SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

Filme que conta história de contorcionista debate abuso infantil

Documentário está disponível em cinco plataformas de streaming

Por LETYCIA BOND - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Filme que conta história de contorcionista debate abuso infantil
MARIA SEM VERGONHA/DIVULGAÇÃO

Está disponível em cinco plataformas de streaming (NOW, Vivo Play, Microsoft, Google Play e iTunes) o documentário nacional “Apesar de”, que aborda a temática da violência sexual contra meninas. O filme narra a história da contorcionista Georgia Bergamim, abusada sexualmente pelo padrasto dos 8 aos 11 anos de idade.

O título do longa é inspirado no trecho da obra “Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres” de Clarice Lispector. No livro, a autora discorre sobre a necessidade de seguir em frente. “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente”.

Georgia, hoje com 33 anos, conta que reconheceu sua condição de vítima de violência após escutar um relato compartilhado em uma roda de conversa, dez anos atrás. “Nunca me sentia por inteiro nos lugares, com as pessoas. Sempre sentia aquela coisa, um silêncio mesmo, que era um peso gigante”, diz.

Nessa roda, me veio um gatilho muito forte e decidi que tinha que cavoucar aquilo para cicatrizar. Não queria mais ficar escondendo debaixo do tapete”, explica.

A sensação de deslocamento constante acabou sendo amainada à medida em que ela foi narrando as próprias experiências. Primeiro, para pessoas mais próximas, até chegar ao compartilhamento público, na internet. No filme, ela destaca que a arte circense mudou a relação dela com o mundo. “Eu vejo a contorção como o auge do controle do corpo”.

Uma das cenas de “Apesar de”, mostra a contorcionista gravando um vídeo para as redes sociais no qual ela questiona: “A cada hora, duas crianças com menos de 13 anos são abusadas sexualmente no Brasil. O que que a gente vai fazer com isso?”

O aceite do convite para rodar o filme teve relação com o modo como Georgia entende que deve reagir. “É como se sentisse que posso colaborar um pouco com o combate, a luta e ser um tipo de inspiração para as pessoas quebrarem o silêncio.”

A diretora Beatriz Prates lembra que conheceu Georgia por meio da produtora executiva do filme, Luciana Festi. Como matéria-prima do documentário, Beatriz reuniu diversas fotos, vídeos e escritos de Georgia, que, segundo ela, deixam transparecer como a violência a que foi reiteradamente submetida mudou até mesmo sua expressão no rosto. “Tem vários vídeos de aniversários, dos 8 aos 11 anos. Dá para você sentir, vendo o documentário, como o abuso vai mudando a vida daquela criança, o jeitinho de falar. É muito visual, você consegue perceber”, destaca.

Para a diretora, é necessário haver o comprometimento de todos na educação e proteção de crianças e adolescentes, o que inclui orientá-los sobre violências sexuais, para que consigam ser capazes de discernir sobre abusos e de denunciá-lo caso se vejam diante de alguém que tenta praticá-los.

A produção foi realizada com o apoio da Cinemateca Brasileira. As fontes de financiamento são o Instituto Beja e o escritório Daniel Law. O documentário contou também com o apoio institucional de organizações como Childhood Brasil, Instituto Liberta e a Coalizão pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) indica que, ao se analisar o período de 2019 a 2022, o último ano examinado foi o que registrou mais casos de estupro de vulnerável, foram quase 49 mil. Segundo o Código Penal, a pena prevista, para quem tiver conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menores de 14 anos é de 8 a 15 anos de reclusão.

“Apesar de” já foi selecionado para a 8ª Edição do Festival Internacional de Documentários mujerDOC, que ocorrerá na cidade de Sória, na Espanha, a partir de 9 de março, antes mesmo de estrear no Brasil. O festival, promovido pela ONG Mulheres do Mundo, destaca produções que abordam questões de gênero e o papel da mulher na sociedade. O documentário também foi exibido nos festivais “Bread and Roses”, nos Estados Unidos, e o CineFem, no Uruguai.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Mas ele faz xixi normal…”: urinar muito também pode ser sinal de alerta nos cães

Urinar em excesso pode indicar problemas renais, hormonais ou metabólicos em cães; aumento da sede e da frequência urinária exige atenção e avaliação veterinária.
L
Um mês após tragédia, famílias da Zona da Mata Mineira lutam por reconstrução

Um mês após tragédia, famílias da Zona da Mata Mineira lutam por reconstrução

Deslizamentos e enchentes deixaram 73 mortos em fevereiro; moradores de Juiz de Fora e Ubá relatam abandono e traumas psicológicos enquanto aguardam auxílios.
L
Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Ícone das artes cênicas estava internado no Hospital Sírio-Libanês; trajetória na TV e no teatro marcou gerações com personagens como Dr. Albieri e João Gibão.
L
Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Receita Federal e Banco Central disponibilizam ferramentas para blindar o CPF e monitorar contas bancárias; Gov.br recomenda verificação em duas etapas.
L
Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no Rio de Janeiro

Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no país

Equipamento público inédito oferecerá acolhimento jurídico, psicossocial e orientação para acesso a políticas públicas; unidade inicia atendimentos na segunda-feira.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ademar Lisboa Teixeira

