SÁBADO, 06/12/2025

Em destaque

Coluna Opinião de primeira – Gayer abre mão de 60 milhões de Reais e diz que emendas parlamentares são o câncer da nossa política

PERGUNTINHA - Na sua opinião, tem algum pingo de verdadeira Justiça, daquele tipo que o País clama, uma mulher que participou do 8 de Janeiro ter sido condenada a até 17 anos de prisão, por ter sujado uma estátua de batom, mesma pena que um condenado por ter estuprado uma criança, enquanto o mesmo STF põe em liberdade 15 líderes do tráfico de Campinas? 

Por Sérgio Pires

Publicado em 

 O deputado federal Gustavo Gayer tomou uma decisão que, sem dúvida, é boa para o país; boa para a luta contra a corrupção; boa pelo ineditismo do exemplo positivo, mas, sem dúvida alguma, será péssimo para ele e para seu futuro como político. Gayer, acreditem os nobres leitores, achou a cura do câncer, segundo suas próprias palavras. Parece exagero, mas não o é. O remédio anunciado oficialmente pelo jovem parlamentar, é simplesmente abrir mão dos 60 milhões de reais a que tem direito em emendas parlamentares, ignorando uma prática brasileira em que os governos, seja quem esteja no poder, podem cooptar parlamentares, liberando até 5 bilhões e 400 milhões de reais, num só dia, para agradar deputados, como o fez dias atrás o presidente Lula. Obviamente que para receberem a benesse, os deputados precisam votar em projetos de interesse de quem está no Poder e que tem o dinheiro para distribuir.

Gayer, numa entrevista a uma emissora de rádio, disse com todas as letras que as emendas são o tumor maligno da corrupção no mundo do Congresso. Abriu a boca (e isso pode lhe custar caro!) ao afirmar que, afora uns 40 ou 50 parlamentares que não se vendem, todos os demais são beneficiados e convivem com a corrupção, “por causa deste câncer da política brasileira; a raiz de todos os males; a raiz da péssima representação dos nossos parlamentares, tudo isso é causado pelas  emendas parlamentares”. Ele afirmou, com todas as letras, que, caso aceitasse receber as emendas, “eu estaria ajudando a perpetuar a miséria no Brasil”. Citou que as emendas permitem a corrupção e mantém o povo sob o tacão dos políticos. “Não fosse isso, não haveria mais hospitais mendigando emendas de deputados federais; não haveria escolas sem carteiras; os policiais não teriam armas de 20 anos atrás”, diagnosticou.

“O deputado só se elege por  causa de emendas. Ele calcula: vou gastar 10 milhões na campanha, mas ao longo de quatro anos vão passar 260 milhões de reais de emendas. Se roubar 10 por cento (acusa) são 24 milhões e ele já está no lucro. Daí, o que ele faz: ele rouba da emenda; compra vereador, compra prefeito, compra presidente de sindicato. Só que o voto tem que custar barato”. Gayer enumerou que o preço do voto depende da região.  A entrevista prossegue com uma dura análise do parlamentar goiano, fazendo uma série de comentários, eivados de ataques ao que representam as emendas parlamentares para alimentar a corrupção no país. “Lá em Brasília – afirmou – tem deputado que tem valor e tem deputado que tem etiqueta de preço. Só uns 40 ou 50 tem valor. O resto tudo tem etiqueta de preço. Dependendo do dinheiro que se põe na mesa, eles votam pela legalização do aborto; legalização das drogas ou o que vier”, continua acusando o parlamentar. A entrevista é bombástica e está nas redes sociais. Pelo link  https://www.youtube.com/watch?v=oIBAwXQzePo  você consegue assistir a todo o vídeo.

