SÁBADO, 07/03/2026

Em destaque

A cada 17 horas, ao menos uma mulher foi vítima de feminicídio em 2024

Nove estados registraram 531 mortes por razão de gênero

Por ANA CRISTINA CAMPOS – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

A cada 17 horas, ao menos uma mulher foi vítima de feminicídio em 2024
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

A cada 17 horas, uma mulher morreu em razão do gênero em 2024 em nove estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados apontaram um total de 531 vítimas de feminicídios no ano passado.

Em 75,3% dos casos, os crimes foram cometidos por pessoas próximas. Se considerados somente parceiros e ex-parceiros, o índice é de 70%.

O novo boletim Elas Vivem: um caminho de luta, divulgado nesta quinta-feira (13), foi produzido pela Rede de Observatórios da Segurança, uma iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) dedicada a acompanhar políticas públicas de segurança, fenômenos de violência e criminalidade em nove estados.

Segundo o estudo, a cada 24 horas ao menos 13 mulheres foram vítimas de violência em 2024 nos nove estados. Ao todo, foram registradas 4.181 mulheres vitimadas, representando um aumento de 12,4% em relação a 2023, quando o estado do Amazonas ainda não fazia parte deste monitoramento. O estado juntou-se à Rede em janeiro do ano seguinte.

“Continuamos chamando atenção, ano após ano, para um fenômeno muito maior do que essa amostragem, que foi normalizado pela sociedade e pelo poder público como apenas mais uma pauta social. E por isso os números seguem aumentando, enquanto as políticas de assistência estão sendo fragilizadas”, observa a organização.

“Apesar de importantes avanços ao longo dos anos com a institucionalização dos mecanismos de proteção às mulheres, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a Lei Maria da Penha e a tipificação do feminicídio como crime – que deveriam estar mais consolidados e dotados de melhores condições de funcionamento –, a violência contra mulheres e o feminicídio continuam sendo uma realidade alarmante em nosso país”, disse a pesquisadora Edna Jatobá, que assina o principal texto desta edição do relatório.

Confira o número de vítimas de violência e de feminicídios em cada estado em 2024:

Estado Vítimas de violência Feminicídios

Amazonas 604 33
Bahia 257 46
Ceará 207 45
Maranhão 365 54
Pará 388 41
Pernambuco 312 69
Piauí 238 36
Rio de Janeiro 633 63
São Paulo 1.177 144
Total 4.181 531

Amazonas

O estado aparece pela primeira vez no monitoramento da Rede de Observatórios. Com 604 casos, fica atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro em números de violência, superando estados mais populosos, como Bahia e Pernambuco. Foram registrados 33 feminicídios no estado, 15 deles por parceiros ou ex-parceiros.

No Amazonas, 84,2% das vítimas de violência sexual em 2024 tinha de 0 a 17 anos. Além disso, 97,5% não tiveram identificação de raça/cor. O estado registrou dois casos de transfeminicídio.

Bahia

O estado apresentou redução de 30,2% nos eventos de violência em um ano (de 368 para 257). Em 73,9% dos casos as vítimas não tiveram raça ou cor identificada. Entre os 46 feminicídios, 34 não tiveram essa informação.

A capital baiana, Salvador, foi a que mais registrou eventos, com 68 no total. A Bahia também teve 96 mortes de mulheres (feminicídio e homicídio). Nenhum transfeminicídio foi registrado.

Ceará

Os 207 casos registrados fizeram de 2024 o pior período em sete anos com relação à violência contra mulheres no Ceará. Em comparação com 2023, o aumento foi de 21,1%. Os feminicídios também aumentaram: de 42 para 45.

A maioria dos casos ocorreu com mulheres entre 18 a 39 anos. Parceiros e ex-parceiros cometeram 56 das violências. O estado também registrou um caso de transfeminicídio.

Maranhão

O Maranhão cresceu quase 90% na violência de gênero. O estado passou de 195 para 365 eventos violentos, sendo 151 cometidos por parceiros e ex-parceiros. Foram 54 assassinatos, sendo que 31 delas tinham entre 18 e 39 anos.

