SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

Após morte de jornalista, ministra propõe rever atendimento a mulheres

Vanessa Ricarte foi morta a facadas pelo ex-noivo em Campo Grande

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Após morte de jornalista, ministra propõe rever atendimento a mulheres
FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (foto), defendeu hoje (27) a necessidade de revisão das regras de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira e de outros serviços especializados no atendimento à mulher.

Segundo ela, a partir de março, a ONU Mulheres – entidade da Organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres – realizará uma avaliação das regras e procedimentos de atendimento das dez Casas da Mulher Brasileira existentes no país.

“A partir deste monitoramento, vamos reestabelecer quais regras têm que ser colocadas não apenas nos serviços da casa, mas em todos os serviços especializados [de atendimento às mulheres]”, declarou Cida ao participar, esta manhã, do programa Bom Dia, Ministro, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) com o Canal Gov, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A manifestação da ministra foi causada por uma pergunta sobre o assassinato da jornalista e servidora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Vanessa Ricarte, de 42 anos, morta a facadas pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, no último dia 12, em Campo Grande (MS). Nascimento foi preso em flagrante.

A capital sul-mato-grossense foi escolhida, em 2015, para abrigar a primeira Casa da Mulher Brasileira inaugurada para atender mulheres vítimas de violência, com a proposta de reunir, em um único espaço, todos os serviços especializados (delegacia, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossociais etc). Desde então, a cidade é apontada como uma referência em relação a este tipo de política pública.

Repercussão e indignação

O feminicídio de Vanessa repercutiu em todo o país, causando indignação que, para a ministra, deve-se não só “à gravidade do feminicídio, mas também às falhas no atendimento” que a jornalista recebeu na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) pouco antes de ser morta.

“[Antes de ir à delegacia] A Vanessa foi à Casa da Mulher Brasileira, onde passou pelo atendimento psicossocial e denunciou ter [sido mantida] em cárcere privado, impedida de sair de casa, por dois ou três dias”, narrou a ministra.

“[Na sequência,] ela foi à delegacia, onde, segundo a delegada, não falou [sobre a] gravidade do seu caso. E a delegada, na hora de dar [a Vanessa] a medida protetiva [contra Nascimento], mandou ela voltar para casa a fim de pegar suas roupas”, acrescentou Cida, assegurando que este não é o procedimento previsto na Lei Maria da Penha.

“A lei prevê que um oficial de Justiça ou a Patrulha Maria da Penha acompanhe a vítima até em casa. [O que não ocorreu] E ao ir em casa, a Vanessa foi assassinada”, disse a ministra, frisando que, ao deixar a delegacia, a jornalista enviou um áudio para uma amiga relatando o atendimento recebido.

“Durou quatro minutos. E ela disse ter sido mal atendida”, comentou Cida, elencando possíveis falhas no atendimento dispensado à jornalista. “A primeira: se ela [Vanessa] já tinha dito [ao receber atendimento] psicossocial [na Casa da Mulher Brasileira, que foi mantida em cárcere privado], a delegada [que a atendeu na Deam] tinha que ter aberto o sistema [informatizado] para dar continuidade ao atendimento. E ela não fez isso. Logo, não viu a parte [em que Vanessa denunciou o] cárcere privado. [A delegada] também não deve ter nem perguntado, nem investigado o suficiente para que ela [Vanessa] tivesse liberdade [para repetir os detalhes da denúncia]”, concluiu a ministra.

Mudanças

A repercussão do caso motivou o Poder Público a anunciar mudanças nos procedimentos de proteção às mulheres vítimas de violência. Em nota, o governo estadual admitiu falhas na rede de proteção às mulheres vítimas de violência e no atendimento prestado a Vanessa.

“Mais uma morte prova que não estamos conseguindo garantir proteção às vítimas de violência […] Falhamos enquanto estado, falharam as instituições, falhamos enquanto sociedade. Precisamos identificar onde erramos, planejar mudanças e agir eficazmente para termos uma solução que resulte de forma efetiva no fim da morte de mulheres em nosso estado simplesmente por serem mulheres”, manifestou o governo estadual ao informar que a Corregedoria da Polícia Civil está apurando se houve falhas no atendimento prestado à jornalista.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) anunciou que vai instalar uma nova vara judicial dentro da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, no próximo dia 7. Segundo o órgão, o objetivo da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher é dobrar a capacidade do Poder Judiciário para processar e conceder medidas protetivas. Segundo o TJ-MS, só em 2024 foram concedidas cinco mil medidas protetivas em Mato Grosso do Sul – o equivalente a um pedido de proteção a cada duas horas.

“Precisamos implementar ações mais eficazes para controlar a violência doméstica. Temos urgência para instalar esta vara para que se possa resolver, junto com a 3ª Vara, os problemas decorrentes das medidas protetivas”, disse o presidente do TJ-MS, desembargador Dorival Renato Pavan, durante a sessão da última quarta-feira (19).