NOVELA PALACIANA AINDA TERÁ MUITOS CAPÍTULOS. ATÉ AGORA, NENHUMA DECISÃO OFICIAL FOI ANUNCIADA

Os humores palacianos continuam quentes da porta para dentro, mas algumas labaredas já saíram porta afora. A questão da Casa Civil, onde o governador Marcos Rocha já tinha decidido mudar, mas até agora não o fez, ao menos oficialmente, é o caso mais sintomático. Júnior Gonçalves, há mais de seis anos no cargo, sendo o secretário desta pasta nevrálgica o que mais durou na função, desde o primeiro governo de Rondônia, perdeu muitos dos poderes que tinha, mas continua exercendo seu trabalho, recebendo políticos e autoridades, como sempre o fez. Contudo, há claramente um distanciamento dos Rocha (tanto do Governador como as primeira dama, Luana Rocha, de quem ele sempre foi muito próximo). Um sintoma disso se registrou na posse do novo presidente da Assembleia, no discurso de Marcos Rocha. Ele fez uma longa saudação às autoridades presentes e elogios ao seu vice, Sérgio Gonçalves, mas sequer citou a presença do irmão do vice, o chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves, presente ao ato. Falando claramente, parece que o projeto é esperar que Júnior peça demissão, o que, obviamente, não vai acontecer.

A verdade é que Marcos Rocha ainda não decidiu nada publicamente, porque está numa espécie do que popularmente se chamaria de sinuca de bico. Para se candidatar ao Senado, seu grande projeto para 2026, precisa da parceria do seu vice, Sérgio Gonçalves, que vai governar o Estado por pelo menos seis meses. Sérgio quer ser o nome apoiado pelo grupo palaciano e a estrutura de governo, para ser o sucessor de Marcos Rocha. Sérgio também ficaria numa encruzilhada: ao lado do irmão ou do projeto político, caso haja mesmo um racha no grupo político que comanda o Estado? O suspense continua. Enfim, a novela ainda terá muitos capítulos. Qual será o próximo?

DEPUTADOS SE MOBILIZAM A FAVOR DAS FAMÍLIAS DE JACY PARANÁ QUE CORREM O RISCO DE PERDER TUDO O QUE CONSTRUÍRAM

Depois do deputado federal Thiago Flores, outras vozes se erguem contra a injustiça que está sendo preparada contra os moradores da Reserva Extrativista Jacy Paraná. Projeto de Lei 148/2024, de autoria do deputado Lúcio Mosquini, que tramita na Câmara Federal, pretende proibir a destruição de residências, de equipamentos e de maquinários em áreas onde o produtor estiver, mesmo de forma irregular. Mosquini diz que há grandes injustiças, lembrando que uma pessoa não pode ser considerada como bandida por entrar numa unidade de conservação. Ele pondera que “nós temos uma cultura do produtor rural de desbravar. Foi assim que surgiu Rondônia. As pessoas foram desbravando, desmatando, colonizando. Mas hoje é diferente. Não quero incentivar ninguém a invadir uma área de proteção ou unidade de conservação. Não tem mais ambiente para isso. Agora, não é justo que a família que tenha sua residência lá, seu equipamento e chegue as forças de segurança, colocando fogo em tudo. O projeto que apresentei pretende proibir estes exageros”, afirma o parlamentar. Seu projeto vai ao encontro da situação que vivem, atualmente, os produtores que estão na Resex Jacy Paraná há anos e hoje estão correndo o risco de perder tudo o que construíram durante toda uma vida.

Outro aliado dos produtores de Jacy é o deputado estadual Delegado Lucas Torres. Ele divulgou longo vídeo nas redes sociais, se solidarizando com as famílias daquela área do Estado, afirmando que a Assembleia Legislativa vai trabalhar duro para buscar alternativas, para que tanta gente não seja retirada à força de onde produz e vive. O parlamentar lembrou que está em andamento uma CPI na ALE, em que já foram detectadas irregularidades nos decretos e que não é possível que tantas pessoas sejam prejudicadas, caso alguma coisa tenha feito fora da legalidade. Enquanto isso, o tempo corre contra as mais de mil famílias que vivem naquela área, embora já tenha havido uma pequena vitória. Os produtores já podem, novamente, emitir Guias para a venda do gado.