Ademar Lisboa Teixeira, o Dema, será velado na Capela Madeira Mamoré, em Porto Velho. Agricultor dedicado, deixa lembranças de humildade, amizade e amor à natureza.
L

VÍDEO: Incêndio destrói oficina de motos no centro de Porto Velho

Fogo de grandes proporções atingiu estabelecimento na Rua Getúlio Vargas, próximo à Avenida Sete de Setembro, e quase provocou acidente com bombeiro durante combate às chamas
10

Viral no TikTok, Crelves Oliveira deixa o Acre para buscar carreira musical em Porto Velho

Natural do Acre, Crelves Oliveira dos Santos ganhou destaque nas redes sociais com música dedicada à filha e agora segue para Porto Velho em busca de apoio para a carreira
L

Momento Agro: Estéfano Radamés Albuquerque Viera explica regularização fundiária no INCRA

O tema interessa diretamente produtores, posseiros, ocupantes de áreas rurais e profissionais que atuam com documentação, imóveis rurais e questões ambientais.
L
ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

Agência Nacional de Proteção de Dados monitora 37 empresas de tecnologia; regras de verificação de idade para crianças e adolescentes já estão em vigor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mulheres debatem o protagonismo feminino em evento do Movimento Mulheres Progressistas

Mulheres debatem o protagonismo feminino em evento do Movimento Mulheres Progressistas

Evento reuniu mais de 100 lideranças no Elas por Elas.
L
Filiação de João do Cerna fortalece Progressistas em RO

Filiação de João do Cerna fortalece Progressistas em RO

Ato político em Rolim de Moura reúne lideranças e marca pré-candidatura a deputado estadual com foco em ações sociais.
L
Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Evento contou com a presença do governador Coronel Marcos Rocha e destacou ações nas áreas de segurança, esporte e cidadania
L
Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Colegiado referendou decisão do ministro André Mendonça; mudança na defesa de dono do Banco Master sinaliza avanço em acordo de delação premiada.
L
Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Ministro votou pela manutenção da prisão do dono do Banco Master, mas contestou a legalidade do regime de segurança máxima e o vazamento de dados sigilosos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Oito apenados são acusados de matar colega de cela com chucho no 603

Oito apenados são acusados de matar colega de cela com chucho no 603

Após o ataque, os agentes penais intervieram e acionaram o socorro médico imediato para a vítima.
14
Equipe do Sgt Ribeiro fecha duas bocas de fumo e prende suspeito

Equipe do Sgt Ribeiro fecha duas bocas de fumo e prende suspeito

Ação do 5º Batalhão resultou na prisão e apreensão de entorpecentes no Residencial Orgulho do Madeira após denúncias.
10
Casal é preso por tráfico de drogas na zona leste

Casal é preso por tráfico de drogas na zona leste

Apenado monitorado e esposa gestante foram detidos com porções de maconha e cocaína.
10
Homem de 54 anos é preso por porte ilegal de arma em clube no Jardim Santana

Homem de 54 anos é preso por porte ilegal de arma em clube no Jardim Santana

O homem chegou a proferir acusações contra os militares durante a condução.
10
Homem morre após confusão em bar na BR-319

Homem morre após confusão em bar na BR-319

A vítima não resistiu à gravidade das lesões sofridas durante o linchamento.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Salvador José Nogueira

Nota de pesar: Salvador José Nogueira

Pai amoroso de dois filhos, Salvador também foi um companheiro presente, amigo leal e alguém que sempre estendia a mão a quem precisava.
L
Detento é assassinado com arma artesanal dentro do Presídio 603

Detento é assassinado com arma artesanal dentro do Presídio 603

A agressão aconteceu durante o período em que os presos ocupavam o pátio para o banho de sol.
18
Uniformes de programas esportivos são entregues pela Prefeitura de Porto Velho para 3 mil alunos

Uniformes de programas esportivos são entregues pela Prefeitura de Porto Velho para 3 mil alunos

Kits atendem três programas da Semtel e marcam retomada das atividades nesta segunda-feira (23)
L
Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Curta exibido em aldeias fortalece identidade cultural, promove inclusão e amplia visibilidade dos saberes ancestrais na região.
L
Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Capacitação realizada em parceria com SEFIN e SEBRAE orienta empreendedores sobre mudanças no sistema tributário e reforça papel social das empresas.
L
Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Ação batizada de Dia “E” mobiliza 45 hospitais universitários com foco na saúde da mulher; iniciativa visa reduzir filas do SUS nas regiões Norte e Nordeste.
L
Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

A medida foi proposta diante da recente alta nos preços dos combustíveis e dos reflexos diretos na economia estadual.
L
URGENTE: promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após denúncia de jovem de 19 anos sobre crime ocorrido neste mês
18
Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em Espigão do Oeste

Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em RO

Homem reagiu à abordagem durante cumprimento de mandado e acabou baleado em ação da Polícia Militar
14
Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Data simboliza a trissomia do cromossomo 21; especialistas destacam que estímulo na infância e adaptação pedagógica são chaves para a autonomia.
L