Quase 100% dos crimes não tiveram identificadas raça e cor (93,7% das ocorrências).

Pará

O Pará também registrou um crescimento alarmante sobre os eventos de violência: alta de 73,2% (de 224 para 388). A motivação dos casos majoritariamente não teve registro (81,3%), mas 63,4% dos crimes foram cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

As agressões registradas com uso de arma de fogo somaram 96 e com facas e objetos cortantes foram 95.

Pernambuco

O estado teve uma redução de 2,2% (de 319 para 312) nos casos de violência contra as mulheres. No entanto, Pernambuco ficou atrás apenas de São Paulo nas mortes de mulheres (feminicídio, transfeminicídio e homicídio), com 167 eventos.

Foi o segundo estado, entre os nove, com mais casos de feminicídio: 69 casos.

Piauí

O estado registrou crescimento de 17,8% nos crimes ligados a gênero (de 202 casos para 237). Teresina teve, disparadamente, o maior número de casos (101), seguida por Parnaíba (14). Foram 57 tentativas de feminicídios e 36 feminicídios.

A exemplo de outras regiões, o Piauí também teve problemas de transparência dos dados: 52,7% dos casos ficaram sem registro de motivações e 97,2% sem os marcadores social e étnico-racial, informações necessárias à compreensão do fenômeno e para o direcionamento de políticas públicas.

Rio de Janeiro

No Rio, os casos de violência de gênero cresceram de 621 para 633 em um ano – aumento de 1,9%. Do total, 197 crimes foram cometidos por parceiros ou ex-parceiros. Feminicídios e tentativas também registraram altos números: 63 e 261, respectivamente.

Foram registrados 103 casos de violência sexual/estupro. Do total de 64 eventos violentos, 13 foram cometidos por agentes da segurança pública.

São Paulo

São Paulo é a única região monitorada com mais de 1 mil eventos violentos contra mulheres em 2024. Foram 1.177 casos, um aumento de 12,4% em relação ao ano anterior.

A capital do estado teve os maiores números de casos: foram 149, seguida de São José do Rio Preto, com 66, e Sorocaba, com 42.

Entre as vítimas de violência com registro etário, 378 mulheres tinham de 18 a 39 anos – 422 não tiveram essa informação disponibilizada.

Foram registrados 144 feminicídios no estado, sendo 125 cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Petrobras descarta riscos para exportação apesar de conflito no Irã

Petrobras descarta riscos para exportação apesar de conflito no Irã

Companhia monitora volatilidade do petróleo, mas garante que rotas para Ásia não são afetadas pela guerra no Oriente Médio.
L
SGB publica novos dados sobre geologia e recursos minerais de Rondônia

SGB publica novos dados sobre geologia e recursos minerais de Rondônia

Mapas geológicos detalhados das regiões de Cacoal e Serra Azul ampliam conhecimento científico e destacam o potencial mineral do estado.
L
Jaru terá Centro Especializado em Reabilitação para Autistas

Jaru terá Centro Especializado em Reabilitação para Autistas

Investimento superior a R$ 10 milhões foi garantido pelo prefeito Jeverson Lima, em parceria com a deputada federal Sílvia Cristina, para construção de unidade referência em reabilitação no município.
L
De Rabisco a Papeletra: 25 anos de história

De Rabisco a Papeletra: 25 anos de história

No Agenda News, Paulo Lucas contou como a marca se tornou a papelaria mais encantadora de Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Empresários do setor de beleza em Rondônia poderão participar da maior feira do segmento nas Américas, em São Paulo, com apoio do Sebrae.
L
Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Correntistas e usuários do sistema brasileiro agora podem realizar compras em lojas físicas no país vizinho utilizando QR Code e conversão automática de moeda.
L

DESGOVERNO EM SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ? Prefeito turista e o “tigrinho” de R$13 milhões

Viagens custeadas com dinheiro público e um rombo milionário na saúde colocam a gestão municipal sob forte questionamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