MENOR DESEMPREGO DO PAÍS E 15 BILHÕES DE REAIS EM EXPORTAÇÕES SÃO DESTAQUES DA ECONOMIA RONDONIENSE

Rondônia fechou 2024 com um saldo positivo de 9 mil novos empregos formais, alcançando um total de 294.400 vínculos empregatícios ativos. Esse crescimento de 3,21% em relação a 2023 mostra a força da economia local, impulsionada por setores como agropecuária, comércio e indústria. Este é apenas um dos dados positivos da economia rondoniense, um Estado campeão do emprego. Neste pacote, destaca-se a parceria do governo Marcos Rocha com a produção. Apenas a instalação de uma fábrica de fertilizantes em Porto Velho, trouxe novos 1.500 empregos diretos. Com uma taxa de desocupação de apenas 2,1 por cento no terceiro trimestre de 2024, Rondônia registrou o menor índice de desemprego do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE. Não foi por acaso que o PIB estadual bateu nos 3 por cento, um por cento a mais do que a média nacional. Mesmo com os problemas que afetam a economia do país, neste momento, as perspectivas de Rondônia ainda são muito positivas para este ano de 2025.

Mas há mais o que comemorar. Outro marco importante foi o crescimento das exportações, que atingiram a marca de 2 bilhões e meio de dólares, algo em torno de 15 bilhões de reais, um novo recorde. Produtos como carne bovina e café (somos o quinto maior exportador do produto no Brasil) ganharam espaço no mercado internacional, alcançando mais de 80 países e consolidando Rondônia como um player importante no comércio exterior. O governador Marcos Rocha comemora os números, destacando que um governo sério, parceiro da produção, pode comemorar números tão positivos. O vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, acrescenta que o modelo de gestão em Rondônia, busca atender a população com mais empregos e melhores oportunidades de vida.

MUDA COMANDO DAS 15 COMISSÕES ESPECIAIS NA ASSEMBLÉIA. MULHERES À FRENTE DE QUATRO DELAS

Mudou a presidência da Assembleia, agora sob Alex Redano e mudaram também as comissões permanentes da Casa. Quinze deputados foram escolhidos para presidir cada uma delas. Uma das mais importantes, a de Constituição e Justiça, terá à frente o deputado Delegado Lucas Torres. Quatro das comissões terão o comando de mulheres: a deputada Ieda Chaves comanda a importante Comissão de Educação e Cultura; Cláudia de Jesus, a de Agropecuária e Política Rural; na Defesa das Crianças, Adolescentes, da Mulher e do Idoso, o comando será da deputada Lebrinha e, ainda, a de Habitação e Assuntos Municipais, o da dra. Thaissa, de Guajará Mirim. Outra importante comissão terá a presidência do deputado Eyder Brasil: a de Segurança Pública. Ismael Crispin, que teve grande performance na legislatura passada, tornando a Comissão que presidia, de Constituição e Justiça, tema nacional, agora cuidará da do Meio Ambiente. Saúde, Previdência e Assistência Social terá o comando do Dr. Luis do Hospital.

Outras Comissões: Finanças, Economia e Orçamento, deputado Ezequiel Neiva; Fiscalização e Controle, Delegado Rodrigo Camargo; Esporte, Turismo e Lazer; Nim Barroso; Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Pedro Fernandes; Transportes e Obras Públicas, Luizinho Goebel; Defesa do Consumidor, Cirone Deiró: Direitos Humanos e Cidadania, Ribeiro do Sinpol.

 CIRONE DEIRÓ, QUARTO DEPUTADO COM MAIOR VOTAÇÃO NO ESTADO: É BOM FICAR DE OLHO PORQUE ELE VAI LONGE!  

Por falar em Assembleia Legislativa, o deputado Cirone Deiró, de Cacoal, tem sido um personagem importante no contexto do parlamento rondoniense. Empresário, ele que vive há mais de 30 anos na cidade que o projetou para a política (começou como vice-prefeito no governo da prefeita Glaicione Rodrigues) Cirone foi eleito com boa votação para um primeiro mandato e a aumentou bastante na segunda eleição, retornando à sua cadeira como o quarto mais votado em 2022, com nada menos do que 22.207 votos. Uma nova liderança que se consolida na região central, Cirone Deiró participou esta semana do programa de maior audiência do rádio rondoniense, o Papo de Redação. Conversando com os Dinossauros Beni Andrade, Everton Leoni e Sérgio Pires, ele falou sobre seus mandatos; sobre a prioridade que tem dado em esforços que beneficiem os pequenos produtores; destacou o potencial econômico do Estado e a parceria da ALE neste contexto de desenvolvimento da nossa economia.