Explicou que a iniciativa é uma das ações do Poder Judiciário em resposta à crescente violência de gênero em Mato Grosso do Sul. “É importante ter dois juízes decidindo, com um menor número de processos e, a meu modo de ver, com a maior possibilidade de se deferir as medidas [protetivas] realmente necessárias”.

Treinamento para policiais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul também se mobilizou, propondo que o governo estadual implemente – em caráter prioritário – um programa de capacitação e treinamento humanizado para policiais e funcionários da Casa da Mulher Brasileira, buscando garantir atendimento digno e acolhedor às mulheres em situação de violência. A iniciativa foi do deputado estadual Jamilson Name (PSDB).

O próprio Ministério das Mulheres anunciou, no último dia 18, mudanças na gestão da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, que passará a ser administrada conjuntamente pelos governos estadual e municipal – atualmente, os serviços são de responsabilidade apenas da prefeitura de Campo Grande.

O ministério também anunciou a implementação do Sistema UNA Casa da Mulher Brasileira na unidade de Campo Grande, a partir de março. Trata-se de um sistema nacional de dados, em fase de testes, que vai coletar e organizar, de maneira padronizada e estruturada, os dados referentes aos atendimentos realizados nas Casas de todo o país, facilitando a comunicação entre elas. A fase de testes teve início em fevereiro, nas Casas de Teresina (PI) e São Luís (MA).

O governo estadual e o Ministério das Mulheres anunciaram a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, para aprimorar e agilizar o fluxo de denúncias. E há a possibilidade de criação de novas Casas da Mulher Brasileira no estado.

“Além disso, discuti com o governador [Eduardo Riedel] e com a prefeita [Adriane Lopes] que, muito mais que designar um profissional para atender mulheres em situação de violência, é preciso saber se o profissional [escolhido] tem aptidão para trabalhar com o tema. Não basta ser uma delegada, nem ser simplesmente mulher. Ou teremos atendimentos como o que a Vanessa recebeu”, concluiu a ministra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Peças perdidas de Bach são apresentadas pela primeira vez em 300 anos, em Leipzig

Duas peças perdidas de Bach, dadas como desaparecidas por mais de três séculos, voltaram a ser tocadas na Igreja de St. Thomas, na Alemanha.
L

Atendimento jurídico gratuito: Afya Ji-Paraná promove ação neste sábado (29)

Curso de Direito da Afya Ji-Paraná oferece atendimento jurídico gratuito à comunidade em áreas como família, consumidor e previdenciário.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Chuvas intensas, crescimento econômico e novas lideranças marcam Porto Velho e Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Chuvas intensas, crescimento econômico e novas lideranças marcam Porto Velho e Rondônia

Porto Velho enfrenta temporais, Rondônia projeta alto PIB, Luiz Cláudio assume Emater e prefeito cria escritório em Brasília.
L

Energisa abre agência em Porto Velho para negociar débitos com até 80% de desconto neste sábado (29)

A Energisa realizará atendimento especial em sua agência de Porto Velho para negociação de débitos com condições facilitadas e descontos que podem chegar a 80%.
L
Palmeiras Talipot florescem após 60 anos no Aterro

Palmeiras Talipot florescem após 60 anos no Aterro

A rara Corypha umbraculifera, introduzida por Roberto Burle Marx, está em floração no Parque do Flamengo, um fenômeno único que marca o fim do ciclo de vida da palmeira Talipot e celebra os 60 anos do parque.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Especialista cobra união de dados para fortalecer piscicultura

Especialista cobra união de dados para fortalecer piscicultura

Engenheira defende integração de informações para organizar o setor em Rondônia.
L
torresminho-de-coco-ganha-destaque-natural-na-agrotec-2025

Torresminho de coco ganha destaque natural na Agrotec 2025

Produto artesanal é aposta de produtor de Rondônia na feira agropecuária.
L
Porto Velho projeta futuro tecnológico no agro na Agrotec 2025

Porto Velho projeta futuro tecnológico no agro na Agrotec 2025

Prefeito Leo Moraes destaca inovação e integração com o Acre durante evento.
L
Produtor mira Acre e relata entraves para expandir linguiça de jacaré

Produtor mira Acre e relata entraves para expandir linguiça de jacaré

Agrotec destaca inovação de produtos regionais, mas falta de matéria-prima certificada ainda limita expansão.
L
Horóscopo de quarta-feira, 26/11/2025: previsões baseadas em estudos e tendências astrológicas

Horóscopo de Sexta-Feira, 28/11/2025 traz movimentos que influenciam decisões

O horóscopo de sexta-feira, 28 de novembro de 2025, apresenta orientações sobre amor, trabalho, energia e relacionamentos, destacando tendências importantes para cada signo.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Publicidade

