SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

SEMANA DA MULHER: Mulheres são protagonistas do desenvolvimento regional

Políticas de desenvolvimento territorial do MIDR ajudam no empoderamento feminino

Por Assessoria de Comunicação Social/MIDR

Publicado em 

A professora Kátia, a piscicultora Neide e a professora Alecksandra são exemplo do trabalho feminino pelo desenvolvimento (Foto: Acervos pessoais)

Quem pensa que as mulheres não são protagonistas nas políticas territoriais do Brasil e na integração nacional está enganando. Seja na produção de alimentos e roupas, na reciclagem ou na preservação do meio ambiente, elas marcam presença e se destacam quando o assunto é desenvolvimento regional. O programa Rotas de Integração Nacional, da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), é um exemplo da presença feminina nos diversos setores produtivos do país, como pescado, mel, açaí, cacau, entre outros.

A professora Kátia Peres Gramacho, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido em Mossoró (RN) é uma delas. Kátia é coordenadora do Polo da Rota do Mel de Jandaíra, no Rio Grande do Norte. Ela avalia que o programa Rotas de Integração fortalece a conexão entre pesquisa, inovação e o desenvolvimento da cadeia produtiva. “O programa permite que os conhecimentos científicos sejam aplicados diretamente no campo, beneficiando os apicultores e meliponicultores com técnicas mais eficientes e sustentáveis. Além disso, facilita a articulação entre instituições de ensino, governo e produtores, promovendo um crescimento estruturado do setor”, pontua.

Segundo Kátia, as mulheres desempenham um papel fundamental no desenvolvimento regional e territorial, especialmente em atividades ligadas à agricultura familiar e ao empreendedorismo rural. “Elas trazem inovação, sustentabilidade e uma visão estratégica para a gestão dos recursos naturais. No caso da meliponicultura, por exemplo, a presença feminina pode contribuir para a diversificação da produção, organização de cooperativas e o fortalecimento das comunidades locais”, defende.

Fomento ao pescado

Neide Aparecida dos Santos, da Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Brasil (Adesb), é uma das mulheres que fomenta a piscicultura na microrregião de Pirapora, em Minas Gerais. Ela participou do processo de criação da Rota do Pescado em Minas Gerais, inaugurada em outubro de 2023. Por meio do programa do MIDR, Neide oferece assistência técnica e capacitação para 50 produtoras e produtores de pescado nos municípios de Pirapora e Buritizeiro. A expectativa é expandir a atuação para mais 12 municípios da região. Ao todo, 23 cidades constituem a Rota do Pescado.

“Por meio da criação da Rota do Pescado e em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA-MG), nós estamos organizando os arranjos produtivos com assistência técnica e fomentando a piscicultura com doação de insumos”, detalha a aposentada de 59 anos. Ela afirma que o programa Rotas de Integração é importante para a emancipação das mulheres. “O programa ajuda na geração de renda, na comercialização dos pescados e também na qualificação da mão de obra”, destaca. “Hoje temos a presença da mulher em quase todas as atividades desenvolvidas no país. Tenho certeza que através da interligação dos arranjos e das cadeias produtivas, o empoderamento da mulher será maior”, finaliza.

Conservação da biodiversidade

A professora da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, Alecksandra Vieira de Lacerda, é coordenadora do projeto Restauração de Ecossistemas Ciliares Degradados no Semiárido Brasileiro (REDESAB), apoiado pelo MIDR por meio da SDR. A iniciativa está ligada ao programa Rotas de Integração Nacional, pela Rota da Biodiversidade. “Através do apoio financeiro do MIDR, estamos executando ações voltadas para a conservação e restauração de matas ciliares degradadas na região do Semiárido brasileiro” explica.

Ela ressalta que as mulheres são o foco principal do projeto. “O trabalho tem como referência ações construídas de forma associada com as pessoas do território, envolvendo principalmente as mulheres, fazendo com que toda a base para recuperar ambientes degradados seja realizada de forma integrada e participativa”, detalha Alecksandra.

O programa Rotas de Integração Nacional

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas. O objetivo é promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A estratégia do programa estimula a participação e a inserção de mulheres por meio das cadeias produtivas apoiadas, proporcionando maiores condições de autonomia e independência. Além disso, melhora as oportunidades de diversificação e ampliação da renda, estimulando o trabalho em conjunto, com empreendedorismo e cooperativismo, para a valorização dos produtos e da cultura regional.

O Rotas possui 14 cadeias produtivas e 78 polos em todo o país. São 20 estados atendidos pelo projeto e mais de 70 mil famílias beneficiadas. São elas: Rota do Mel; Rota do Pescado; Rota da Mandioca; Rota da Moda; Rota da Economia Circular; Rota do Cacau; Rota do Açaí; Rota da Biodiversidade; Rota da Avicultura Caipira; Rota do Cordeiro; Rota da Fruticultura; Rota do Leite; Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); e Rota da Ovinocultura.

