SEXTA-FEIRA, 06/03/2026

Em destaque

Os 90 ANOS do Professor e Jurista Ives Gandra da Silva Martins

Aos 90 anos, Ives Gandra mantém uma rotina ativa. Começa o dia assistindo a uma missa.

Por Gabriela Romão e Vilma Teixeira

Publicado em 

Fotos Professor Ives Gandra: Andreia Tarelow

Sempre presente em inúmeros debates nacionais (reforma tributária, insegurança jurídica, aborto etc…), é reconhecido pela sua trajetória profissional, por suas várias obras jurídicas, especialmente nas áreas do direito tributário e constitucional, bem como por suas análises e reflexões, amplamente divulgadas na imprensa tradicional, em sites e blogs, por meio de diversos artigos.

Seu currículo é extenso. Advogado, jurista,  escritor (autor de 87 livros individuais ) professor, membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Paulista de Letras e de outras várias instituições, é professor emérito da Universidade Mackenzie. Formou-se em direito pela Faculdade de Dire ito da Universidade de São Paulo (FDUSP), em 1958, onde também concluiu especialização em direito tributário, em 1970, e em ciências das finanças, em 1971, no tempo em que não havia mestrado no Brasil. Tornou-se doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, em 1982. Integra 36 Academias, algumas das quais pres idiu e é detentor de dezenas de títulos de “doutor honoris causa”. Tem livros e artigos publicados em 21 países em várias áreas.

Vale destacar sua contribuição como consultor em reformas legislativas e parecerista, influenciando marcos jurídicos relevantes no Brasil. Em 1987, participou de audiências públicas na Assembleia Nacional Constituinte, mantendo permanente contato com Ulisses Guimarães, Bernardo Cabral e notáveis constituintes que redigiram a nossa Carta Magna (1988). Elaborou pareceres decisivos sobre os Planos Collor I e II e sobre o impeachment dos ex-presidentes Collor e Dilma e comentou com Celso Bastos a Constituição brasileira em 15 volumes (em torno de 10.000 páginas).

Rotina profissional diária

Há mais de meio século, inicia seu dia participando da missa. Posteriormente, dedica-se a compromissos em uma das entidades que integra: Fecomercio, Fiesp, Associação Comercial de São Paulo, entre outras, onde participa, como palestrante ou debatedor, de eventos, seminários e congressos que avaliam a atual conjuntura nacional, sempre ao lado de renomados juristas.

É comum receber para almoço em sua residência políticos, autoridades e jornalistas.

À tarde, segue para o escritório, onde encontra colegas advogados, professores e autoridades. Faz sustentações orais nos tribunais superiores, participa de audiências públicas no Congresso Nacional, de bancas de doutorado e mestrado, concede entrevistas, despacha com suas secretárias, grava seu post diário para o Instagram Link
e, quinzenalmente, há 13 anos, grava o programa Anatomia do Poder, transmitido pela Rede Vida de Televisão.

Reflexões sobre o Brasil em 2025

Em artigo recente, o jurista aponta a política econômica como um dos principais desafios do atual governo, destacando: “Entramos no denominado fenômeno econômico da ‘dominância fiscal’, em que nem mesmo uma rígida política monetária é capaz de sustar a inflação.”

Além disso, Gandra debate a crescente polarização política e a insegurança jurídica causada pelo protagonismo excessivo do Supremo Tribunal Federal (STF). “Há um protagonismo maior do Pretório Excelso a favor do Presidente Lula, com invasões de competência do Poder Legislativo e hospedando pautas presidenciais, como de regulação das redes sociais, marco temporal, narrativas golpistas, etc, o que gera uma insegurança jurídica que intranquiliza parte considerável da população.”Nunca colocou em dúvida, entretanto, a competência dos Ministros, a quem admira como juristas, mas diverge como Ministros.

Em outro artigo, “O poder e as narrativas”, no qual menciona o seu livro “Uma breve teoria do poder” (4ª edição – prefaciada por Michel Temer), afirma: “…infelizmente, há uma escassez monumental de estadistas no mundo e um espantoso excesso de políticos cujo único objetivo é ter o poder e, quando atingem seu objetivo, terminam servindo-se mais do que servindo ao povo, pois servir ao povo é apenas um efeito colateral e não obrigatoriamente necessário.”

Legado de uma vida dedicada à família, ao Direito e à Academia

Em sua vida pessoal, o professor é também admirado. Viúvo de Ruth Vidal Gandra Martins, com quem foi casado por quase sete décadas, é pai de seis filhos e avô dedicado. Seus seis filhos, todos bem-sucedidos, incluem Ives Gandra da Silva Martins Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Angela Vidal Gandra Martins, ex-secretária da Família no governo Bolsonaro e atual secretária municipal de Relações Internacionais (São Paulo), Rogério Vidal Gandra da Silva Martins, advogado tributarista, atual titular do escritório Advocacia Gandra Martins, Regina Vidal  Gandra da Silva Martins Couto, jornalista, Roberto Vidal Gandra da Silva Marti ns autor do livro “Perestroika”, pela Resenha Universitária e “ O Aborto no Direito Comparado” pela CEJUP, e Renato Vidal Gandra da Silva Martins, professor titular de matemática pura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ives Gandra é um torcedor apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. É conselheiro e um dos atuais 14 “cardeais” do Tricolor Paulista. É sócio do clube há 80 anos.