POLÍTICA

PL suspende atividades e salário de Jair Bolsonaro

PL suspende atividades e salário de Jair Bolsonaro

O Partido Liberal divulgou nesta quinta-feira (27) a suspensão das funções partidárias e da remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro, cumprindo a lei em decorrência de sua condenação e suspensão dos direitos políticos.
L
Justiça peruana condena Pedro Castillo a mais de 11 anos de prisão

Justiça peruana condena Pedro Castillo a mais de 11 anos de prisão

O ex-presidente de esquerda Pedro Castillo foi condenado a 11 anos e meio de prisão por rebelião e conspiração, após ter tentado fechar o Congresso e assumir amplos poderes no final de 2022, no Peru.
L
Bagattoli entrega empilhadeira à Coocare em Ariquemes

Bagattoli entrega empilhadeira à Coocare em Ariquemes

Equipamento reforça trabalho da cooperativa que recicla mais de 200 toneladas por mês.
L
Governo estuda judicialização de nova Lei do Licenciamento Ambiental

Governo estuda judicialização de nova Lei do Licenciamento Ambiental

Ministra Marina Silva, em entrevista à TV Brasil, afirma ser fundamental considerar a ação judicial após o Congresso Nacional derrubar 56 vetos presidenciais à Lei do Licenciamento Ambiental, conhecida como “PL da Devastação”.
L
CPMI do INSS adia votação para convocar Jorge Messias por falta de consenso

CPMI do INSS adia votação para convocar Jorge Messias por falta de consenso

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI do INSS) adiou a votação do requerimento para convocar o advogado-geral da União, Jorge Messias, devido à falta de consenso entre os parlamentares da base do governo e da oposição.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Rondônia contra condenado

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Rondônia contra condenado

Ordem judicial definitiva expedida pela Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Rondônia foi cumprida contra V. A. S., de 62 anos, dando início ao cumprimento da pena em regime fechado.
14
Mulher presa por tráfico em Porto Velho após denúncia de vizinhos

Mulher presa por tráfico em Porto Velho após denúncia de vizinhos

Cheiro de maconha vindo de apartamento no Residencial Morar Melhor levou à prisão de uma mulher por tráfico de drogas em Porto Velho, na zona sul da capital rondoniense.
12
Mulher flagra marido com outra e é agredida em Porto Velho

Mulher flagra marido com outra e é agredida em Porto Velho

Vítima de 33 anos foi atacada com tapas e arrastada pelo companheiro após flagrar a traição em casa, no bairro Socialista, em mais um caso de agressão em Porto Velho.
16
Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Ele chegou a ser socorrido à Policlínica Ana Adelaide, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois.
18

Foram encontrados mortos os três brasileiros que estavam desaparecidos há onze dias em Santa Cruz

Jovens de Pontes de Lacerda, Mato Grosso, partiram alegando que venderiam o carro em que viajavam na Bolívia. Em 17 de novembro, um deles comunicou a conclusão da venda, mas, desde então, não houve mais contato.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença de Extração: CERAMICA BRASIL LTDA

Licença de Extração nº 016.00026.006/2025-SUL
L

Requerimento da Licença e Outorga: CASTILHO ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS S.A.

Licença Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGA de uso recursos hídricos
L
Receita paga lote da malha fina de novembro

Receita paga lote da malha fina de novembro

Cerca de 214 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco vão receber R$ 494,09 milhões no lote de restituição Imposto de Renda pago nesta sexta-feira (28), que inclui valores residuais de anos anteriores.
L
Caixa conclui hoje pagamento Bolsa Família de novembro

Caixa conclui hoje pagamento Bolsa Família de novembro

Beneficiários com NIS de final zero recebem nesta sexta-feira (28) a última parcela do pagamento Bolsa Família de novembro, que alcançou 18,65 milhões de famílias com valor médio de R$ 683,28.
L
Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Autoridades de Hong Kong confirmam 128 mortos e 79 feridos após pior incêndio em décadas atingir complexo residencial construído nos anos 80; investigação sobre as causas da tragédia já está em curso.
L
Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu sobre ações terrestres iminentes contra narcotraficantes venezuelanos; Nicolás Maduro, em resposta, colocou a Força Aérea em alerta máximo, escalando a tensão EUA Venezuela.
L
Citroën atualiza interior, tecnologias e funcionalidades do Aircross 2026

Citroën atualiza interior, tecnologias e funcionalidades do Aircross 2026

Versão XTR 7 Turbo 200 estreia identidade visual e proposta mais aventureira
L
Casa de Rui Barbosa recebe acervos de autores indígenas em reconhecimento histórico

Casa de Rui Barbosa recebe acervos de autores indígenas em reconhecimento histórico

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) incorpora, pela primeira vez em sua história, acervos de escritores indígenas. A cerimônia, que acontece nesta sexta-feira (28) durante a 1ª Festa Literária da FCRB (FliRui), celebra o reconhecimento do papel central de Daniel Munduruku, Márcia Kambeba e Eliane Potiguara na literatura e memória do Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.