QUINTA-FEIRA, 26/02/2026

Em destaque

Justiça prolonga uso da Força Nacional em incêndios na Amazônia Legal

Força permanecerá por mais 30 dias também no Pantanal

Por ANDREIA VERDÉLIO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Justiça prolonga uso da Força Nacional em incêndios na Amazônia Legal
MAYANGDI INZAULGARAT/IBAMA

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, prorrogou por 30 dias o uso da Força Nacional na região da Amazônia Legal e do Pantanal em ações de combate a incêndios florestais, de polícia judiciária e de perícia forense. A medida foi publicada nesta terça-feira (11) no Diário Oficial da União e vale para o período de 17 de março a 15 de abril de 2025.

Os profissionais de polícia Judiciária e de polícia técnico-científica da Força Nacional de Segurança Pública atuarão em apoio às polícias civis dos estados e à Polícia Federal na investigação e combate às causas de surgimento de incêndios por ação humana. O emprego dos agentes ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública e defesa social dos governos locais e da União, bem como com os órgãos e entidades públicas responsáveis pela proteção do meio ambiente.

Além dos brigadistas já mobilizados, o reforço no número de agentes foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flavio Dino, no segundo semestre do ano passado, bem como a criação de um orçamento de emergência para essas situações. O governo federal, os estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e os estados que abrigam o bioma do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) também devem ter planos emergenciais de ação educativa e de conscientização sobre o manejo integrado do fogo.

As decisões foram tomadas dentro das arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 743, 746 e 857 abertas por partidos políticos em 2020, no contexto do aumento de queimadas e de desmatamento durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ações foram abertas para avaliar a violação de direitos decorrentes da poluição, perda de biodiversidade e mudanças climáticas.

No ano passado, o período de seca foi marcado por incêndios florestais intensos em todo o território nacional. O Brasil registrou aumento de 79% de áreas queimada de seu território, entre janeiro e dezembro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com o MJSP, a partir de junho, 348 agentes da Força Nacional foram destacados para ajudar a combater cerca de 1,5 mil focos de incêndio, em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Número de mortos sobe para 49 após temporais em Juiz de Fora e Ubá

Número de mortos sobe para 49 após temporais em Juiz de Fora e Ubá

Zona da Mata mineira registra milhares de desabrigados e desaparecidos; previsão de frente fria mantém alerta para novos deslizamentos na região.
L
Amazônia Legal concentra quase metade dos conflitos de terra

Amazônia Legal concentra quase metade dos conflitos de terra

Estudo da Oxfam Brasil associa violência no campo a baixos índices sociais e aponta Pará e Maranhão como os estados mais afetados por disputas fundiárias.
L
Desembargador assume vaga de ministro afastado pelo STJ

Desembargador assume vaga de ministro afastado pelo STJ

Luís Carlos Gambogi, do TJMG, substituirá Marco Buzzi temporariamente; titular foi afastado após denúncias de importunação sexual em Santa Catarina.
L
Trump proclama era de ouro em discurso sobre estado da União

Trump proclama era de ouro em discurso sobre estado da União

Presidente norte-americano defendeu gestão econômica sob baixa aprovação; pronunciamento no Congresso foi marcado por protestos e troca de insultos.
L

Calor intensifica instabilidades e eleva risco de chuvas de nível 3 em Rondônia

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos aponta tempestades severas no noroeste e sudoeste do estado, com impacto em Porto Velho e na região da Ponta do Abunã ainda na noite de hoje.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quinta-feira, 26/02/2026: decisões conscientes e organização prática marcam o dia

Quinta-feira favorece escolhas estratégicas, disciplina e comunicação clara.
L

Polícia Federal e Ibama combatem garimpo ilegal em RO e MT

Ação realizada entre 23 e 25 de fevereiro mirou a Terra Indígena 7 de Setembro, entre Cacoal e Rondolândia, com inutilização de máquinas e foco na proteção do bioma e dos povos indígenas.
10

Visita histórica: Camilo Santana se torna o primeiro ministro da Educação a ir à Unir em 44 anos

Em Porto Velho, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou no fim da tarde desta quarta-feira (25) a obra do Teatro Universitário no campus José Ribeiro Filho, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
L
Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Corpo de Bombeiros confirma 40 vítimas fatais em Juiz de Fora e seis em Ubá; pelo menos 21 pessoas seguem desaparecidas sob escombros de deslizamentos.
L
Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Proposta estabelece regras para manejo de fauna doméstica e silvestre em emergências; texto segue para sanção presidencial e altera leis ambientais e de segurança de barragens.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano pede recuperação da RO-464 entre Theobroma e Jaru