Ativo nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde possui mais de 500 mil seguidores, posta diariamente análises e comentários sobre o momento político e econômico nacional e internacional, além de fotos que revisitam passagens marcantes de sua vida e de sua carreira.

Às segundas-feiras, faz uma exceção em sua rotina no Instagram para declamar sonetos dedicados à sua esposa, Ruth Vidal Gandra Martins, que faleceu em 2021, aos 86 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Todos os 21 livros de poesia que publicou foram dedicados a ela.

A comemoração de seus 90 anos é uma oportunidade de revisitar seu legado e olhar para o futuro com as reflexões de um dos grandes pensadores do Brasil contemporâneo.

Fotos Professor Ives Gandra: Andreia Tarelow

Ives Gandra da Silva Martins – Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs-Paraná e RS, e Catedrático da Universidade do Minho (Po rtugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCI O – SP; ex-Presidente da Academia Paulista de Letras-APL e do Instituto dos Advogados de São Paulo-IASP.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zé Felipe fala de vendas digitais no Giro News

No Giro News, Zé Felipe detalha como a venda digital acelerou o crescimento da Zé Veículos, ampliou a aprovação de crédito e fortaleceu a confiança do cliente.
L

Maria Inês Oliveira e Carlos Henrique falam sobre eleições do CRESS-RO no Comunidade News

Candidatos apresentam propostas da Chapa Raízes do Norte para fortalecer o Serviço Social e valorizar a categoria em Rondônia.
L
Entre Palestras e Fazendas: O STF Precisa de um Código de Conduta Urgente

Entre Palestras e Fazendas: O STF Precisa de um Código de Conduta Urgente

Debate sobre atividades externas de ministros reacende discussão sobre ética, conflitos de interesse e necessidade de regras mais claras para integrantes da Suprema Corte.
L
Ouvidor do MPRO participa de reunião nacional em Campo Grande

Ouvidor do MPRO participa de reunião nacional em Campo Grande

Encontro do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público reuniu representantes de todo o país para discutir ações de fortalecimento do atendimento à população.
L
Brasil sedia conferência da ONU sobre espécies migratórias

Brasil sedia conferência da ONU sobre espécies migratórias

Campo Grande receberá representantes de 132 países para discutir o declínio populacional de animais silvestres e novas estratégias de preservação ambiental.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Servidor público de Porto Velho relata diagnóstico de Mpox e alerta para sintomas da doença

Sáimon Flores, conhecido como Saimon Rio, conta como descobriu a infecção após confundir sintomas com gripe e dengue e reforça a importância de buscar atendimento médico diante de sinais suspeitos.
L

Frequência Criativa : Lucas Naves fala sobre música, educação e cultura

A estreia do Frequência Criativa promete revelar histórias, projetos e experiências que mostram como a música pode transformar vidas, conectar pessoas e fortalecer a identidade cultural da cidade.
L
STF mantém ex-presidente em regime fechado após decisão unânime

STF mantém ex-presidente em regime fechado após decisão unânime

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal negou o pedido de prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, validando a permanência do ex-presidente no Complexo da Papuda.
L
Supremo suspende quebra de sigilos de empresário na CPMI do INSS

Supremo suspende quebra de sigilos de empresário na CPMI do INSS

O ministro Flávio Dino anulou a decisão do colegiado que acessava dados de Fábio Luís Lula da Silva, apontando irregularidades na votação coletiva dos pedidos.
L
Mega-Sena acumula e prêmio principal chega a 50 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio principal chega a 50 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.980 realizado nesta quinta-feira, elevando a estimativa de premiação para o próximo sorteio da Caixa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Daniel Vorcaro é transferido para a Penitenciária de Potim, no interior de SP

Defesa de Daniel Vorcaro solicita ao STF investigação sobre vazamentos

Os advogados do dono do Banco Master afirmam que diálogos íntimos e mensagens com autoridades foram expostos sem que a própria defesa tivesse acesso ao conteúdo.
L
Eyder Brasil promove evento Mulheres Relevantes em Ariquemes

Eyder Brasil promove evento Mulheres Relevantes em Ariquemes

Segunda edição da iniciativa vai homenagear cerca de 50 mulheres do Vale do Jamari por atuação social, comunitária e profissional.
L
Sofia Andrade cobra transparência sobre concurso da Guarda Municipal