O parlamentar ainda emendas da sua autoria que tem ajudado a famílias de produtores, lembrou que a maioria delas é gente simples, da roça, que ajuda o Estado a crescer com suas mãos calejadas e que também estão tendo melhoria na qualidade de vida de cenenas e centenas de família, Disse que nção hpa dinheiro que pague quando visita alguma área de produção e recebe agradecimentos por seu apoio estar dando oportunidade a muita gente de ter uma vida melhor. Durante o bate-papoo com os Dinos, Cirone Deiró respondeu a perguntas dos ouvintes e acabou sendo alvo de muitos elogios, pela forma como tem conduzido seu mandato. É bom ficar de olhos neste deputado. Ele vai longe na nossa vida pública!

FÚRIA VAI AO GOVERNO OU À CÂMARA E TONY PABLO VAI COMANDAR CACOAL POR MAIS DE DOIS ANOS

Ainda sobre Cacoal: seu prefeito reeleito, Adailton Fúria, passou parte da semana em Porto Velho. Esteve na posse de Alex Redano, como novo presidente da Assembleia; retornou ao parlamento estadual, de onde saiu para ganhar a Prefeitura no primeiro mandato; visitou amigos, como o vereador Thiago Tezzari, que foi seu secretário e espalhou seu conhecido e largo sorriso por onde andou. Questionado sempre se será mesmo candidato ao Governo, em 2026, Fúria confirmou que este é um dos seus projetos, embora ele dependa de muitos obstáculos a serem transpostos. Mas tem deixado claro: caso não concorre à sucessão de Marcos Rocha, vai disputar uma cadeira para a Câmara Federal. Se depender, contudo, do seu partido, o PSD e principalmente do seu presidente, o ex-senador Expedito Junior, o caminho do jovem prefeito será mesmo a batalha pela cadeira mais importante do Palácio Rio Madeira/CPA. Todos os envolvidos concordam, entretanto, que ainda é muito cedo para decisões definitivas sobre 2026.

O que é certo é que Fúria deixará a Prefeitura dentro do tempo exigido pela lei eleitoral para poder entrar na disputa e, pos mais de dois anos, o posto será ocupado pelo vice-prefeito Tony Pablo Chaves, uma cara nova na política regional. Como a cidade é criadora de novas lideranças, é bom a gente começar a saber um pouco mais sobre este baiano de 48 anos, que deve comandar a Prefeitura da sua cidade entre meados de 2026 e até o final de 2028.

 CADEIA PARA QUEM FURTA ENERGIA. SÓ NESTE ANO, HOUVE 13 PRISÕES NA CAPITAL E CIDADES DO INTERIOR

Os malandros que se acham espertos, furtando energia, estão se dando mal. Só neste mês de janeiro, nada menos do que 13 pessoas foram presas em Rondônia. As prisões aconteceram em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Ouro Preto. Pessoas que se acham prekjudicadas e testemu,nhas dos gatos, têm usado os canais de denpuncia para relatar os furtos, não spo porge é gene do bem, mas também porque sabem que, no final das contas, serão elas as prejudicadas, com o aumento das suas tarifas, pagando pelo desvio que os que querem ser espertos causam. Muitas prisões estão sendo realizadas pela polícia. Em janeiro deste ano, três pessoas  foram detidas furtando energia em Ji-Paraná. Uma pessoa foi presa em Ouro Preto do Oeste e uma terceira pessoa foi detida em Ariquemes. Outras oito pessoas foram presas em Porto Velho. Todas essas prisões ocorreram em janeiro deste ano.

O furto de energia elétrica, também conhecido como “gato”,  é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que pode variar de um a quatro anos de reclusão. Além disso, o furto de energia pode provocar  acidentes graves e provoca o aumento da conta de luz.  Outra questão é a perda de arrecadação de ICMS. O estado deixa de arrecadar R$ 160 milhões anuais que poderiam ser investidos na saúde e na educação. A população pode denunciar o furto de energia de forma anônima pelo número da Polícia Militar, 190, ou pelo call center da Energisa, 0800 647 0120.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ações preventivas do Comitê de Enfrentamento às Crises Hídricas garantem abastecimento em Porto Velho

Ações preventivas do Comitê de Enfrentamento às Crises Hídricas garantem abastecimento em Porto Velho