Alex Redano pede recuperação da RO-464 entre Theobroma e Jaru

Indicação de Alex Redano ao governo de Rondônia solicita manutenção urgente na RO-464, principal ligação com a BR-364 e corredor logístico da região.
L
Brasil suspende importação de cacau da Costa do Marfim

Brasil suspende importação de cacau da Costa do Marfim

Medida temporária visa evitar entrada de pragas por meio de grãos de países vizinhos; suspensão vale para amêndoas fermentadas e secas do maior produtor mundial.
L

Pré-candidato a Deputado Federal Jônatas França reúne grandes lideranças políticas de Ji-Paraná

Reunião de alinhamento estratégico em Ji-Paraná juntou parlamentares, vereadores, lideranças religiosas e comunitárias para consolidar o projeto político e ampliar o diálogo com a população rondoniense.
L
Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Projeto de lei elimina brechas jurídicas que permitiam absolvição em casos de estupro de vulnerável; texto segue para sanção do presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra perna em acidente com carro elétrico na zona leste de Porto Velho

Motociclista quebra perna em acidente com carro elétrico na zona leste de Porto Velho

Um motociclista ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo um carro elétrico na noite desta quarta-feira (25), no cruzamento das ruas Piratininga e Piracanjuba, bairro Lagoa, na zona leste de Porto Velho.
14
VÍDEO: Hilux invade cruzamento e causa grave acidente com capotamento no centro

VÍDEO: Hilux invade cruzamento e causa grave acidente com capotamento no centro

Acidente com três feridos ocorreu na Avenida Abunã com Guanabara, em Porto Velho.
10
Dupla é presa por tráfico em estabelecimento no bairro Planalto

Dupla é presa por tráfico em estabelecimento no bairro Planalto

Homens de 23 e 43 anos foram flagrados com cocaína, maconha e crack durante ação da PM na zona Leste
12
PATAMO prende suspeito por tráfico na zona Sul de Porto Velho

PATAMO prende suspeito por tráfico na zona Sul de Porto Velho

Homem de 27 anos foi flagrado com porções de maconha no bairro Caladinho
10
Mulher é esfaqueada na zona leste

Mulher é esfaqueada na zona leste

Vítima foi atingida nas costas na Rua Debreth, bairro Pantanal
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo prepara decreto de salvaguardas para o acordo Mercosul-UE

Texto estabelece mecanismos de proteção para produtores agrícolas brasileiros em caso de surtos de importação de produtos europeus.
L
Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Relatório do CPJ aponta 129 assassinatos de profissionais de imprensa; maioria das mortes ocorreu em Gaza e foi atribuída às forças de defesa de Israel.
L
Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Pacote da Conab será apresentado em Capão do Leão durante a 36ª Abertura da Colheita, com foco na comercialização da safra e garantia de renda aos produtores.
L
Governo Central registra superávit de R$ 86,9 bilhões em janeiro

Governo Central registra superávit de R$ 86,9 bilhões em janeiro

Resultado positivo supera expectativas do mercado financeiro; Tesouro Nacional aponta arrecadação recorde, apesar de queda real em comparação a 2025.
L
Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Conab realiza agenda em Brejo Grande: entrega máquinas e reforça produção de arroz

Ação da Conab em Brejo Grande inclui entrega de mini colheitadeiras, doação para cozinhas solidárias e anúncio de compras públicas para fortalecer renda no Nordeste.
L
Empregadores devem entregar informe de rendimentos até sábado

Empregadores devem entregar informe de rendimentos até sábado

Documento é fundamental para a declaração do IRPF 2026; instituições financeiras também precisam fornecer dados de aplicações no mesmo prazo.
L
FACER intensifica articulação por isonomia nas ALCs: PL 2.697 avança no Senado

FACER intensifica articulação por isonomia nas ALCs: PL 2.697 avança no Senado

FACER articula no Congresso apoio ao PL 2.697/2023 para garantir isonomia tributária às Áreas de Livre Comércio e segurança jurídica às empresas do Norte.
L
Bolsa bate recorde e supera os 191 mil pontos com capital externo

Bolsa bate recorde e supera os 191 mil pontos com capital externo

Ibovespa alcança marca histórica pelo 13º dia no ano enquanto dólar recua para 5,15 reais; cenário foi impulsionado por fluxo estrangeiro e dados fiscais.
L
Porto Velho amplia prevenção ao câncer com exame DNA-HPV

Porto Velho amplia prevenção ao câncer com exame DNA-HPV

Parceria entre Semusa e Fiocruz moderniza rastreamento do câncer do colo do útero e amplia análise de exame
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.