Sofia Andrade cobra transparência sobre concurso da Guarda Municipal

Vereadora pede esclarecimentos à prefeitura sobre número de vagas previstas no concurso da Guarda Municipal de Porto Velho.
L
Pedro Fernandes destina R$ 600 mil para ambulância em Monte Negro

Pedro Fernandes destina R$ 600 mil para ambulância em Monte Negro

Emenda parlamentar garante aquisição de unidade de suporte avançado para reforçar atendimentos de urgência e emergência na rede municipal de saúde.
L
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para presídio federal

Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para presídio federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu ao pedido da Polícia Federal que aponta riscos à segurança pública e influência do banqueiro no sistema estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro e moto mobiliza Bombeiros em RO

Acidente entre carro e moto mobiliza Bombeiros em RO

Colisão traseira ocorreu durante manobra de conversão na manhã desta sexta-feira; motociclista foi levado à unidade de saúde com escoriações.
10
Motociclista morre durante transferência hospitalar após queda em RO

Motociclista morre durante transferência hospitalar após queda em RO

Anselmo Aparecido de Oliveira, de 43 anos, não resistiu aos ferimentos de um acidente ocorrido na Rua Jamari e faleceu a caminho de uma unidade de saúde em Cacoal.
18
Ex-moradora de Rondônia desaparece após sair de fazenda e apaga redes sociais

Ex-moradora de Rondônia desaparece após sair de fazenda e apaga redes sociais

Esmeralda Erci Minnike, de 20 anos, foi vista pela última vez na terça-feira ao levar as primas para a escola, deixando a família em estado de choque em Mato Grosso.
16
Câmera de segurança registra assalto em comércio no centro de Porto Velho

Câmera de segurança registra assalto em comércio no centro de Porto Velho

Dois criminosos em uma motocicleta renderam um homem na Rua Almirante Barroso e fugiram levando dinheiro e um aparelho celular na manhã desta sexta-feira.
12
Homem agride funcionário de distribuidora por ciúmes da esposa

Homem agride funcionário de distribuidora por ciúmes da esposa

Câmeras de segurança registraram o momento em que um cliente atacou o trabalhador com socos e chutes após discussão motivada por ciúmes da esposa, no bairro Liberdade.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gol City GIII 2004 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Gol City GIII 2004 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Hatch compacto, resistente e econômico, ideal para quem busca mobilidade diária com baixo custo.
L
Anvisa alerta para risco de lesão hepática por suplementos de cúrcuma

Anvisa alerta para risco de lesão hepática por suplementos de cúrcuma

A agência vincula o perigo ao uso de cápsulas e extratos concentrados com alta tecnologia de absorção, diferenciando-os do uso culinário comum do açafrão.
L
UNIR abre inscrições para Mostra de Encenações em Porto Velho

UNIR abre inscrições para Mostra de Encenações em Porto Velho

Artistas e grupos de Rondônia podem se inscrever até 11 de março para participar da V Mostra do Departamento de Artes, que acontecerá entre 1º e 6 de abril na capital.
L
TRT-14 compra créditos de carbono para compensar emissões

TRT-14 compra créditos de carbono para compensar emissões

Tribunal adquire 354 créditos para neutralizar gases de efeito estufa e reforça ações alinhadas ao plano de descarbonização e às metas ambientais da Agenda 2030.
L
Energia é restabelecida em Cuba após 16 horas de blecaute

Energia é restabelecida em Cuba após 16 horas de blecaute

O governo cubano reativou a rede elétrica nacional nesta quinta-feira, atribuindo a falha ao bloqueio de combustíveis e ao colapso de uma de suas principais usinas termelétricas.
L
Avião presidencial da Bolívia sofre problemas técnicos antes de viagem aos EUA

Avião presidencial da Bolívia sofre problemas técnicos antes de viagem aos EUA

Problema técnico obrigou pouso de emergência em El Alto e presidente seguirá para compromissos internacionais em voo comercial.
L
Comissão da Câmara aprova debate sobre embargos remotos durante a Rondônia Rural Show

Comissão da Câmara aprova debate sobre embargos remotos durante a Rondônia Rural Show

Mesa redonda durante a feira em Ji-Paraná discutirá impactos da fiscalização ambiental por satélite e desafios enfrentados por produtores rurais.
L
Deputados aprovam projeto que altera regras para servidores do Detran-RO

Deputados aprovam projeto que altera regras para servidores do Detran-RO

Mudanças na legislação tratam de auxílio-alimentação e prêmio por merecimento, com objetivo de garantir segurança jurídica e maior flexibilidade na gestão de pessoal.
L
Países asiáticos restringem consumo de petróleo e Índia recebe aval para compra russa

Países asiáticos restringem consumo de petróleo e Índia recebe aval para compra russa

Choque energético provocado por crise no Oriente Médio força medidas de racionamento; EUA liberam petróleo da Rússia para aliviar mercado mundial.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.