Os pardais ou radares, espalhados em sua maioria pela região central e zona sul de Porto Velho (RO), já estão funcionando. Agora, condutores de veículos e motocicletas flagrados cometendo infrações, principalmente excesso de velocidade ou avanço de sinal (semáforo), serão multados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), a fiscalização começou a valer na segunda-feira (10). Isso porque, dias antes, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, havia solicitado o cancelamento do serviço e a extinção das multas a partir de 29 de dezembro, devido à acusação de fraude no sistema pela gestão anterior. O anúncio da ativação do serviço foi comunicado pela entidade em suas redes sociais.
“Atenção, população! Radares já aferidos. Os radares autuarão as infrações de avanço de sinal vermelho, velocidade superior à máxima permitida e parada sobre a faixa de pedestres”, explicou o agente de trânsito J. Silva.
Outro comunicado, que tem gerado muitos questionamentos, é quanto ao funcionamento dos semáforos durante a madrugada. Os condutores alegam o risco de assaltos. Segundo a Semtran, especificamente no intervalo da madrugada, os sinais estarão no modo atenção (amarelo), mas os medidores de velocidade permanecerão acionados. Ou seja, o motorista poderá, com a devida atenção, passar no sinal vermelho, mas poderá ser multado se ultrapassar o limite de velocidade.
“Os semáforos serão desligados ou colocados em modo piscante a partir das 23 horas até as 5h da manhã. Nesse horário, o condutor não será multado por ultrapassar o sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres, mas a punição por excesso de velocidade permanece”, finalizou J. Silva.