Reflexão do jurista Ives Gandra aponta preocupação com o protagonismo institucional do Supremo e seus impactos na relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
L
Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Polícia Federal solicitou a mudança para segurança máxima citando o alto poder de influência do banqueiro nas investigações.
L
Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

O ministro declarou que as quebras de sigilo do celular do banqueiro chegaram ao Supremo apenas após a mudança de relatoria do caso.
L
Moraes vota para tornar Silas Malafaia réu por ataques a generais do Exército

Moraes vota para tornar Silas Malafaia réu por ataques a generais do Exército

O relator do caso no STF considerou que as ofensas proferidas pelo líder religioso possuem conexão com investigações sobre ataques a instituições e agentes públicos.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná

PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná

Foram apreendidos equipamentos eletrônicos pertencentes aos investigados.
10
Operação "Último Disparo" prende suposto matador de aluguel e apreende arsenal em Abunã

Operação “Último Disparo” prende suposto matador de aluguel e apreende arsenal em Abunã

Ação da Polícia Civil em Porto Velho desarticula grupo criminoso responsável por homicídio motivado por discussão no início do ano.
12
DHPP e 10º DP prendem acusados de homicídio em Nova Mutum

DHPP e 10º DP prendem acusados de homicídio em Nova Mutum

Dois homens foram presos durante ação conjunta pelo assassinato de Ronildo Pereira de Sales, morto a tiros após discussão.
14
Mulher é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Mulher é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Visitante de 22 anos foi flagrada pelo bodyscan com cerca de 100 porções de droga no estômago.
12
Furto de bicicleta termina com prejuízo a trabalhador em RO

Furto de bicicleta termina com prejuízo a trabalhador em RO

Câmeras de segurança registraram o momento em que um suspeito fingiu oferecer ajuda a um morador antes de subtrair o veículo no setor 01.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: J FERRARI LTDA (J F Funilaria e Pintura)

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Nota de pesar: Isa Soares da Silva

Carinhosamente conhecida como “Isinha”, era lembrada por sua personalidade alegre, forte e vaidosa, além de seu amor especial pela cor rosa, que refletia sua delicadeza e estilo.
L
CNA defende aumento da mistura de biodiesel para frear preço do diesel

CNA defende aumento da mistura de biodiesel para frear preço do diesel

Entidade propõe elevar percentual para 17% (B17) como estratégia para reduzir dependência do petróleo em meio à crise no Oriente Médio.
L
Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Conflito no Oriente Médio fechou espaço aéreo e impediu retorno de brasileiros e outros turistas desde o último domingo.
L
Nota de pesar: José Lourival Pereira Bittencourt

Nota de pesar: José Lourival Pereira Bittencourt

Familiares e amigos se despedem de “Tio Val”, lembrado pelo jeito simples, espontâneo e pelas amizades construídas ao longo da vida.
L
Nova 364 instala 31 radares para reforçar segurança na BR-364

Nova 364 instala 31 radares para reforçar segurança na BR-364

Equipamentos de fiscalização eletrônica estão sendo implantados entre Porto Velho e Vilhena para reduzir acidentes e coibir excesso de velocidade na principal rodovia de Rondônia.
L
Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Medicamento subcutâneo QFITLIA® reduz frequência de aplicações e promete maior adesão ao tratamento para mais de 14 mil brasileiros.
L
Operações nacionais prendem mais de 5 mil suspeitos de crimes contra mulheres

Operações nacionais prendem mais de 5 mil suspeitos de crimes contra mulheres

Ações coordenadas pelo Governo Federal mobilizaram milhares de agentes em todo o país e reforçam estratégias do Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio.
L
Espetáculo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne” estreia com temporada gratuita em Porto Velho

Espetáculo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne” estreia com temporada gratuita em Porto Velho

Peça do grupo Teatro Ruante propõe reflexão sobre violências enfrentadas por mulheres e terá apresentações gratuitas em março, com ingressos disponíveis pela plataforma Sympla a partir do dia 8.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.