 

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Setor encerrou o último ano com desempenho histórico e projeta avanço sustentado pela mudança no comportamento do consumidor brasileiro e busca por planejamento.
L
TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

Ação do Tribunal de Contas em conjunto com a Secretaria de Saúde garantiu que todos os pacientes que aguardavam vagas em corredores fossem levados para hospital.
L
Estudo revela que Manaus se consolidou como epicentro logístico do tráfico de drogas na Região Norte

Estudo revela que Manaus se consolidou como epicentro logístico do tráfico de drogas na Região Norte

Por sua vez, Rondônia, especialmente com a possível reabertura da BR-319, pode tornar-se mais um corredor estratégico na disputa entre as facções criminosas. No Amazonas, o Comando Vermelho (CV) já acua moradores e toma até mesmo municípios na região.
L
Forte chuva em Buritis causa alagamentos e assusta moradores

Forte chuva em Buritis causa alagamentos e assusta moradores

Temporal registrado na última quinta-feira provocou o transbordamento de canais e inundou ruas em diversos bairros da cidade, mobilizando equipes de limpeza e defesa civil.
L

O papel do branding estratégico na valorização do equity da sua empresa

Branding estratégico fortalece a autoridade da marca, aumenta margens de lucro e transforma reputação em ativo financeiro, impulsionando o equity e o valor de mercado das empresas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Entrevista com Tatiana Sadeck, Sebrae Rondônia

Sexta-feira, dia 23, às 16h, o Bora Ali recebe Tatiana Sadeck para falar sobre o papel do Sebrae em Rondônia, apoio aos pequenos negócios, inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Gestores escolares têm até o fim desta sexta-feira para solicitar a revisão da pontuação preliminar no programa que reconhece políticas de ensino fundamental.
L
O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado.

O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado

As precipitações serão classificadas entre os níveis 1 e 2, com a possibilidade de chuvas do grupo 3 em áreas pontuais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Parlamentar anuncia ação junto à agência reguladora para suspender pedágio até que melhorias previstas sejam entregues; alerta sobre impacto nos preços de alimentos
L
Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Análise política aponta padrão de rupturas sucessivas e isolamento de antigos aliados como marca do governo estadual; ex-vice e principais nomes da base foram descartados ao longo do caminho
L
Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Presidente afirmou que falta vergonha a quem apoia o banqueiro Daniel Vorcaro após desvio bilionário e destacou entregas de moradias populares em Alagoas.
L
Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Presidente viaja na próxima semana como convidado de honra para debater infraestrutura, segurança e comércio regional com líderes da América Latina e Caribe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Presidente da autarquia e ex-diretores de investimento tiveram bens apreendidos pela Polícia Federal em investigação sobre aplicações suspeitas de quase 1 bilhão de reais.
L
Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Polícia Civil de Cacoal localizou investigado por furtos de motocicletas em Camboriú com o apoio de equipes catarinenses após descumprimento de medidas judiciais.
12
Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Equipes da Delegacia de Guajará-Mirim desarticularam um grupo criminoso que mantinha cativeiros intermunicipais e planejava o assassinato de duas pessoas na região.
12
PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal encontrou drogas na cabine de um caminhoneiro que dirigiu quase 60 horas sem o descanso obrigatório durante fiscalização na BR 364 em Rondônia.
10
Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Suspeita foi flagrada por raio-x com entorpecentes escondidos nas partes íntimas ao tentar visitar apenado no presídio 603
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Aposentado e guardião de histórias, Bodo deixa legado de sabedoria e bom humor entre amigos e familiares da capital rondoniense
L
FPT lidera desempenho técnico no Dakar e amplia histórico de vitórias

FPT lidera desempenho técnico no Dakar e amplia histórico de vitórias

CURSOR 13 sustenta desempenho das equipes e consolida presença no rally
L
Conselho amplia poderes do FGC para socorrer bancos em crise

Conselho amplia poderes do FGC para socorrer bancos em crise

Mudança aprovada pelo Conselho Monetário Nacional permite que o fundo atue antes da liquidação para evitar prejuízos bilionários como os registrados no caso Master.
L
Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Governo Federal cria grupo de trabalho para propor mudanças no financiamento e na organização dos serviços de atenção psicossocial oferecidos pelo SUS em todo o país.
L
Dnit anuncia operação tapa-buracos na BR 364 em fevereiro

Dnit anuncia operação tapa-buracos na BR 364 em fevereiro

Autarquia planeja recuperar rodovia entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul para reduzir tempo de viagem que hoje chega a 20 horas devido às erosões no asfalto.
L
Gazin Porto Velho vence Barcelona e sobe na tabela do Estadual

Gazin Porto Velho vence Barcelona e sobe na tabela do Estadual

Equipe da capital bateu o time de Vilhena por 3 a 2 no Estádio Aluízio Ferreira em partida marcada por virada no placar e atendimento médico de emergência.
L
Rioprevidência nega irregularidades em aportes no Banco Master

Rioprevidência nega irregularidades em aportes no Banco Master

Fundo de previdência do Rio de Janeiro é alvo de investigação da Polícia Federal por aplicações de 970 milhões de reais em instituição que sofreu liquidação.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.