4.763 de 2023. Esse crescimento é resultado de medidas estratégicas adotadas pelo governo, como contratações e parcerias com instituições de saúde, que ampliaram a oferta de serviços médicos à população.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as iniciativas adotadas têm sido fundamentais para agilizar o atendimento à população: “Essas medidas têm sido decisivas para garantir que mais rondonienses tenham acesso a cirurgias e exames de forma mais rápida, além de contribuir para a melhoria das condições de atendimento”, ressaltou.

Além das cirurgias, a oferta de consultas e exames também foi ampliada. Em 2024, a Sesau registrou 651.389 atendimentos, distribuídos entre as macrorregiões de saúde e a Central Estadual de Regulação. Esse aumento no número de atendimentos é resultado de uma reorganização e intensificação das ações de regulação, que tem permitido mais agilidade e acesso aos serviços.
PARCERIAS
Segundo a Coordenadora de Regulação de Acesso ao Serviço de Saúde, Kênia Ribeiro Marinho, os dados refletem o impacto positivo das políticas adotadas pelo governo do estado: “As parcerias e a ampliação dos serviços têm garantido maior acesso à saúde, com resultados concretos na redução das filas de espera,” afirmou.
A oftalmologia foi uma das áreas que mais recebeu reforços em 2024, com a realização de 69.420 procedimentos por clínicas e hospitais parceiros. Além disso, a ortopedia foi a especialidade com maior número de cirurgias realizadas durante o triênio 2022-2024, totalizando 9.366 procedimentos, o que representou mais da metade das cirurgias feitas no período.