Ações reforçam o monitoramento e ampliam a segurança do abastecimento de água na capital
L
Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Município está entre os 998 do país a alcançar a pontuação máxima do maior programa de transparência do mundo.
L
Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Veículo de dois andares, com 60 poltronas semi-leito e infraestrutura completa, garante mais conforto e dignidade aos jaruenses.
L
BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

O serviço gratuito do Banco Central, o BC Protege+, impediu 6.879 aberturas fraudulentas na primeira semana de operação; mais de 238 mil cidadãos e empresas já ativaram a proteção.
L
Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa em dez anos

Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa em dez anos

Estudo da FGV, em parceria com o MDS, mostra que 60,7% das pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014 deixaram o programa assistencial até 2024; jovens de 15 a 17 anos apresentaram a maior taxa de saída.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Lúcio de Almeida Morais

Durante a entrevista, ele vai destacar estratégias de desenvolvimento, a necessidade de profissionalização contínua e o papel do turismo como motor de crescimento sustentável.
L

Povoado Nerd: Pamela Vercesi Fala Sobre Cura Energética e Espiritual

Ao longo de sua jornada, ela já guiou centenas de mulheres e homens na liberação de traumas profundos, padrões ancestrais e bloqueios ligados ao merecimento.
L
Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi realizado nesta sexta-feira, em Washington, e a Seleção Brasileira terá adversários da África, Europa e Concacaf em sua chave na primeira fase do torneio.
L
62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

O estudo do instituto de pesquisa mapeou que 42 mil dos 68 mil hectares de exploração madeireira no Amazonas não tinham autorização ambiental, um aumento de 9% na área ilegal em comparação com o levantamento anterior.
L
STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, por omissão dolosa na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas as penas não serão executadas de forma imediata.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

A vereadora Helen Cabral, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, denunciou ter sofrido violência política de gênero após ser atacada verbalmente por outro parlamentar durante sessão plenária e exige a responsabilização do agressor.
L
DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

A Defensoria Pública da União concluiu que a consulta livre, prévia e informada não se aplica a povos isolados, alegando que o isolamento por si só já representa uma negativa a qualquer intervenção ou empreendimento.
L
Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável guia o discurso de Lula e a apresentação de propostas estratégicas até 2035.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

Ação ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré, na BR-364.
10
Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Droga foi encontrada durante ação integrada de combate ao tráfico na fronteira.
12
PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacinação contra a gripe tem Dia D em Porto Velho, mas adesão do público prioritário permanece baixa

Vacinação contra a gripe tem Dia D em Porto Velho, mas adesão do público prioritário permanece baixa

A vacinação contra a gripe volta ao foco neste sábado em Porto Velho, quando a Semusa realiza o Dia D para tentar ampliar a cobertura e incentivar a participação do público prioritário.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

ClayRat se aprimora, fica mais difícil de detectar e amplia riscos de roubo de dados e invasão total de dispositivos Android.
L
EUA reafirmam Doutrina Monroe para garantir proeminência na América Latina

EUA reafirmam Doutrina Monroe para garantir proeminência na América Latina

O governo dos Estados Unidos publicou a Estratégia Nacional de Segurança, que formaliza a retomada da Doutrina Monroe sobre o Hemisfério Ocidental, sendo um claro recado à China sobre sua crescente influência regional.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
Rondônia reduz em 9% as mortes por aids e acompanha queda histórica no país

Rondônia reduz em 9% as mortes por aids e acompanha queda histórica no país

Avanço reforça impacto da ampliação da testagem, prevenção combinada e novos tratamentos oferecidos pelo SUS.
L
Nunes Marques determina volta de Wanderley Barbosa ao cargo

Nunes Marques determina volta de Wanderley Barbosa ao cargo

Ministro do STF considerou a medida cautelar excessiva e restabeleceu o Governador Wanderley Barbosa na função após afastamento por desvio de verbas.
L
Bolsa Família: 70% dos adolescentes deixam o programa em dez anos, aponta estudo do MDS e FGV

Bolsa Família: 70% dos adolescentes deixam o programa em dez anos, aponta estudo do MDS e FGV

Análise revela avanço educacional, maior inserção no mercado formal e melhoria das condições de vida entre jovens que cresceram em famílias beneficiárias.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.